Scroll to top

Os gorilas de Ruanda e Uganda


terramundi - 18 de julho de 2023 - 0 comments

No coração do continente africano, a Terra dos Mil Colinas enche os olhos dos visitantes com suas paisagens montanhosas deslumbrantes. Um pouco mais ao norte, o cenário muda com suas vastas planícies, florestas exuberantes e a imensidão do Lago Victoria, o maior lago da África. Ruanda e Uganda, dois países da África Oriental, são destinos fascinantes e cheios de riquezas naturais e culturais.

Ambos os países compartilham fronteiras com a República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Tanzânia e Quênia, e têm em comum uma história complexa de colonização e lutas internas, mas que, nos últimos anos, têm trabalhado para fortalecer suas democracias e economias.

 

Nas raízes culturais

Uma das partes mais gratificantes de viajar para Ruanda e Uganda é a oportunidade de interagir com as culturas locais. 

Ruanda é lar de três grupos étnicos principais: os hutus, os tutsis e os twas. Embora tenham vivido lado a lado por séculos, as tensões entre os grupos étnicos levaram a conflitos no passado. Hoje, os ruandeses são conhecidos por sua hospitalidade calorosa e sorrisos genuínos. A língua oficial é o kinyarwanda, mas o inglês e o francês são amplamente falados em áreas turísticas.

Por outro lado, Uganda abriga uma diversidade impressionante de mais de 40 grupos étnicos, cada um com suas línguas, costumes e tradições únicas. A cultura ugandense também é igualmente acolhedora e os turistas têm a chance de mergulhar em tradições como danças folclóricas, cerimônias de iniciação e artesanato local. A música é uma parte essencial da vida em Uganda, e os ritmos cativantes e dançantes fazem parte das celebrações e rituais.

 

O que conhecer em Ruanda?

Em Ruanda, atrações turísticas são abundantes. A capital, Kigali, é uma cidade moderna e vibrante, com uma história dolorosa de genocídio, mas que se transformou em um modelo de crescimento e progresso para o continente africano. O Memorial do Genocídio de Kigali é um local de grande importância histórica, onde os visitantes podem aprender sobre os trágicos eventos de 1994 e prestar homenagem às vítimas.

Além disso, o Parque Nacional de Akagera oferece a oportunidade de vivenciar safáris emocionantes em busca da rica vida selvagem que habita a região, incluindo elefantes, girafas, hipopótamos, leões e diversas espécies de aves. Já o Parque Nacional dos Vulcões é mundialmente famoso por ser o habitat dos gorilas-das-montanhas, uma espécie ameaçada de extinção.

 

O que conhecer em Uganda?

A Pérola da África, como é conhecido o país, é lar de uma extraordinária variedade de vida selvagem, incluindo chimpanzés, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes. O Parque Nacional Queen Elizabeth é um dos melhores locais para safáris e a viagem de barco no Canal de Kazinga oferece a oportunidade de ver hipopótamos e crocodilos.

As paisagens de Uganda são de tirar o fôlego, com planícies vastas e montanhas majestosas. O Monte Ruwenzori, também conhecido como “Montanhas da Lua”, oferece trilhas desafiadoras para os amantes de caminhadas e montanhismo.

 

O encontro com os Gorilas-da-Montanha

O Parque Nacional dos Vulcões, em Ruanda, e o Parque Nacional de Bwindi, em Uganda, são os principais destinos para a observação dos gorilas-das-montanhas, com populações significativas desses primatas incríveis. Antes da jornada, os viajantes recebem instruções e são organizados em grupos de até oito pessoas para minimizar o impacto ambiental e garantir uma experiência segura e responsável. Durante o trajeto, os guias locais acompanham os grupos e compartilham informações valiosas sobre a vida dos gorilas e os esforços de conservação.

A caminhada pode variar em duração e dificuldade, dependendo da localização das famílias de gorilas em um determinado dia. O terreno pode ser íngreme e enlameado, mas os viajantes são recompensados com paisagens deslumbrantes e uma sensação de aventura que permeia o ar.

Depois de horas de exploração, quando o grupo finalmente encontra os gorilas, a emoção é palpável. Os olhares curiosos dos gorilas são tão penetrantes quanto os olhares dos viajantes, criando um vínculo silencioso entre duas espécies diferentes. 

Observar os gorilas-das-montanhas em seu habitat natural é uma experiência única e proporciona um senso de humildade e conexão com a natureza que toca profundamente os corações dos visitantes.

 

Um legado de conservação

Atualmente, tanto Ruanda e Uganda têm se esforçado para preservar suas ricas biodiversidades e proteger os habitats dos gorilas-das-montanhas. As receitas provenientes do turismo de observação de gorilas são investidas em projetos de conservação e no desenvolvimento das comunidades locais, incentivando a população a apoiar a preservação da vida selvagem.

Além disso, quem estimula o turismo de observação de gorilas mostra aos nativos que vale mais a pena manter a espécie viva do que caçá-la. Além de consumir a carne, alguns locais os capturam por atribuir um valor supersticioso a suas mãos. A perda do habitat para agricultores e madeireiros só agrava a situação.

Esses esforços de conservação têm sido bem-sucedidos e as populações de gorilas têm apresentado sinais de recuperação nas últimas décadas, um testemunho do compromisso dos governos, do turismo e das comunidades locais com a proteção da vida selvagem.

Posts Relacionados