Scroll to top

Safári com Criança — Tudo o que Você Precisa Saber para a Diversão na África do Sul!


terramundi - 14 de maio de 2019 - 0 comments

Qual o melhor passeio para fazer na África do Sul com crianças? Certamente veio em sua mente conhecer os animais! A região é muito conhecida por eles. Por isso, visitar um safári com criança será uma experiência incrível!

Safári com criança: como aproveitar?

Safári é lugar de criança, pode acreditar!

Afinal estamos falando da experiência de ver animais magníficos de muito perto — especialmente na África, berço dos safáris mais incríveis da Terra.

É um passeio cheio de adrenalina e exclusivo! O safári com criança fica ainda mais extraordinário, pois, da primeira vez que aqueles doces olhos avistam um leão ou uma girafa em seu habitat natural, tudo parece magia.

Confira o que você precisa saber (dos lodges “kids friendly” às regiões livres de malária) para tornar o sonho real na África do Sul, na Namíbia, no Quênia e Tanzânia!

Afinal, levar as crianças para um safári e proporcionar esse contato íntimo com a vida selvagem, além de ser indescritível, é educativo — e totalmente possível! Quer ver?

África do Sul com crianças

Safári com criança: África do Sul

Encontrar os Big 5, os cinco grandes animais da selva (leão, leopardo, rinoceronte, búfalo e elefante) é como um ritual do viajante em solo africano, e para as crianças não precisa funcionar diferente.

O Parque Nacional Kruger inclui mais de 140 espécies de mamíferos e é a escolha certeira para essa busca incrível na África do Sul.

A reserva Pilanesberg também! Ela tem todas as qualidades do clássico Kruger, só que com um algo a mais: está fora do cinturão de malária.

E no Deserto de Kalahari as savanas africanas dão lugar à vastidão do deserto junto com sua fauna rara, que inclui os divertidos suricatos – animaizinhos já conhecidos das crianças devido ao personagem Timão, da animação O Rei Leão, da Disney.

Reservas naturais de Madikwe e Shamwari

Safári com Criança: Madikwe

Madikwe é o segredo sul-africano mais bem guardado quando o assunto é safári com criança: tem uma das faunas mais numerosas do país e oferece uma grande diversidade de luxuosos lodges para famílias, como o Lelapa Lodge ou o Morukuru Family.

A reserva é uma das melhores escolhas para famílias por também estar fora do foco da malária, sem falar em outro diferencial: ela é acessível por carro partindo de Johannesburgo, e também de avião para quem preferir.

O safári por lá é sim menos famoso e mais remoto e por isso mesmo muito mais exclusivo e memorável.

Safári com Criança: Shamwari

Shamwari, por sua vez, é uma premiada reserva de safári com recorde de conservação de animais silvestres e, assim como o Kruger, é excelente em concentração dos tão queridos Big 5.

Fica bem próxima à cidade de Port Elizabeth, no sudeste do país, também está livre de malária e é uma ótima para pais com crianças menores, já que elas podem participar dos safáris fotográficos a partir dos 4 anos.

Os passeios normalmente envolvem momentos de paciência, mas os guias estão preparados para ajudar nessa tarefa – e é muito interessante acompanhar a expectativa da criança e seu aprendizado em manter o silêncio ao ver um animal.

Os pequenos também ficam encantados com a visita ao centro de reprodução e reabilitação animal da reserva, onde podem entender de forma concreta a importância do cuidado com a natureza. E os pais podem incrementar o roteiro com a Rota Jardim e Cidade do Cabo.

Namíbia

Safári com Criança: Namíbia

Se tem um lugar onde a palavra exótica se encaixa perfeitamente, esse lugar é a Namíbia, e ela está apta a receber os mais curiosos viajantes, e os mais novos também — sendo uma pedida ideal para o safári com criança.

Seus safáris são feitos em meio a grandes mamíferos e sítios arqueológicos milenares, que guardam boas histórias para crianças.

No Parque Nacional Etosha, você e sua família irão vivenciar um dos safáris mais magníficos do planeta e, definitivamente, em um lugar que muito pouca gente já foi. Um privilégio ver mais de 100 espécies de mamíferos, muitos concentrados próximo à água, alguns raros e ameaçados, como como o rinoceronte-negro e o impala-de-cara-preta.

Não se esqueça também de contemplar de perto a Etosha Pan, enorme cratera cujo solo é composto de areia e sal e que, de tão grande, pode ser vista do espaço.

Passeio em Twyfelfontein

Safári com criança: Twyfelfontein

Além do tão esperado safári, as crianças podem gostar de seguir por terra até Twyfelfontein, na região de Damaraland.

Lá fica uma grande atração, especialmente para as de 6 ou 7 anos, idade em que costumam aprender sobre o desenhos rupestres: o valioso sítio arqueológico com uma das maiores concentrações de inscrições feitas em pedras da África.

São girafas, elefantes, avestruzes e rinocerontes que foram gravados pelos caçadores boxímanes há 5 mil anos, uma história real e deliciosa de ser contada para os exploradores mirins.

Os adultos ficam impressionados com o cenário pelo caminho, com paisagem vulcânica e incríveis formações geológicas, sem contar a chance de conhecer povos do deserto e sobrevoar a Costa dos Esqueletos ou as dunas avermelhadas de Sossusvlei.

Quênia e Tanzânia

Safári com criança: Quênia e Tanzânia

Os dois países dividem a fronteira e funcionam muito bem em um roteiro só. Além de serem ótimos lugares para conhecer na África do Sul com crianças.

Na Tanzânia há diferenças entre circuito norte e sul de safári e cada um se volta para uma faixa etária.

Na região norte, você encontra destinos recomendados para todas as idades, como o Lake Manyara, ideal para a observação dos Big Five.

A região sul tem longas distâncias entre os parques, como o Mahale National Park, famoso pelos chimpanzés, e é recomendada para crianças mais velhas, pois algumas atividades têm idade mínima.

No Quênia, palco da grande migração de gnus, a graça e a beleza pode ficar por conta dos flamingos no Lago Nakuru, de antílopes raros na Reserva Nacional Samburu e de muito mais na Reserva Nacional Maasai Mara, estrela dos parques quenianos onde é quase certo flagrar carnívoros em plena caça (talvez seja melhor ir com crianças que já entendem a beleza do ciclo da vida).

Região do Parque Nacional Serengeti

Safári com criança: Serengeti

É a continuação da Reserva Maasai Mara, só que na Tanzânia, e é tão espetacular que inspirou o cenário e personagens de O Rei Leão.

Embora crianças não sejam permitidas em excursões locais, elas são muito bem-vindas quando você opta por uma excursão privada.

São mais de 15 mil quilômetros quadrados de savanas e um roteiro ideal engloba a cratera de Ngorongoro com seus mais de 25 mil animais e o Tarangire National Park, o sexto maior parque nacional da Tanzânia.

Outra opção é o Lake Manyara por também ficar no meio do caminho e na região norte da Tanzânia (ideal para várias idades, lembra?).

Uma dica é tentar casar a viagem com a época de migração dos gnus, que batalham pela sobrevivência: apenas 40% chegam a fase adulta, vencendo a ameaça de leões e crocodilos.

Clássico dos safáris, o Serengeti tem milhares de mamíferos e mais de 450 espécies de pássaros!

Gostou das opções de conhecer a África do Sul com crianças?

Visitar um safári com criança valerá a pena! Pode apostar.

E o melhor é que você pode criar um roteiro personalizado feito exclusivamente para você. Afinal, não há só lindos animais pela região.

Você pode aproveitar a estadia para conhecer os pratos típicos da África e os melhores hotéis do país africano.

Gostou da ideia? Então entre em contato com a TERRA MUNDI para vivenciar a melhor experiência de sua vida.

Posts Relacionados