Scroll to top

Vida em família: a importância da presença


terramundi - 18 de maio de 2020 - 0 comments

Juntos o dia todo? Em uma casa? Como as crianças reagiriam? Este pode ter sido o pensamento de muitos pais durante o início da quarentena. Estar em casa agora é uma necessidade e isso torna a convivência ainda mais intensa. A vida em família pede atenção, cuidado e diversão neste momento.

A importância da presença dos pais no cotidiano dos filhos 

Estar presente é cuidar. O contato próximo e diário com os pais atua de uma maneira educativa em diversas áreas da vida da criança – desde comportamento e habilidades até questões de autoconfiança.

São os pais que legitimam ou censuram conhecimentos e valores desenvolvidos pelas crianças durante seu crescimento. 

Uma relação próxima entre pais e filhos gera sentimentos de segurança e amor à criança, fatores muito importantes para sua saúde mental. É essa um dos aspectos que faz com que os filhos ganhem confiança e construam sua autoestima

O presença também é importante na educação das crianças, uma vez que é por meio do comportamento dos pais que os filhos criam bases de exemplos. Além disso, o contato físico é de extrema importância para demonstração de afeto.

Um vínculo forte entre pais e filhos é capaz de construir habilidades de comunicação na criança. O contato cotidiano com os pais é essencial para estabelecer capacidade de socialização e também o senso crítico. Coisas pequenas, como o vocabulário que utiliza e uso da gramática criam uma base comunicativa aos filhos.

 

Criança cozinhando com o pai. Vida em família.

Vida em família na quarentena

Durante este período em casa, a relação com as crianças pode evoluir bastante. Eles estão menos ocupados, têm mais controle sobre o tempo, estão dormindo melhor, vendo mais os pais, brincando mais sozinhos ou com irmãos – e se sentindo melhor por isso.

Posts Relacionados