1° Dia
- Chegada a Tokyo
Pernoite: Tokyo
Chegada ao Aeroporto Internacional de Narita ou Haneda e encontro com o assistente local que ajudará no embarque em trem ou ônibus shuttle para traslado ao hotel.
Dica: aproveite o restante do dia para descansar do longo voo.
2° Dia
- Em Tokyo: passeio pela cidade
Pernoite: Tokyo
Encontro com o guia na recepção do hotel para realizar um city tour de dia inteiro, usando o eficiente sistema de transporte público da cidade. O dia começa com uma caminhada pelo Hamarikyu Teien, o antigo jardim particular de um senhor do período Edo.
Uma boa pedida é fazer uma pausa na casa de chá, conhecida como “Nakajima-No-Ochaya”, que fica no meio do lago do parque e aproveitar para experimentar o famoso matcha ou o chá verde japonês, enquanto o guia compartilha fatos interessantes sobre o chadō (a cerimônia do chá).
Em seguida, embarque para um passeio de barco pelo rio Sumida, um convite para conhecer Tokyo de um ângulo diferente.
Após o cruzeiro, ida para Asakusa, o distrito das gueixas de Tokyo e lar do Senso-ji, o mais antigo templo budista da cidade. As ruas ao redor apresentam muitas lojas tradicionais que vendem artesanato e souvenires e são uma delícia para passear.
À tarde, continuação para a Omotesando, comumente chamada de Champs-Elysées de Tokyo. Esta avenida larga e arborizada apresenta várias lojas emblemáticas de moda projetadas por arquitetos de renome internacional.
O dia termina com a visita ao Meiji Jingu, o santuário mais famoso da capital, dedicado ao espírito do falecido Imperador Meiji.
Nota: O city tour inicia às 09:00. A ordem do passeio pode mudar dependendo da localização do hotel.
3° Dia
- Ida de Tokyo para Shibu Onsen (trem)
Pernoite: Shibu Onsen
Pela manhã, embarque no trem-bala Hokuriku partindo da estação de Tokyo rumo à estação de Nagano. Dali, segue-se em outro trem até a Estação Yudanaka.
Chegada e traslado em ônibus shuttle (disponível das 15h às 18h) para o ryokan localizado em Shibu Onsen, uma charmosa estância de águas termais. Com uma atmosfera tradicional, o lugar possui nove pequenas casas de banho públicas – sendo que algumas destas podem ser usadas gratuitamente para quem estiver hospedado em um ryokan da região.
Ryokan é uma hospedaria típica japonesa com piso de tatame, cama futon e portas deslizantes de papel “shoji”. Sem dúvida, uma experiência autêntica e imperdível para quem quer conhecer o Japão!
Antes de tomar um banho relaxante no Onsen, todos vestem o yukata (roupão leve feito de algodão) e se preparam para saborear o jantar “kaiseki ryori”, refeição de pratos múltiplos preparados com os ingredientes locais e sazonais.
Duração do trajeto da Estação Tokyo para a Estação Yudanaka: aprox. 2h30
4° Dia
- Em Shibu Onsen: dia livre
Pernoite: Shibu Onsen
Dia livre para realizar os passeios de sua preferência.
Pela manhã, a dica é conhecer o Parque Jigokudani, lar dos famosos Macacos da Neve. Jigokudani significa "vale do inferno" devido ao vapor e à água fervente que borbulha de pequenas fendas no solo congelado. É precisamente nestas fontes termais ao ar livre que os macacos japoneses gostam de se banhar.
Nota: Embora o Parque Jigokudani esteja aberto durante o ano todo, os macacos são mais propensos a serem vistos nos meses de inverno. Geralmente, há neve entre dezembro a março, e o melhor momento para uma visita é entre janeiro e fevereiro. O transporte para o Jigokudani deve ser organizado localmente, por conta própria.
À tarde, um passeio pela encantadora aldeia vizinha de Obuse, local onde o pintor do período Edo, Katsushika Hokusai viveu no final de sua vida. Vários destaques da pequena cidade estão relacionados ao artista, incluindo o Museu Hokusai que expõe muitas de suas obras.
Outra experiência interessante é visitar a destilaria de saquê Masuichi-Ichimura que produz a bebida a partir do arroz local. Além de ser bem conhecida por seus produtos sazonais, especialmente as castanhas cultivadas ali há mais de 600 anos, a bucólica Obuse também é chamada de “cidade das flores”. Durante o evento “open garden”, os moradores abrem suas casas para que o visitante possa entrar e admirar seus jardins privados.
Duração do trajeto da Estação Yudanaka para a Estação Obuse: aprox. 45 min.
5° Dia
- Ida de Shibu Onsen para Kyoto (trem)
Pernoite: Kyoto
Tempo para desfrutar do último banho no Onsen antes de viajar de trem em direção à capital cultural do Japão, Kyoto. A cidade abriga cerca de dois mil santuários e templos, incluindo 17 declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Tarde livre para explorar Kyoto por conta própria.
Duração do trajeto da Estação Yudanaka para a Estação Kyoto: aprox. 5h30
6° Dia
- Em Kyoto: experiência zen
Pernoite: Kyoto
Dia de levantar cedo para vivenciar a prática da meditação Zazen, com início por volta das 9h.
Traslado acompanhado pelo guia local até o Templo Zen para aprender as noções básicas de meditação sentada: pernas cruzadas, postura ereta, olhos semicerrados e foco na respiração.
Depois da aula de 90 minutos, breve passeio pelos templos próximos, onde o guia ensina a diferença entre orar em um santuário xintoísta e em um templo budista. Esta jornada espiritual termina com uma Cerimônia do Chá, iniciada em torno das 15h dentro de uma das casas de chá no distrito de Gion. O mestre dará uma explicação completa sobre o chá, a cerimônia japonesa e sua longa relação com o zen-budismo.
Retorno ao hotel com o guia local, ou se preferir, é possível passar algum tempo explorando a área de Gion por conta própria.
7° Dia
- Em Kyoto: dia livre
Pernoite: Kyoto
Dia livre para curtir o destino como preferir.
Sugerimos deixar Kyoto e viajar com destino à pequena cidade de Nara, utilizando o Japan Rail Pass incluído no programa. Por 74 anos, durante o século VIII, Nara foi a capital do país e muitos dos santuários com belíssimos templos construídos naquela época ainda estão preservados.
A maioria das suas principais atrações estão localizadas ao redor do Parque Nara, onde muitos cervos mansos podem ser encontrados.
Dica: não deixe de visitar o Templo Todai-ji, o maior edifício de madeira do mundo e lar do maior Buda do Japão, e Kasuga Taisha, o santuário mais conhecido de Nara.
Duração do trajeto da Estação Kyoto para a Estação Nara: aprox. 45 min.
8° Dia
- Ida de Kyoto para Monte Koya (trem)
Pernoite: Monte Koya
Recomendamos sair logo no nascer do dia de Kyoto para seguir viagem com destino a Koyasan ou Monte Koya. Lar de mais de cem templos e considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, é um refúgio espiritual e centro do budismo Shingon, introduzido no país no século IX pelo monge Kukai. Localizado num vale a 800 metros de altitude, a subida até o Monte Koya oferece uma das vistas mais belas do Japão.
A estação Koyasan é alcançada pelo funicular (um caminho de trilhos inclinados) que parte desde a estação Gokurakubashi, situada na base da montanha.
Encontro com o guia local na estação Koyasan por volta das 11h para passar a tarde explorando a área.
Visita ao Kongobu-ji, o principal templo do budismo Shingon que abriga o maior jardim de pedras do Japão. Outra atração imperdível é Okuno-in, o maior cemitério do país com mais de 200 mil lápides pertencentes a senhores feudais e monges.
Ao fim do passeio, traslado com guia local até o shukubo para hospedagem em um templo budista.
Nesta noite, nossa dica é experimentar o "shojin ryori", uma refeição vegetariana não apenas saudável, mas também saborosa da cozinha tradicional budista!
Duração do trajeto da Estação Kyoto para a Estação Shin-Osaka: aprox. 15 min (trem-bala)
Saída da Estação Shin-Osaka para a Estação Nankai Namba (metrô)
Duração do trajeto da Estação Nankai Namba para a Estação Gokurakubashi: aprox. 1h30 (trem)
Duração do trajeto da Estação Gokurakubashi para a Estação Koyasan: aprox. 5 min. (funicular)
9° Dia
- Ida de Monte Koya para Osaka (trem)
Pernoite: Osaka
Para completar a experiência, sugerimos testemunhar o ritual de oração que os monges fazem pela manhã, que geralmente começa às 6h. Depois, é só voltar ao shukubo para desfrutar de outro "shojin ryori" no café da manhã.
A manhã livre é perfeita para explorar ainda mais Koyasan antes de continuar a viagem para Osaka, a capital gastronômica do Japão.
Passeio opcional:
"Food Tour" | Duração 3 horas | Início às 17h30 | Guia local em idioma inglês
Não há lugar melhor no país para experimentar a comida de rua e curtir a vida noturna do que em Osaka. Não é à toa que o lema da cidade é "kuidaore" ou "comer até cair", e basta uma visita para entender que não é muito difícil fazer isso! Os moradores locais são particularmente orgulhosos de suas iguarias populares, como Okonomiyaki e Takoyaki.
Uma ótima pedida: juntar-se ao guia especialista no ponto de encontro combinado na agitada região de Dotonbori e conhecer quatro lugares diferentes ao longo do passeio.
10° Dia
- Saída de Osaka
Em horário combinado, traslado em trem ou ônibus shuttle até o Aeroporto Internacional de Kansai para embarque de volta ao Brasil.
RESERVE SUA VIAGEM