Scroll to top

Contação de histórias, narrativas que preenchem identidades


terramundi - 8 de junho de 2020 - 0 comments

Não há momento certo para se contar uma história. Elas geralmente se iniciam de uma memória repentina, se traduzem em palavras carregadas de sentimentos e irrompem pelo ambiente no mais propício espaço da conversa para aquela narrativa. É o milésimo de segundo certo, a palavra correta, a mensagem que se encaixa. A contação de histórias não pede licença e nem precisa solicitar silêncio aos ouvintes: ela envolve cada um e os leva a um mundo alimentado pela imaginação. E o mais bonito de tudo: essas narrativas orais revelam o mundo.

Tradições orais: a contação de histórias como legado

A oralidade é um bem e um registro histórico que perpassa gerações de uma forma extremamente afetiva. É, em grande parte, a responsável pela perpetuação de culturas diversas. 

Por meio da linguagem do local, as histórias tornam-se um ser social, histórico e cultural. E, assim, mediam relações sociais e educam os ouvintes de uma maneira mais efetiva que muitas outras formas de registro. 

Contação de histórias em família.

 

É por este motivo que a contação de histórias é essencial no fortalecimento de culturas. Ainda que as narrativas dos grandes impérios dominem o conhecimento mundial – como Roma, por exemplo  -, é por contos, folclores e tradições verbais que pequenas comunidades se reconhecem e encontram uma forma de compreender sua existência e a do mundo. 

Este hábito está em todo lugar e o reconhecemos fortemente em nossos ancestrais de tribos africanas. Na América Latina, ainda que em suas diversas manifestações, este costume também é cultivado cultivado. E, quando trazemos a tradição para o Brasil, podemos observar suas mais variadas narrativas, de norte a sul, leste a oeste do país.

Palavras do coração

Pode ser em uma tarde de verão, tomando um sorvete e caminhando pelas ruas. Ou num dia de inverno, com a barriga esquentando no fogão enquanto são preparados pratos quentinhos. A contação de história se torna um ritual, em que os mais velhos recebem toda a atenção necessária no momento para narrar maneira entusiasmada as mais belas narrativas.

A lembrança puxa a história para o presente da maneira que ficou guardada no coração. As palavras se soltam no ar. O que entra pelo ouvido de quem escuta conforta. A história auxilia o desenvolvimento de uma criança e o amadurecimento de ideias. Ajuda a compreensão de emoções e, portanto, guia ao encontro da melhor forma de lidar com elas. 

Posts Relacionados