Scroll to top

Uma viagem pelo Norte da Argentina


terramundi - 26 de junho de 2023 - 0 comments

Enquanto a Patagônia se destaca por suas vastas estepes, glaciares majestosos e lagos cristalinos e Buenos Aires oferece uma experiência urbana vibrante e dinâmica, a região norte da Argentina apresenta uma atmosfera completamente diferente. Montanhas imponentes e outras formações rochosas são a paisagem dali.

A cidade de Salta é a porta de entrada para essa região. Conhecida como “La Linda” (A Bela), oferece uma experiência autêntica e acolhedora, que te transporta para o passado. O centro histórico da cidade é repleto de edifícios coloniais bem preservados, com varandas de ferro forjado, fachadas coloridas e praças charmosas. A Catedral Basílica de Salta, situada na Plaza 9 de Julio, é um dos principais marcos da cidade, com sua impressionante arquitetura neoclássica.

Reflexo da herança indígena e espanhola, Salta carrega em sua identidade a música folclórica e as danças tradicionais. Os visitantes têm a oportunidade de apreciar apresentações de danças típicas, como o famoso “festejo” e “chacarera”. Além de explorar a cidade, os viajantes podem fazer passeios pelos arredores de Salta, que oferecem paisagens deslumbrantes. E a gastronomia salteña é outra atração imperdível da cidade.

Outra cidade imperdível nesta região é Jujuy, famosa por suas montanhas coloridas em Purmamarca e pela Quebrada de Humahuaca, um cânion declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Assim como Salta, a cidade também possui uma arquitetura colonial, com ruas de paralelepípedos e edifícios históricos bem preservados. A Plaza Belgrano é o coração da cidade, com sua catedral imponente e edifícios governamentais. Jujuy também abriga uma feira de artesanato local, onde os visitantes podem adquirir belas peças de cerâmica, tecelagem e outros produtos feitos à mão.

 

A influência indígena

Existem várias etnias indígenas na região norte da Argentina, cada uma com suas próprias tradições, línguas e crenças. Entre os grupos indígenas mais proeminentes estão os Quechua, os Diaguita-Calchaquí, os Wichí, os Toba e os Guarani. Essas comunidades indígenas têm uma influência significativa na identidade cultural da região e desempenham um papel importante na preservação da herança ancestral.

Suas tradições e rituais estão intimamente ligados à agricultura, à criação de gado e à espiritualidade. Na agricultura, que é uma parte central de suas vidas, eles cultivam  milho, batata, quinoa e feijão, elementos que influenciam a gastronomia regional. Já na música e na dança, também desempenham um papel importante. Os ritmos folclóricos tradicionais, como o “carnavalito” e a “chacarera”, são tocados e dançados em festivais e celebrações. Essas danças coloridas e enérgicas expressam a alegria, o espírito comunitário e a conexão com a natureza.

Por lá você também encontra o trabalho de diversos artesãos indígenas, que produzem belas peças de cerâmica, tecelagem, escultura em madeira e instrumentos musicais tradicionais. Essas formas de arte refletem a rica mitologia e os símbolos sagrados da cultura indígena, muitas vezes incorporando padrões geométricos e elementos da natureza.

 

Quando ir?

O outono é considerado uma das melhores épocas para visitar o norte da Argentina. Isso porque entre março e maio as temperaturas são mais amenas, variando entre 15°C e 25°C. Além disso, é a estação em que as paisagens se tornam particularmente bonitas, com as árvores e as videiras exibindo cores vibrantes. Mas a primavera também é uma estação agradável para visitar a região. As temperaturas começam a subir gradualmente e a vegetação fica exuberante com as flores desabrochando.

 

O que fazer por lá?

 

Salta e região

Os amantes da natureza podem explorar a Quebrada de Cafayate, uma deslumbrante garganta de rochas avermelhadas esculpidas pela erosão ao longo de milhões de anos, onde é possível fazer trilhas. Há também a Reserva Natural de San Lorenzo, localizada a poucos quilômetros de Salta. Essa área protegida abriga uma diversidade impressionante de flora e fauna, além de trilhas para caminhadas e mirantes com vistas panorâmicas.

Além disso, há os vinhedos – a região norte da Argentina é conhecida por sua produção de vinhos de alta qualidade. A cidade de Cafayate é especialmente famosa por vinícolas premiadas. Os visitantes têm a oportunidade de fazer degustações de vinhos, conhecer o processo de produção e desfrutar da bela paisagem dos vinhedos.

 

Jujuy

Um dos principais destaques de Jujuy é Purmamarca, uma pitoresca vila localizada aos pés do famoso Cerro de los Siete Colores (Monte dos Sete Cores), que recebeu esse nome porque suas montanhas exibem uma variedade de tons terrosos. A cidade também 

Outro destaque da região é a Quebrada de Humahuaca, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Esta deslumbrante garganta de montanhas e vales possui uma história rica e é habitada por comunidades indígenas que preservam suas tradições ancestrais. Ao longo da Quebrada, é possível encontrar pequenas aldeias, como Tilcara e Humahuaca, que oferecem uma imersão na cultura indígena, com museus, festivais e mercados de artesanato. Também é possível realizar trilhas pelas montanhas, explorar as Salinas Grandes (grandes salinas) ou fazer passeios de bicicleta pelos vales circundantes.

Posts Relacionados