Scroll to top

Serengeti safari: o que esperar dessa experiência


terramundi - 12 de março de 2021 - 0 comments

Planície infinita. O termo Serengeti é uma expressão do idioma Maasai e traduz em uma palavra o que é o ecossistema. Localizado no norte da Tanzânia e no sudoeste do Quênia, a região contempla uma área enorme, com mais de 1.5 milhão de hectares de savana em que transitam elefantes, rinocerontes, hipopótamos, búfalos, zebras, antílopes, leões, leopardos, guepardos, hienas e macacos, além de aves de rapina de várias espécies. São, no total, mais de 35 espécies de mamíferos e 500 de pássaros no Serengeti safari.

Por este motivo, é considerado uma das paisagens mais incríveis do mundo todo, tanto em termos de grandeza quanto sobre a biodiversidade presente ali. E mais incrível ainda é poder conhecer o Serengeti e observar toda essa fauna circular livremente sobre suas terras. Para isso, é preciso conhecer um pouco sobre os ciclos dos animais em uma relação espaço-tempo: basicamente escolher bem onde você fará base e em qual época do ano irá fazer a viagem. Com isso adequado no planejamento da jornada, sua experiência será definitivamente inesquecível.

O que saber sobre a região

 

Elefantes no Serengeti safari.

 

Em geral, a maioria dos viajantes optam por conhecer o Serengeti em sua primeira visita à Tanzânia. A razão é simples: o Serengeti tem uma concentração tão alta de animais que é referência para a avaliação de outros parques em relação à observação da vida selvagem. Além disso, sua localização ao norte torna fácil combiná-lo com outros locais icônicos na Tanzânia, como Ngorongoro e Kilimanjaro.

Quando um viajante chega ao Serengeti, já começa a se surpreender: no caminho para a acomodação já é possível avistar leões e elefantes. O seu guia será um companheiro durante toda a viagem, pois será ele que te apresentará à vida no mato e aos macetes da experiência de contato com a fauna local.

Você pode optar por um safári relaxante a pé – que comumente se realiza uma ou duas vezes por dia, um pela manhã e outro à tarde, ou um safári o dia todo com almoço no mato. As caminhadas são alternativas mais imersivas para conhecer o ambiente – junto ao guia, você pode examinar rastros dos animais. A topografia natural de leitos de rios secos e pedras enormes permite observar os animais sem ser visto por eles. No entanto, sua distância até os animais é limitada para garantir segurança.

Há também a opção de fazer o safári em um automóvel 4×4, que é bastante popular por permitir que os viajantes cheguem muito perto dos animais. É uma boa escolha para aqueles viajantes que têm alguma dificuldade de locomoção.

É quase impossível se acostumar com o espetáculo de ter em sua frente animais tão livres, mas essa será uma constante mesmo que fora das atividades do safári. Nas acomodações – acampamentos de luxo imersos no meio da savana – girafas podem ser vistas vagando perto da área da piscina, enquanto leões e leopardos geralmente podem ser vistos fazendo sombra sob as acácias.

Serengeti safari: a Grande Migração

 

Gnus em savana africana são parte da grande migração anual que acontece no Serengeti safari.

 

O mundo está cheio de maravilhas naturais. Nenhuma, entretanto, pode ser tão impressionante quanto a migração em massa de 1,5 milhão de gnus e zebras pela savana africana, preenchendo as planícies até onde os olhos humanos alcançam. É o mundo natural em sua forma mais bela. Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO, a Grande Migração é um fenômeno – e o Serengeti é palco dessa incrível apresentação. 

O ciclo começa entre dezembro e março, quando os gnus dão a luz a inúmeros filhotes. Por volta de meio, época em que as chuvas cessam, os rebanhos se dirigem para o norte em busca de pastagens mais verdes.

De junho a outubro os gnus se movimentam em direção ao norte do Serengeti, rumo ao Quênia, em busca de alimento, água e um local tranquilo para se reproduzirem. Junto a eles seguem zebras, gazelas e outros animais – até mesmo predadores destes mamíferos, que também vão atrás de seus alimentos. 

Em outubro e no início de novembro, os rebanhos chegaram ao fim da linha. Embora seja difícil prever exatamente onde os animais estarão, em geral, eles costumam alcançar o sul do Quênia, na reserva Masai Mara. Em novembro, eles regressam para a Tanzânia, no lado oriental do Serengeti.

 

Combine o Serengeti safari com outros destinos na Tanzânia

 

Praia na ilha de Zanzibar, na Tanzânia, com areia clara, mar azul e dois coqueiros inclinados. Há duas moças com trajes muçulmanos caminhando na areia. Boa combinação de destino com Serengeti safari.

 

A natureza dá show em toda a África, mas só a Tanzânia tem o privilégio de ser o lar de três das experiências mais intensas de contato com o ambiente natural que o continente pode oferecer. Além do Serengeti safari, fica nas terras tanzanianas também o imponente Monte Kilimanjaro, maior montanha africana e a cratera vulcânica do Ngorongoro, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, local habitado por milhares de animais fantásticos. Para completar a trinca imbatível, o litoral do Índico envolve a charmosa ilha de Zanzibar, éden onde as raízes negras estão em miscigenação com a religião muçulmana e a rica cultura árabe. Conheça as opções de viagem para a Tanzânia aqui.

Posts Relacionados