Scroll to top

 

1. Winelands da Cidade do Cabo

Poucos sabem, mas a África do Sul é um país que produz vinhos muito bons – e as vinícolas ficam, em grande parte, nos arredores da Cidade do Cabo. Além dos vinhos excepcionais, essas regiões também são berço de construções e culturas de inspirações europeias. As propriedades elegantes e charmosas, muitas vezes com influências holandesas, francesas e alemãs, proporcionam aos visitantes uma imersão em uma atmosfera única.

Há três regiões principais: Franschhoek, Stellenbosch e Paarl. Por lá, a Terramundi conhece e indica vinícolas preciosas, que oferecem experiências únicas – como o Reyneke Wine e Babylonstoren. Por lá, você desfruta de dias regados ao excelentes vinhos, alta gastronomia e passeios de bike em meio aos vinhedos.

 

2. Safari há poucos minutos

Localizada a apenas 45 minutos da Cidade do Cabo, Kalahari é a maior reserva privada da África do Sul, famosa por sua diversidade animal e paisagens de tirar o fôlego. A reserva abriga mais de 85 espécies de animais selvagens, incluindo espécies peculiares como o Aardwark e o Pangolin. É a oportunidade perfeita para fazer um bom safári sem ter que se deslocar muito da sua base, a capital sul africana.

Além disso, é em Kalahari que está o projeto de conservação do Tswalu, o primeiro e mais ambicioso do país. Esse projeto exemplar visa proteger e preservar a rica biodiversidade da região, contribuindo para a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental.

3. Cidade histórica

O bairro Bo-Kaap, localizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, possui uma história rica e fascinante que remonta ao período da colonização do Cabo pelos holandeses no século XVII.

Durante a era colonial, o bairro era originalmente conhecido como o “Cabo Malaio” e tornou-se uma área residencial para escravos trazidos de diferentes regiões da África, Índia, Indonésia e Oriente Médio, que foram levados pelos colonizadores para trabalhar nas plantações, nas casas das famílias ricas e nas áreas portuárias.

Com o tempo, o Bo-Kaap tornou-se um centro de cultura e tradição para os descendentes desses escravos, formando uma comunidade malaia com suas próprias práticas culturais e religiosas. A língua afrikaans e o islamismo se tornaram aspectos centrais da identidade dessa comunidade.

Uma característica marcante do bairro é a arquitetura colorida das casas. As casas foram pintadas em cores vivas e vibrantes pelas famílias malaiais após o fim do apartheid, como forma de celebrar sua liberdade e expressar sua identidade cultural. As cores distintas das casas são um símbolo da diversidade cultural e étnica do Bo-Kaap.

Hoje em dia, o Bo-Kaap é um destino turístico popular, conhecido por suas ruas estreitas e íngremes, casas coloridas e atmosfera vibrante. Os visitantes podem explorar a rica história do bairro em museus e passeios pelas ruas, aprender sobre as tradições culturais e culinárias malaiais, além de desfrutar de vistas panorâmicas da cidade a partir do alto das colinas do bairro.

 

4. Arte e Cultura Contemporânea

A Cidade do Cabo é rica em história e cultura, mas também é um polo de inovação e criatividade. Embora os  tours convencionais – a casa de Nelson Mandela, o Museu do Aparthaid, a Constitution Hill – fiquem em Johannesburg, as artes também ocupam um lugar especial na vida da capital sul africana, que abriga uma ampla variedade de museus, teatros, festivais e eventos musicais. 

O destaque da Terramundi vai para a galeria de arte Art@Africa, Gallery MOMO e Abe Operman Gallery.

 

5. Gastronomia à altura das paisagens

A gastronomia sul-africana é uma fusão de influências culturais, marcada pela chegada de povos de diferentes origens, como os holandeses, britânicos, malaios, indianos e indígenas. Comer lá, além de barato, é uma delícia! Os sabores são bem combinados e os pratos remetem ao aconchego de uma culinária caseira, mesmo nos restaurantes mais refinados.

Um dos destaques da culinária sul-africana é a carne grelhada, especialmente o famoso braai, que é o churrasco típico do país. Os sul-africanos são conhecidos por sua paixão por grelhar carnes, incluindo carnes exóticas, como avestruz, kudu, impala e springbok, que são comuns em suas refeições. 

Não deixe de provar também o potjiekos, o pão vetkoek e o bunny chow. Neste post, escrito durante a experiência do Terramundi Creators, você encontra nossas dicas de restaurantes.

 

6. Conexões autênticas e responsáveis

A Terramundi preza pela conservação ambiental e pelo desenvolvimento dos locais que estimulamos viagens – e isso não é diferente na Cidade do Cabo. Por isso, construiu uma rede de parceiros sul africanos nos quais confiamos, que compartilham dos nossos valores e que oferecem todo o suporte necessário aos nossos viajantes. 

Também preza pelo conhecimento in loco, que permite descobrir lugares fora da rota comum, de alto nível e que agregam às viagens. Por isso, as indicações de vinícolas, restaurantes, safáris e hotéis são confiáveis: a Terramundi conhece pessoalmente todos os locais e atesta a qualidade e compromisso deles.

A África do Sul foi, inclusive, o primeiro destino do projeto Terramundi Creators, em que personalidades brasileiras de diferentes áreas de criação fizeram uma viagem ao país e compartilharam suas experiências com a Terramundi, passando todas as dicas do lado B do destino para se inspirar. Para saber mais sobre o projeto e conferir os conteúdos produzidos, clique aqui.

 

7. Vôo direto de São Paulo à Cidade do Cabo

A South African Airways (SAA) anunciou a retomada de voos intercontinentais, incluindo a rota entre São Paulo e a Cidade do Cabo, além de Joanesburgo, o que permite conexões diretas e reduz o tempo de viagem. A partir de outubro de 2023, haverá voos quatro vezes por semana, duas partindo da Cidade do Cabo (terças e sábados) e duas de Joanesburgo (segundas e quintas). 

As vendas começaram em 29 de junho de 2023, com o primeiro voo saindo da Cidade do Cabo em 31 de outubro e partindo de São Paulo em 6 de novembro de 2023.

8. Aventuras para todas as idades

A variedade de cenários que preenchem a paisagem da Cidade do Cabo também se traduz na diversidade de público que a cidade acolhe. Um dia pode contemplar aventuras, cultura, natureza e boa mesa com facilidade. Para os mais aventureiros, há atividades à beira-mar, como Stand Up Paddle nos canais do V&A Waterfront ou as pedaladas pelo Sea Point Promenade. 

Nas praias, também é possível realizar os surfaris, que são passeios de surf com guias especializados. A Table Mountain é uma atração à parte: pode ser conhecida pelo Cable Car, para apreciar vistas panorâmicas da cidade e da natureza circundante, ou em 4×4 scooters. O almoço ou jantar também pode ser uma experiência especial. No Cafe Paradiso ou no Kloof Nek, as crianças podem se divertir preparando suas próprias pizzas ou pães, por exemplo.

Já para aqueles que preferem caminhadas por ruelas tranquilas, uma parada no Watershed Market oferece a chance de conhecer produtos locais e artesanato. E ainda há toda uma gama de passeios pelos arredores da capital, visitando as vinícolas, seguindo a rota Jardim ou passeando de mountain bike. 

Independentemente da idade, a Cidade do Cabo tem aventuras para todos, proporcionando momentos inesquecíveis e a oportunidade de se conectar com a natureza, experimentar emoções empolgantes e criar memórias duradouras. Por isso, as viagens em família encontram ali um ótimo destino. 

9. Vida Noturna

A vida noturna da Cidade do Cabo é animada e diversificada porque reflete a alegria e a cultura vibrante do país. Seja para desfrutar de uma bebida em um bar aconchegante, dançar em uma animada balada ou apreciar produções teatrais de alta qualidade, a cidade tem tudo a oferecer aos seus visitantes, tornando cada noite uma experiência única e memorável.

Os bares e pubs espalhados pela cidade são locais populares para os moradores locais e turistas se reunirem e desfrutarem de um ambiente descontraído. Desde bares sofisticados com coquetéis artesanais, como o Fable, até pubs tradicionais com cervejas locais, como o The House of Machines – há sempre um lugar perfeito para apreciar uma bebida refrescante e socializar com novos amigos.

Para quem busca uma experiência mais cultural, há o Galileo Open Air Cinema, para ver um filme ao ar livre. Também há opções variadas de casas de jazz intimistas, como The Piano Bar, até clubes com DJs, como o Yours Truly.

10. Clima agradável

A Cidade do Cabo possui um clima mediterrâneo, caracterizado por verões quentes e secos e invernos suaves e úmidos. Dessa forma, a cidade desfruta de um clima agradável durante a maior parte do ano, o que aumenta a possibilidade de escolha de datas para viagem e também permite aproveitar diversas atividades – assim como a cidade oferece.

Em geral, o verão (dezembro a fevereiro) é a alta temporada turística, o que faz com que as atrações estejam cheias. Já o outono (março a maio) e a primavera (setembro a novembro), que são meias estações, oferecem temperaturas agradáveis e poucas chuvas, ideal para aproveitar das praias às vinícolas, da Table Mountain as noites agitadas da capital sul africana.

 

Viaje para a África do Sul com a Terramundi

Agora é a sua vez. Entre em contato com a Terramundi e planeje sua viagem personalizada para a Cidade do Cabo.

Posts Relacionados