Scroll to top

Turismo com Música — Viaje Pelos Sons do Mundo


terramundi - 13 de novembro de 2017 - 0 comments

A música é um dos elementos que dá alma e personalidade a um lugar, tornando-o ainda mais único e especial. Em uma viagem, sempre acumulamos memórias sonoras através das experiências vivenciadas nos destinos que escolhemos, seja com apresentações de artistas locais, festas vibrantes, músicas de fundo em restaurantes e bares, sem contar as playlists que escolhemos para desfrutar os cenários e relaxar. Afinal, o turismo com música faz com que viajemos duplamente, promovendo uma jornada para dentro de nós mesmos!

Turismo com música em diversos países

Leia mais abaixo sobre os sons que você encontrará em suas próximas aventuras.

 

Turismo com música — Ásia

 

Ásia

A Índia é dona de uma forte tradição musical e suas canções mais tradicionais utilizam instrumentos típicos locais como o sitar, um símbolo da música indiana, o tabla, par de tambores e o bansuri, um tipo de flauta. Essas músicas influenciaram o atual movimento de ri timos populares do país, principalmente os temas dos filmes de Bollywood, onde os atores e atrizes dançam e cantam músicas animadas.

 

A música japonesa possui muitos estilos, desde os mais tradicionais aos mais modernos. Suas formas mais antigas são as canções budistas, como os honkyoku que os samurais ouviam e utilizavam nas suas apresentações e as músicas orquestradas da época imperial, o gagaku, tocadas com flautas, harpas e instrumentos de percussão como o famoso tambor taiko.

 

As músicas folclóricas também são tocadas há séculos no Japão, com cunho religioso, em cerimônias como casamentos e funerais e até mesmo para as crianças brincarem. Hoje, a música clássica tomou espaço no país e na música popular destaca-se o J-Pop ,que trouxe a essência japonesa para o gênero ocidental, assim como o rock e as trilhas dos jogos.

 

Turismo com música — Oceania

 

Oceania

A Austrália abriga muitos nomes importantes da música contemporânea. O mais aclamado deles é a banda AC/DC com seu rock clássico que flerta com o blues. Além deles, INXS e Men At Work ficaram famosos nos anos 1980 pelo estilo new wave e o Midnight Oil com um rock ativista.

 

A banda Air Supply também implacou muitos sucessos com seu pop romântico nas paradas mundiais. Atualmente, Tame Impala, Empire of the Sun e The Temper Trap fazem parte da nova fase da música australiana com um som indie que mistura rock neo-psicodélico, dream pop, space rock, synthpop, new wave e batidas eletrônicas. Em alguns festivais você pode ouvir novos sons australianos, como o Splendour in the Grass, Stereosonic e Southbound Festival

 

Uma nova geração de músicos surgiu durante a última década na Nova Zelândia. A cantora pop Lorde é a que alcançou mais sucesso entre eles, eleita pela revista Time como a jovem mais influente do mundo em 2013. Além dela, as cantoras Kimbra, Gin Wigmore e as bandas The Naked and Famous e Flight of the Conchords figuram nesse novo movimento musical neozelandês.

 

Turismo com música — Etnia Maori

 

A etnia Maori produz sons incríveis nas cerimônias Kapa Haka. Nelas, as artes performáticas são uma combinação emocional e poderosa de música e dança. Os cânticos interpretados por cantores solo e corais ditam os movimentos das intensas danças de guerra feitas com demonstrações habilidosas e armamento tradicional. Em alguns festivais Maori ao longo da Nova Zelândia você pode conferir suas músicas tradicionais, como o International Kai Festival e Te Ra o Waitangi.

 

Turismo com música — Jazz

 

África

O jazz teve suas raízes em solo africano, antes de surgir oficialmente nos Estados Unidos inspirado pelo blues dos trabalhadores das plantações de algodão que entoavam seus cantos durante o trabalho. Na capital da Etiópia, Adis Abeba, há uma forte cena de “Ethio-jazz”. Autêntico estilo criado por Mulatu Astatke, que fundiu o jazz, afro-funk, soul e ritmos latinos. Uma nova geração do ritmo emergiu, principalmente após a criação da African Jazz Village, uma escola de música e clube de jazz dedicado a promover o Ethio-jazz na capital etíope. Cape Town abriga o International Jazz Festival, um dos melhores do gênero no mundo, com cinco palcos recheados de shows durante duas noites.

 

Turismo com música — Africa

 

Europa

A música da Islândia contempla tanto um folk vibrante oriundo das tradições populares e cultura viking como uma ativa cena clássica e contemporânea. Alguns de seus artistas são bem conhecidos, como o grupo de música medieval Voces Thules, as cantoras Björk e Emiliana Torrini, a banda de post-rock Sigur Rós e de indie rock Of Monsters and Men, além das bandas de metal Sólstafir e Skálmöld. Alguns festivais islandeses são imperdíveis para ouvir o que há de novo na Terra da Aurora Boreal: Secret Solstice, Þjóðhátíð í Eyjum e Iceland Airwaves.

 

Turismo com música — Argentina

 

América do Sul e América Latina

Todo viajante que visita a Argentina e sua capital Buenos Airesprecisa se render aos encantos do tango e se apaixonar pelo compasso do bandoneon que acompanha os movimentos da sensual dança dona de uma linguagem particular. Os bairros tipicamente tangueiros da zona sul e no centro são os lugares ideais para entrar em contato com essa mítica música porteña, nas casas de tango, milongas, shows e espetáculos recheados de bandas, cantores e dançarinos acompanhados por um típico jantar argentino. O tango, eleito Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, continua a ser alimentado pelas novas gerações que fazem fusões do ritmo de Carlos Gardel com outros mais contemporâneos de acordo com a sensibilidade da época.

 

Turismo com música — América Latina

 

A música da Colômbia vai muito além do seu maior ícone, a cantora Shakira. Ela se tornou uma mistura de influências nativas, africanas e europeias, principalmente espanhola, e mais recentemente de formas musicais americanas e caribenhas, de Trinidad e Tobago, Cuba e Jamaica. A Cúmbia é o ritmo típico colombiano, influenciado diretamente pelos escravos colombianos e a própria palavra já significa festa. Já nos bares de Cartagena, San Andrés e Santiago de Cali é possível remexer os quadris ao som da Salsa e sentir o ritmo do Caribe.

 

Agora que já sabe muitas informações para fazer turismo com música pelo mundo, conte com a TERRAMUNDI para realizar essa missão!

 

Posts Relacionados