Scroll to top

Pratos Típicos Da África — Veja o Que Comer na África do Sul com 11 Pratos


terramundi - 15 de janeiro de 2019 - 0 comments

Quando alguém fala de África do Sul, é natural pensar em safari, cidades coloridas e — quando se conhece um pouco mais sobre ela — vinhos. Porém, há pratos típicos da África que são essencialmente incríveis e você também deve conhecê-los quando visitar o país. Por isso, selecionamos um guia sobre o que comer na África do Sul para você se deliciar!

O que comer na África do Sul?

A prata da casa do continente africano é muito bem representada em uma gastronomia única e multicultural, que desemboca em pratos saborosíssimos, preferencialmente bem acompanhados de vinhos locais.

É daqueles lugares que você se apaixona e quer voltar antes de ir embora. Não por acaso, a pergunta “o que comer na África do Sul” é muito importante. Afinal, a viagem merece uma seleção gastronômica que resuma o que a África tem de mais saboroso, delicioso e apaixonante!

Na lista a seguir, separamos os 11 melhores pratos típicos da África. Temos certeza que você não vai se arrepender ao experimentá-los! Confira.

1. Biltong e droewors

O Que Comer Na África Do Sul — Pratos Típicos Da Africa: Biltong E Droewors

Guardadas em suas devidas proporções, esse prato há muita semelhança com a nossa carne seca.

Biltong (carne cortada em fatias) e droewors (formato de salsicha) são penduradas para secar no sol depois de curadas em uma mistura de vinagre, sal, açúcar e especiarias, como coentro e pimenta.

O método, criado para armazenar a carne há tempos, às vezes ganha um aliado nos dias atuais — os fornos elétricos que aceleram o processo, que contam com uma boa variedade de carnes, como avestruz e javali.

2. Boerewors

O Que Comer Na África Do Sul — Pratos Típicos Da Africa: Boerewors

Boerewors é uma linguiça/salsicha tradicional da África do Sul feita de carne bovina, misturada com carne de porco ou, em alguns casos, cordeiro — e que leva especiarias.

A receita é baseada em uma linguiça holandesa, mas com ingredientes diferentes, e é tradicionalmente servida em forma de espiral, em um braai (churrasco), com um pap (espécie de polenta) ou servida no pão (parecendo um cachorro quente).

O termo boerewors vem das palavras em holandês boer (agricultor) e wors (salsicha). Seria a linguiça (ou salsicha) da fazenda.

3.  Braai/Shisa Nyama

O Que Comer Na África Do Sul — Pratos Típicos Da Africa: churrasco africano

Se você deseja saber o que comer na África do Sul e quer saboreá-la como ela é de verdade, não pode deixar de experimentar o autêntico braai ou shisa nyama (que significa “queimar a carne” no Zulu).

Shisa Nyama é o termo que descreve um churrasco africano (braai), em que as pessoas fazem a carne juntas, geralmente ao lado de um açougue.

Os restaurantes shisa nyama ficam sempre ao lado de lojas de carne para que os clientes possam escolher àquelas que desejam saborear.

O braai/shisa nyama foi algo que começou em Johannesburgo, com açougueiros que criaram churrascos em frente às suas lojas nos fins de semana. Hoje as comunidades locais se reúnem para compartilhar um braai e você pode experimentar a atmosfera e escolher sua preferência: frango, porco, cordeiro ou vors (salsichas).

4. Pap en vleis

O Que Comer Na África Do Sul — Pratos Típicos Da Africa: Pap en vleis

Carne de churrasco e mingau de milho é um dos pratos típicos da África.

Uma combinação muito querida em muitas culturas no país, o “Pap en vleis” (literalmente, “mingau e carne de milho”) é um termo que engloba praticamente qualquer combinação de amido e carne cozida ou assada (especialmente em churrasqueira) e é uma opção que representa bem a culinária africana, adentrando inclusive ao que os africanos comem em casa.

Sim, essa é uma refeição bem familiar, no sentido literal da palavra, e você pode e deve saber como é ser parte dessa família, experimentando o prato geralmente servido com molho picante e acompanhado de chakalaka.

Isso certamente deve entrar em sua lista sobre o que comer na África do Sul!

5. Chakalaka

O Que Comer Na África Do Sul — Pratos Típicos Da Africa: Chakalaka

Essencial na mesa de jantar sul-africana, este alimento é um acompanhamento.

Chakalaka não tem uma receita única, mas costuma ser apimentado e feito com feijões, vegetais como cebolas, tomates, repolho, cenouras, além de especiarias.

Pode ter a consistência mais parecida com um molho ou não. É servido frio e pode acompanhar qualquer outro prato típico da África do Sul.

6. Bunny Chow

O Que Comer Na África Do Sul — Pratos Típicos Da Africa: Bunny Chow

Este prato típico da África é uma das comidas de rua mais populares em todo o país.

Os pães cozidos, recheados com curry picante, foram originalmente criados pela comunidade indiana imigrante que chegou ao país em Durban,  no século XIX, para trabalhar nos campos de cana de açúcar. É a essência multicultural sul africana resumida em uma espécie de sanduíche exótico.

Experimente com frango, porco ou variedades vegetarianas com grãos.

7. Potjiekos

O Que Comer Na África Do Sul — Pratos Típicos Da Africa: Potjiekos

O que comer na África do Sul? Com certeza, Potjiekos!

O prato demora horas para cozinhar e, embora não vá precisar esperar, você vai agradecer por cada etapa do preparo desse prato.

O nome Potjiekos (“pot food”) é um termo africano que pode ser traduzido como “pequena panela de comida”. Trata-se de uma porção de alimentos cozidos em camadas em uma panela tradicional de ferro fundido.

Em essência, é um ensopado de carne, não muito diferente dos guisados ​​de carne bovina, frango e carne de carneiro, populares no sul da África.

É um dos pratos típicos da África para festas e acompanha algum tipo de bebida alcoólica, como cerveja ou vinho.

Caso goste de coisas bem exóticas, experimente um feito de uma cabeça de ovelha (conhecido como “smiley”, por conta dos sorrisos que as cabeças adotam depois de se encolherem no calor) ou um guisado de pés de galinha.

O prato é tradicionalmente servido com vegetais e pães.

8. Bobotie

O Que Comer Na África Do Sul — Pratos Típicos Da Africa: Bobotie

Tido como o preferido de Nelson Mandela, este é outro prato originalmente de fora, dessa vez da Ásia.

Dizem que foi levado para a África pelos holandeses, que conheceram a receita na Indonésia. Uma vez em continente africano, foi adotado pelos malaios do Cabo, de origem muçulmana, que deram um toque a mais.

Agora é um prato mais do que nacional, preparado em muitos restaurantes e lares também. Carne de gado ou cordeiro picada ou moída cozida com especiarias, como curry, ervas e frutas secas, depois assada e coberta com uma mistura de ovo e leite. Único!

9. Melktert

O Que Comer Na África Do Sul — Pratos Típicos Da Africa: Melktert

Uma sobremesa que merece a vez num bom restaurante, e que pode também ser encontrada em padarias, a Melktert é semelhante à torta de creme britânica.

Sua aparência lembra a torta holandesa servida no Brasil, só que ela é mais clara. Tem massa bem fina, feita de uma mistura de leite, ovos e açúcar, e que leva polvilhado de canela depois de pronto.

Não embarque de volta para a casa sem provar essa delícia!

10. Pudim de Malva

 O Que Comer Na África Do Sul — Pratos Típicos Da Africa: Pudim de Malva

Uma verdadeira delícia que não pode faltar em seu caderno sobre o que comer na África do Sul!

Um dos pratos típicos da África é este pudim cozido e doce, feito com geleia de damasco e servido em um molho de creme quente.

Uma importação holandesa a moda sul africana, servida em muitos restaurantes e principalmente cozido em casa para o almoço de um fim de semana qualquer.

11. Samosas (ou Samoosas)

O Que Comer Na África Do Sul — Pratos Típicos Da Africa: Samosas

Os Samosas são bem famosos. Eles são mini pastéis de origem indiana, de massa fina. Recheados com carne ou vegetais ao molho condimentado, como curry.

São fritos geralmente em azeite de oliva e sempre na forma triangular.

Gostou de conhecer os pratos típicos da África?

Agora que você já viu as delícias sobre o que comer na África do Sul, não perca mais tempo e programe sua viagem!

Entre em contato com a TERRAMUNDI para que possamos proporcionar a você o melhor roteiro de todos, que inclua estes saborosos pratos típicos da África!

Será uma viagem deliciosa!!

Veja também os melhores hotéis para ficar no continente africano.

Posts Relacionados