Scroll to top

De mim, para os meus: tradições familiares pelo mundo


terramundi - 19 de maio de 2020 - 0 comments

Os laços de família são reconhecidos em qualquer lugar do mundo, ainda que as formações de família sejam reconhecidas de diferentes formas. Em algumas culturas, tradições familiares específicas são passadas de geração em geração dentro de casa, a fim de cultivar e fortalecer estes laços.

Selecionamos algumas tradições familiares que podem inspiram a vida em seu lar.

Compartilhe sua cultura por pequenas histórias – Povos Amazônicos

Tradições em família na Amazônia.

 

Nas comunidades indígenas da região da Amazônia, a contação de histórias não tem momento certo para acontecer. Desde quando pequenas, as crianças ouvem narrativas folclóricas sobre as criaturas místicas conhecidas na região da floresta. Por lá, estas histórias são utilizadas como justificativa de acontecimentos que eles não conseguem explicar. Mas, na vida das crianças, são narrativas que os conectam diretamente com suas raízes e os mantém ligados à sua cultura.

O fazer em coletivo – Famílias pantaneiras

Tradições em família no Pantanal.

 

O viver ao estilo pantaneiro significou, durante muito tempo, redimensionar o espaço do cotidiano e adaptar-se ao ambiente natural. E, dessa relação pela qual surgiram as tradições pantaneiras, a coletividade é marcante. As atividades de subsistência, as comemorações, o lazer – tudo é feito no coletivo. Essa união e presença familiar mostra muito do significado de família para essas comunidades.

Dance – Colômbia

Tradições em família na Colômbia.

 

A Colômbia é um país fascinante que combina as tradições de suas raízes europeias, africanas e indígenas, reforçando constantemente seus costumes para manter sua cultura única. Entre eles, a dança é uma das formas mais conhecidas para expressar as emoções – e eles o fazem em qualquer ambiente. Em pequenas reuniões de família para um almoço até os momentos mais comemorativos, como uma vitória da equipe nacional de futebol. É por meio da dança que eles se unem, celebram e liberam sentimentos.

Honre seus ancestrais – Japão

 

Os lares japoneses possuem um pequeno altar da família, chamado de butsudan. Ele é montado como sinal de respeito pelos idosos que faleceram e se torna uma tradição familiar fazer oferendas a eles, com flores e alimentos. Para montar este altar, basta escolher um canto tranquilo e silencioso da casa para dispor algumas fotos e pertences.

Posts Relacionados