Scroll to top

O som e o silêncio na Índia, pelos olhos de Anna Muylaert


terramundi - 24 de abril de 2020 - 0 comments

Texto com trechos do relato da viajante Anna Muylaert. Assista o relato completo ao final da página.

 

“Meu Deus, eu estou indo para a Índia. Ficar 17 dias com um grupo de mulheres em um circuito turístico, quando na verdade eu estou atrás de encontrar um minuto de silêncio dentro de mim. Será que lá é o melhor lugar?” Em sua terceira vez na Ásia, a viajante Terramundi Anna Muylaert embarcou no Grupo Especial Índia Mística, acompanhada por nossa parceira Cristiane Cury.

A jornada se iniciou em Delhi e partiu para Agra, Bodhgaya, Varanasi, Amritsar e Rishikesh, cidades sagradas do país por serem berços das religiões indianas. Em uma experiência intensa, o grupo pode visitar lugares em que a espiritualidade se manifesta de forma ainda mais evidente.

“Eu acho que a questão na Índia é que é tudo tão diferente, tudo tão intenso que você realmente não tem tempo de acessar suas velhas memórias doloridas, suas velhas mágoas, sua biografia problemática. E você começa a ficar mais ligado no que tá acontecendo na sua frente”. Para ela, em uma jornada pelo país, uma informação surge atrás da outra e “você fica no suspenso, vai diminuindo o eu.  

A viajante se interessou por uma viagem para a Índia pela sabedoria e cuidado com que tratam a mente e interior humano, especialmente na filosofia que estuda – Advaita Vedanta, que reforça a diminuição do ego e dos desejos para alcançar alegria e paz. Para ela, estar na Índia foi, então, “um momento de colocar todo esse conhecimento, essa prática em prova”.

“É claro que a meditação acontece em qualquer lugar porque ela acontece dentro de você e não vai ser na Índia que vai ser melhor ou pior. Mas um guia falou: a meditação na Índia é mais forte porque sempre que você começa a meditar tem muita gente em volta que tá meditando também, então há essa conexão” relata Anna.

índia mística

Enquanto Delhi é um cenário agitado, a visita à Varanasi se mostrou intensa de outra forma. “A gente chegou cedo para participar dessa cerimônia matinal, que é uma cerimônia de purificação hindu. A gente pegou esse barco [no rio Ganges], a Cris contratou músicos e então foram momentos de introspecção. A beleza do céu, do sol, tudo isso cria um ambiente interno muito positivo” acredita. 

No final da viagem em grupo, uma visita ao pequeno vilarejo conhecido como capital mundial da yoga e da meditação advaita vedanta. “Rishikesh tem uma paz aqui nesse rio, tem uma paz nessas pedras brancas. Cair no Ganges gelado foi muito bom, fazer massagem, fazer yoga, estar aqui meditando de frente pro Ganges”, relata a viajante.

“Foi uma viagem extremamente pacífica para mim, onde eu acho que eu deixei um rastro de harmonia comigo mesma. Vou voltar pro Brasil, mas sim, acho que consegui um pouco de silêncio aqui, sim. Espero continuar mantendo esse silêncio dentro de mim, nutrindo pra que ele seja cada vez maior” finaliza a viajante.

Roteiro Índia Mística

Cristiane Cury sempre teve uma grande paixão: entregar-se a oportunidades que fogem do que lhe é comum e conhecer outras culturas. Viveu na Índia por 3 anos e, desde então, tem se dedicado a acompanhar viagens que ela mesma desenhou, oferecendo aos participantes uma jornada de conexão do corpo, da mente e da alma. 

É ela quem acompanha o grupo Índia Mística, uma jornada intensa pelos lugares mais sagrados do país, ideal para aqueles que, como Anna, são apaixonados pela história e espiritualidade da Índia e desejam ter contato com a autenticidade das crenças locais. Entre em contato e saiba mais.

Posts Relacionados