Scroll to top

Grécia x Riviera Turca 1 Qual é a Sua Praia?


terramundi - 13 de maio de 2019 - 0 comments

Feche os olhos e imagine casinhas brancas com sacadas floridas, rodeadas por uma praia mais bonita do que a outra, com areia branca e mar absurdamente azul. Estamos falando somente das praias da Grécia? Não necessariamente. O tom inigualável do Mar Egeu banha a costa da Grécia e também da Turquia, tornando-as quase gêmeas. Se não fosse o fato de o destino grego ser mais famoso e a Riviera Turca mais tranquila.

É claro que há agito e calmaria nos dois países, bem como características que os tornam igualmente hipnotizantes e diferentemente atraentes. Em busca da “praia ideal”? Delicie-se com esse embate!

 

Praias da Grécia x Riviera Turca — Qual é a Sua Praia?

O trio de famosas praias da Grécia

Na Grécia, a região das ilhas Cíclades é a morada das badaladas Mykonos e Santorini, com seus célebres casebres brancos e sofisticação à beira-mar. Abaixo delas fica Creta — outra ilha famosa e tão bacana quanto, o que a faz presente em boa parte dos roteiros na Grécia!

1. Mykonos

Se você já viu fotos da Grécia, provavelmente foi de Mykonos! Conhecida pelas ruas estreitas de casas brancas com portas azuis e pelo mar também azul, ela parece ter saído de um filme de tão charmosa. Duas imagens postais da ilha: seus cataventos e sua igreja Agios Efstathios, uma das mais fotografadas do mundo.

2. Santorini

Se você não viu foto de Mykonos, provavelmente viu de Santorini, ilha igualmente pintada de branco e turquesa e que está na rota de muitos navios de cruzeiro, um dos motivos que a torna disputada, principalmente em Oia, o vilarejo mais bonito onde estão as igrejinhas de cúpulas azuis e restaurantes com vistas espetaculares. Duzentos e cinquenta degraus levam aonde poucos chegam; a baía de Amoudi, absurdamente cristalina e com tavernas que servem peixe fresco. Vale dizer que, apesar de Santorini não ser a melhor opção no quesito “pé na areia”, tem uma praia bem interessante, a Red Beach, de areias avermelhadas.

3. Creta

Tão conhecida quanto Santorini e Mykonos, Creta se destaca por ser a única ilha grega capaz de sobreviver sem o turismo: é forte em agricultura, pecuária, indústria alimentícia e comércio. Mas, para o nosso deleite, a ilha com a sexta maior população da Grécia é uma potência também em praias: são mais de 350. Algumas com areia dourada, outras cor de rosa, algumas badaladas, outras isoladas, muitas repletas de famílias, outras calmas e uma ou outra até de nudismo. Lá você poderá ver desfiladeiros impressionantes, a beleza dos mares da Líbia, Mirtoico e Cárpatos, sítios arqueológicos e centros históricos.

E aí, gostou? O que acha de conhecê-las pessoalmente?

 

Praias da Grécia x Riviera Turca — Qual é a Sua Praia?

O trio poético da Turquia

Na Turquia, o efeito hipnótico fica a cargo das praias idílicas das baías de Bodrum, Marmaris e Fethiye, cujos vilarejos de pescadores emocionam a todos que percorrem o roteiro de carro ou de guletas, tradicionais e poéticas embarcações de madeira. É a bordo delas que o viajante experimenta toda a paz do roteiro turco: o passeio preserva a comodidade com seis a oito cabines apenas, explorando percursos tão azuis quanto tranquilos pelas águas particularmente mais lindas nos alaranjados finais de tarde tipicamente turcos.

1. Baía de Bodrum

Bodrum é cidade portuária e o centro turco da arte, do luxo, da alta sociedade de Istambul e de noites animadas no entorno do porto – onde estão os melhores restaurantes.

Debruçada sobre o Mar Egeu, sua Baía é um dos principais destinos turísticos do país, cujas boas-vindas ficam a cargo de um imponente castelo medieval e a orla é repleta de bares e cafés.

A Baía Kumbahçe é a região mais badalada de Bodrum, a Cumhuriyet Caddesi a rua mais famosa pela animação noturna e todas as ruelas próximas da praia exclusivas para pedestres e deliciosas de se explorar.

2. Marmaris

Bodrum e Marmaris são muito diferentes: o um charme típico das ilhas gregas fica para Bodrum enquanto Marmaris oferece todo o tipo de badalação e, diga-se de passagem, a noite mais badalada do país. Um dos destinos preferidos dos turcos, no sudoeste da Riviera Turca em uma interseção de montanhas à beira mar, é uma das cidades costeiras mais magnetizantes, reservando-se o direito de sua praia “urbana” não ser tão atraente como as mais isoladas.

Atatürk Cd é a principal avenida da praia, a gastronomia louva a cozinha mediterrânea e a marina leva você a passeios de barco por toda a região, o que chamam de viagens azuis. Você também pode fazer passeios off road, ainda que o mar o convide para velejar e mergulhar. O mar é mesmo o protagonista e os melhores restaurantes ficam em um calçadão com vista para ele! Perto dali fica Barbaros Cd e arredores, com incríveis casas noturnas que pulsam a noite toda todos os dias. Esse é o considerado paraíso do Mediterrâneo, e o sentido do “paraíso” é você quem dá…

3. Fethiye

Fica a cerca de 240 quilômetros de Bodrum e sua cidade propriamente dita foi construída ao redor dos vestígios de uma fortaleza. Cercada por ruínas, é tão rica em história e arqueologia quanto em praias exuberantes – as mais belas da Turquia! A de Oludeniz é super procurada e, apesar de não indicada para o sossego no verão, fica em uma área de preservação e é paradisíaca: conhecida como “Lagoa Azul”, ela nem parece real!

Quer algo menos tocado pelo homem? Vá até o “Vale das Borboletas“, pequena praia acessível somente pelo mar e que se encaixa de forma esplêndida entre dois incríveis penhascos elevados, ficando no meio de um vale verde em forma de “V”.

É como se a natureza empurrasse você carinhosamente até o oceano… Entre seus espetaculares atrativos há cerca de cem espécies de borboletas, a queda d’água em um cânion de 350 metros de altura e trilhas e escaladas que levam até a aldeia Faralya no topo do penhasco, com paisagens de tirar o fôlego!

 

Praias da Grécia x Riviera Turca — Qual é a Sua Praia?Praias da Grécia x Riviera Turca — Qual é a Sua Praia?

Scenic Mandrakia village (traditional Greek village by the sea) with sirmate – traditional fishermen’s houses, Milos island, Cyclades, Greece.

Tem mais, claro!

Outros nomes conhecidos do litoral grego: Milos, Kythira e Delos, que conservam melhor o estilo de praias quase desertas. Milos é mais conhecida e, portanto, mais procurada, especialmente no verão europeu. Quer ir aonde muitos desejam? Vá até as ilhas do Mar Jônico, como a ilha de Zakynthos onde está Navagio, uma das praias mais bonitas do planeta e onde a carcaça do navio de mesmo nome decora a orla.

A ilha vizinha, Kefalonia, é convidativa para viajar de carro explorando cada ponto da beira-mar dos sonhos. Uma vez lá, não dá para perder a Myrtos Bay, sem dúvida uma das praias mais lindas da ilha e considerada uma das mais belas da Europa!

Praias da Grécia x Riviera Turca — Qual é a Sua Praia?

Izmir, Turkey – May 09, 2017: ‘Pasaport Port’ is one of the sea stops in Alsancak. Ferries moving from here to Karsiyaka. Pasaport name came from old embassy buildings in this area in 1900’s… One of the busiest of them. People are sitting in the cafes and some sea police boats are at the jetty.

Uni duni tê!

Izmir, a terceira maior cidade da Turquia, é moderna e ao mesmo tempo um exemplar do clima litorâneo turco, com águas calmas excelentes para crianças. Tudo é mais belo com a ajuda do Asansör, um elevador que proporciona uma das mais incríveis vistas do topo do morro Halil Rifat Para!

Entre junho e julho, as areias ganham a presença de diferenciados viajantes: tartarugas que chegam para desovar e encantar. A intocada Iztuzu, no sudoeste do país, é outro “paraíso” para os homens e esses animais. Conhecida como “Turtle Beach”,  a praia é o mais importante local de reprodução de tartarugas cabeçudas no Mediterrâneo e, para os humanos, há quem diga que seja a melhor escolha de todas as praias do país!

A praia de Kaputas é também quase deserta, embora famosa pelas águas transparentes que atraem surfistas de todo o canto. Adicione areia branquinha e entenderá porque vale a pena a caminhada no desfiladeiro para chegar até lá!

Outra bela e tranquila praia turca é Kabak, cercada por uma impactante floresta de pinheiros e uma das melhores escolhas no quesito “pureza natural”. À beira do Vale de Kabak, onde o Mediterrâneo se encontra com o Mar Egeu, tem uma faixa de areia que desemboca em um mar azul tiffany de babar.

 

Visites as praias gregas e turcas com a TERRAMUNDI

Conheça essas belezas e viva aventuras com toda a segurança e praticidade que você precisa! Conte com a TERRAMUNDI para organizar seu roteiro por completo, de forma personalizada!

 

Posts Relacionados