Scroll to top

Bem-estar: o cuidado com a alimentação


terramundi - 27 de maio de 2020 - 0 comments

Alimentar-se bem é crucial para uma boa saúde, especialmente em um momento em que é necessário um sistema imunológico forte. Durante o período em casa, as práticas e cuidados com a alimentação podem ser afetadas. É importante, então, ir além da ingestão de alimentos ricos em nutrientes – reinventar os processos na cozinha.

Prepare suas refeições

Cuidados com alimentação - prepare

 

No cotidiano fora de casa, é comum investir em refeições de delivery e restaurantes. Mas, durante a quarentena, estar em casa por mais tempo oferece a possibilidade de colocar em prática algumas receitas e, de quebra, garantir o cuidado com a alimentação. 

Se envolver no processo de cozinhar é um dos fatores que torna a relação com alimentação mais saudável. Uma boa ideia é aproveitar a diversidade de opções de receitas disponíveis na internet e experimentar com ingredientes que você tem em casa.

Priorize alimentos frescos

Frutas e vegetais são ricos em nutrientes e fornecem o necessário para o organismo. As versões enlatadas ou processadas contêm, na maioria das vezes, conservantes sintéticos, altas taxas de sódio, açúcares ou gorduras. 

Tente preparar estes alimentos pouco após a compra, a fim de evitar o estrago e desperdício.

Mas compre também alimentos que têm longa duração

Para manter a variedade dos pratos e manter alguns ingredientes armazenados por mais tempo, é possível criar combinações de alimentos frescos e outros com duração mais longa – como grãos e congelados.

Feijão, grão-de-bico, lentilha são boas fontes de proteína, fibras e minerais. As frutas e vegetais congelados, por sua vez, continuam cheios de nutrientes, são rápidos de preparar e versáteis: podem virar sucos ou sopas.   

Prepare as refeições de acordo com as indicações de higiene

Cuidados com alimentação-higiene

 

Higienizar os alimentos corretamente é essencial para evitar contaminações e garantir o cuidado com a alimentação. Após a compra e durante o preparo, é preciso estar atento às práticas de higiene, que incluem:

  • Mantenha suas mãos, cozinha e utensílios limpos;
  • Higienize os alimentos com água e sabão ou deixe de molho com um pouco de água sanitária;
  • Separe alimentos crus dos cozidos;
  • Prepare a refeição em temperaturas seguras, acima de 60ºC ou abaixo de 5ºC;
  • Utilize água potável no preparo.

Aproveite as refeições em família

 

O momento da refeição é de extrema importância para se ter cuidado com a alimentação. Não é bom para o organismo ingerir a comida enquanto realiza outras atividades. E, dentro de casa, este é um momento de intimidade da família.

As refeições familiares são um momento importante de fortalecimento das relações, de dar exemplos de alimentação saudável e também de aproveitar o alimento em todo seu sabor.

Posts Relacionados