Scroll to top

Tendências no turismo pós-pandemia


terramundi - 22 de maio de 2020 - 0 comments

A pandemia de Covid-19 pegou a todos de surpresa, não é? Não imaginávamos que rapidamente nossas rotinas seriam afetadas em vários aspectos: trabalho, vida social, familiar, escolar, prática de esportes, hobbies… O hábito de fazer refeições fora de casa, que parecia tão trivial, nos foi limitado de uma hora para outra e nossa possibilidade de explorar o mundo através das viagens pareceu bem distante por um tempo.

Passados mais de três meses do início do isolamento social, alguns países pelo mundo anunciam a reabertura de fronteiras, de restaurantes, parques, hotéis e outros estabelecimentos. Sabemos, no entanto, que haverá mudanças em nossa forma de viajar – e muitas precauções continuarão fazendo parte do nosso cotidiano.

Assim, separamos algumas tendências no setor de Turismo pós-pandemia para ajudar nossos clientes a pensar em como viajar. Essa vontade de explorar regiões fora de nossa vizinhança é ancestral e ainda pulsará em nós. Como podemos, então, satisfazê-la da forma mais segura, agradável e respeitosa possível, com relação a nós mesmos e às regiões que visitaremos?

Hotelaria

Muitos hotéis têm nos informado sua data de abertura. Junto com isso, nos deixam a par de seus novos protocolos de limpeza e sanitização. Alguns desses protocolos incluem espaçamento de alguns dias entre uma hospedagem e outra, tempo de isolamento do quarto depois que alguém do staff o tenha limpado, uso de luz ultravioleta, serviço de quarto opcional, frigobar preparado especialmente para cada cliente, reserva para uso da academia, entre outros. Há também a não utilização da capacidade total do hotel. Assim diminuem muito os riscos para os hóspedes e para seus colaboradores.

Viagens ao ar livre 

Depois de tanto tempo em casa, será hora de ocupar os espaços ao ar livre. Tanto por um desejo de contato com a natureza, que acabou reprimido, como também pela maior segurança que esses lugares oferecem. E, para nossa sorte, o Brasil está cheio de lugares assim. Esse tipo de viagem tem por sua própria natureza fatores que englobam os cuidados que serão necessários quando voltarmos à movimentação. Foco em passeios em pequenos grupos, espaços abertos e destinos não necessariamente muito turísticos.

Restaurantes

A tendência nos estabelecimentos de turismo pós-pandemia é que os restaurantes se adaptem ao cardápio à la carte, aumentem a distância entre as mesas e explorem espaços abertos. Como curiosidade, o restaurante holandês Mediamatic Eten, em Amsterdã, retomou suas atividades no dia 21 de maio atendendo aos clientes em pequenas cabines, com limite de três pessoas por cabine e sujeito a reserva.

Companhias aéreas

A maioria das companhias estão trabalhando com redução da frota e frequências de voos domésticos e internacionais. Porém já começaram a adotar algumas medidas naqueles que permanecem operando, como medição de temperatura dos passageiros e tripulação antes do embarque, obrigatoriedade do uso de máscara, retirada do serviço de bordo para diminuir a interação; além das medidas de distanciamento dentro dos aeroportos nos momentos de check-in e embarque.

Aeroportos

Deve virar tendência que se peça aos passageiros que embarquem levando o resultado recente do teste PCR negativo. A Lufthansa, em parceria com um laboratório, anunciou a realização de testes rápidos PCR (nos aeroportos de Munique e Frankfurt) em passageiros que não o tiverem levado. Importante também checar se há alguma restrição de embarque para o país para onde se deseja ir.

Cuidado consigo e com o outro

Neste novo contexto, é primordial que reforcemos o cuidado conosco e com o outro. Uso do álcool gel, manter a distância adequada e o uso da máscara em ambientes públicos e de grande circulação são atitudes gentis e importantes para a saúde coletiva.

Antecipação nas reservas

Por conta da paralisação momentânea das viagens, certamente haverá maior procura por locais seguros em datas futuras. Além disso, a malha aérea e a própria oferta hoteleira serão menores do que em 2019. Assim, nosso conselho é que o viajante planeje suas viagens com maior antecedência do que antes porque, se deixar para perto da viagem, pode não encontrar mais lugares.

Assessoria em viagens

Já acreditávamos em nosso trabalho como bastante relevante no sentido de realmente fazer diferença em uma experiência de viagem e, muito mais, agora. Estamos diariamente conectados com nossos parceiros ao redor do mundo, recebendo atualizações dos protocolos; estamos preparados para rearranjar uma viagem em caso de necessidade, de forma que nosso cliente se sinta seguro – sempre bastante atentos a novos destinos e propriedades.  Temos paixão por viagens e estamos preparados para planejar experiências significativas e seguras a você e sua família. Acreditamos que, no turismo pós-pandemia, o consultor de viagens terá participação crucial em comunicar e instruir seus clientes.

Posts Relacionados