1° Dia
- Chegada a Delhi
Pernoite: Delhi
Chegada ao aeroporto e após trâmites de imigração, traslado para o hotel.
Delhi, ou Nova Deli, é a capital da Índia e uma das portas de entrada para o país. Uma metrópole que combina arranha-céus modernos com monumentos de um tempo passado.
2° Dia
- Em Delhi: passeio pela Velha e Nova Delhi
Pernoite: Delhi
Saída pela manhã para explorar de riquexó a região da cidade velha de Delhi, passando pelo movimentado e colorido mercado local de Chandni Chowk; Jama Masjid, a maior mesquita da Índia; Forte Vermelho, um conjunto monumental de fortificações; e Raj Ghat, memorial de Mahatma Gandhi.
Depois, o passeio segue para Nova Delhi.
Ao longo da avenida cerimonial Rajpath, passe pelo imponente India Gate, Edifício do Parlamento e Palácio Presidencial. Visite o túmulo de Humayun, o mais antigo mausoléu mongol da cidade; a torre Qutb Minar, o minarete de tijolo mais alto do mundo e um importante exemplo de arquitetura indo-islâmica; o santuário sikh Gurdwara Bangla Sahib, onde funciona uma cozinha comunitária que está aberta à visitação; e o templo hindu Lakshmi Narayan dedicado a Vishnu.
3° Dia
- Ida de Delhi para Amritsar (voo). À noite, saída para testemunhar a cerimônia Palki Sahib
Pernoite: Amritsar
Traslado para o aeroporto e embarque com destino a Amritsar. Na chegada, traslado ao hotel.
Pela noite, visita ao magnífico Templo Dourado, o santuário mais sagrado do sikhismo, uma religião inclusiva fundada com o objetivo de eliminar o conceito de castas e defender a igualdade entre as pessoas. Ali, ocorre a cerimônia Palki Sahib, cheia de espiritualidade. Ao som de hinos, um pequeno palanque é preparado pelos devotos para levar o Guru Granth Sahib (livro sagrado) do santuário principal para Darshani Deorhi, a porta de entrada que conduz ao santuário interno.
4° Dia
- Em Amritsar: passeio pela cidade. Em Wagah: cerimônia de Troca da Guarda
Pernoite: Amritsar
Logo cedo, saída para percorrer as ruelas de Amritsar num passeio que abrange muitos pontos culturais, religiosos, históricos, arquitetônicos e gastronômicos. Uma maneira fantástica de explorar a parte antiga da cidade é ter contato com a vida cotidiana local.
A seguir, visita ao Templo Dourado, que abriga a maior cozinha comunitária (“langar”) do mundo. Os Sikhs, caracterizados pelos seus turbantes na cabeça, têm como um dos princípios o voluntariado e o apoio à comunidade. Tanto que diariamente, milhares de refeições vegetarianas são servidas pelos devotos a qualquer pessoa, independente de casta e religião.
Pela tarde, saída em direção à Wagah, a 28 km da cidade principal de Amritsar, para assistir a cerimônia em que se faz o fechamento da fronteira entre Índia e Paquistão. Neste lugar, soldados de ambos os países protagonizam uma dança executada com habilidade, precisão e patriotismo, que termina com o arriar das bandeiras. Depois do extravagante ritual militar, retorno ao hotel.
Nota: ao entrar no templo, é preciso estar adequadamente vestido, com a cabeça coberta e sem calçados em sinal de respeito.
5° Dia
- Ida de Amritsar para Dharamsala (terrestre – aprox. 6h). No caminho, parada em Punjabiyat
Pernoite: Dharamsala
Viagem em direção à Dharamsala, cidade localizada nas colinas do norte da Índia.
Após percorrer cerca de 1h30 de carro, parada em Punjabiyat para ter uma experiência rural. Ali, diversas atividades estão disponíveis, como assistir a uma demonstração de culinária, explorar as vastas terras agrícolas nas proximidades, visitar a fazenda de produção de leite da aldeia vizinha, passear de trator e conhecer a escola da aldeia local. O ambiente é perfeito para experimentar a autêntica comida Punjab, que inclui Makki Ki Roti com Sarson Ka Saag, um frango feito na manteiga com especiarias servido junto do pão Naan e um molho à base de iogurte Raita, sem esquecer do Dal Makhani (lentilhas na manteiga), uma das receitas mais populares da região.
Antes de seguir para Dharamsala, tempo para aproveitar a tranquilidade do refúgio, relaxar e se conectar com a vida no campo.
6° Dia
- Em Dharamsala: passeio pela cidade
Pernoite: Dharamsala
Saída para visitar Dharamsala, conhecida como “a pequena Lhasa”, um lugar pacífico e absolutamente simples. Conheça o Templo Tsuglagkhang – onde vive o Dalai Lama; o Instituto Norbulingka, que tem por finalidade preservar as artes manuais clássicas da cultura tibetana; o Templo Bhagsu Nag, santuário hindu dedicado à Shiva; e Tsechokling Gompa, mosteiro de importância cultural, construído em uma encosta íngreme.
7° Dia
- Ida de Dharamsala para Dehradun (voo). E então, traslado a Rishikesh
Pernoite: Rishikesh
Traslado para o aeroporto e embarque com destino à Dehradun, com conexão em Delhi. Na chegada ao aeroporto de Dehradun, traslado para Rishikesh, cidade de intensa espiritualidade, localizada aos pés dos Himalaias.
8° Dia
- Em Rishikesh: passeio em Haridwar
Pernoite: Rishikesh
Manhã com atividades de yoga no hotel.
Mais tarde, saída rumo à Haridwar para um passeio ao redor do sagrado Har Ki Pauri ghat e templos próximos.
Ao final do dia, chega o momento de presenciar uma cerimônia de oração às margens do rio Ganges, um ritual de adoração com mantras e oferendas de flores que reúne muitos peregrinos.
Retorno ao hotel em Rishikesh.
9° Dia
- Ida de Rishikesh para Jaipur (voo)
Pernoite: Jaipur
Traslado para o aeroporto de Dehradun e embarque com destino à Jaipur, com conexão em Delhi. Na chegada, traslado ao hotel. Jaipur é a capital da província do Rajastão, conhecida como a Cidade Rosa, cheia de palácios, fortes e construções interessantes.
Mais tarde, saída para assistir à cerimônia aarti (ritual de reza) no templo hindu Birla Mandir.
10° Dia
- Em Jaipur: visita ao Forte Amber e passeio pela cidade
Pernoite: Jaipur
Pela manhã, visita ao imponente Forte Amber, maravilhoso exemplo da arquitetura Rajput, situado a cerca de 11 km de Jaipur. O trajeto até a fortificação é feito em veículo jeep.
Na parte da tarde, retorno a Jaipur para conhecer o museu do Palácio Municipal e o Palácio dos Ventos, chamado Hawa Mahal, com centenas de minúsculas janelas espalhadas pela grandiosa construção, arquitetadas para que as mulheres do harém espreitassem as ruas sem serem vistas.
O passeio chega ao fim com visita ao observatório astronômico Jantar Mantar, o mais bem preservado da Índia.
Nota: a subida ao Forte Amber também pode ser feita no lombo de elefante, embora essa não seja a opção indicada pela TERRAMUNDI.
11° Dia
- Ida de Jaipur para Agra, com parada em Fatehpur Sikri (terrestre – aprox. 5h)
Pernoite: Agra
A viagem segue para Agra, com visita à Fatehpur Sikri no caminho, cidade abandonada poucos anos depois de sua construção devido à escassez de água.
Continuação rumo à cidade de Agra.
12° Dia
- Em Agra: Visita ao Taj Mahal e Forte de Agra
Pernoite: Agra
Cedo pela manhã, visita ao famoso Taj Mahal para apreciar a beleza do nascer do sol de um dos locais mais privilegiados do mundo. A cor do mausoléu varia do cinza claro ao tom dourado conforme a luz do sol começa a bater no seu mármore branco. O monumento foi construído pelo imperador Shah Jahan, em memória de sua amada esposa.
Em seguida, visita ao impressionante Forte de Agra ou simplesmente Forte Vermelho, local onde o imperador Shah Jahan foi aprisionado por ordem de seu filho e passou seus últimos anos de vida.
Nota: o Taj Mahal está fechado ao público às sextas-feiras; o tempo de permanência após a entrada é de no máximo 3h.
13° Dia
- Ida de Agra para Delhi, com parada em Mathura e Vrindavan (terrestre – aprox. 5h)
Pernoite: Delhi
Viagem pela estrada até Delhi. No caminho, parada para visitar duas cidades vizinhas: Mathura e Vrindavan.
A cerca de 60 km ao norte de Agra está Mathura, um centro de peregrinação localizado às margens do rio Yamuna, reverenciado como o local do nascimento de Krishna.
Vrindavan é uma importante cidade sagrada situada a 11 km de Mathura. É a região onde Krishna passou sua juventude e lar de vários templos hindus.
Chegada a Delhi e traslado ao hotel.
14° Dia
- Saída de Delhi
Traslado ao aeroporto e embarque no voo de volta para o Brasil.
RESERVE SUA VIAGEM