Florestas densas, diversas espécies de flora e fauna. Enquanto alguns países oferecem construções históricas e cidades cosmopolitas como atrativos para viajantes, outros apresentam a vida selvagem e as paisagens naturais. Para os amantes de contemplação ou de aventura, selecionamos 5 destinos incríveis de florestas para você conhecer em suas viagens. Do interior das ilhas caribenhas e selvas do sudoeste da África às florestas da Oceania: é possível caminhar por uma enorme variedade de paisagens ao redor do mundo.
1. Uganda
Uganda é um ótimo lugar para explorar as florestas da África e de quebra ainda ver gorilas das montanhas e uma grande diversidade de outros animais e plantas. Por lá, a floresta tropical já cobriu uma grande parte do país e até conectou as Montanhas Virunga com a famosa Floresta Impenetrável de Bwindi, que fica próximo da Região dos Grandes Lagos Africanos. Além de Bwindi, a floresta tropical do Parque Nacional de Kibale é um ótimo lugar para ver nossos parentes mais próximos, os chimpanzés.
2. Amazônia
Verdejante, com comunidades indígenas isoladas e vida selvagem única: poucas pessoas nunca ouviram falar da mundialmente famosa floresta amazônica. Este vasto fenômeno natural se estende por incríveis nove países como a maior floresta tropical do planeta. Ela abriga mais de 60.000 espécies de plantas e mais de 2.500 espécies de animais, incluindo 1.300 espécies de aves.
No Peru, cruzeiros de expedição de luxo ao longo do norte da Amazônia levam os passageiros às profundezas da floresta tropical. A floresta inundada da Reserva Pacaya Samiria é uma experiência totalmente diferente da terra firme do Brasil. No Equador, a experiência cultural é inigualável. Guias nativos estão à disposição para mostrar a você a terra que eles conhecem tão bem.
E no Brasil, há um pouco de tudo. Em Santarém, sinta os pés serem massageados por areias branquinhas emolduradas pela água límpida do rio Tapajós – é o que chamam de Caribe Amazônico. Já perto de Macapá, trilhas revelam belezas naturais escondidas pela mata nativa. Não importa onde esteja, sinta o sabor da culinária local, saboreie a receptividade do povo e escute a paz emanando do seu coração.
Você pode se hospedar em um hotel de selva, navegar pelos rios da região, ficar em uma pousada flutuante – tudo com muito conforto. A escolha é sua.
3. Costa Rica
Um famoso destino de floresta tropical, a Costa Rica tornou-se o símbolo do ecoturismo. Altas árvores e chuva constante são características dessas regiões, que se localizam no sudoeste do país, bem como nas regiões baixas do Atlântico. Além disso, as paisagens verdejantes são cortadas por feixes coloridos tanto no ar quanto na terra – são os pelicanos revoando pelas praias, crocodilos e iguanas caminhando pelas florestas. A Costa Rica é um paraíso natural: no país está concentrada 5% da biodiversidade terrestre do planeta. E, além das florestas tropicais, há também as florestas nubladas.
Elas oferecem aos visitantes uma experiência mágica que envolve os sentidos. Ver o nevoeiro, sentir o ar úmido e ouvir os sons da natureza são coisas que só acontecem aos visitantes dali. As florestas nubladas estão em áreas protegidas, como a Reserva Biológica da Floresta Nublada de Monteverde, a Reserva Florestal Nublada de Santa Elena e a Reserva Florestal Nublada de Los Angeles.
4. Madagascar
Madagascar é um país famoso pela biodiversidade existente na vida selvagem – a quarta maior ilha do mundo tem abundância de animais e plantas endêmicas (75% da sua fauna não é encontrada em nenhum outro lugar da Terra). Há dois destaques de florestas no país insular: o Parque Nacional Montagne d’Ambre e a floresta de Tsingy.
Em meio à região seca da ilha, o Parque Nacional Montagne d’Ambre é um delicioso respiro. Isso porque se encontra em uma parte mais elevada que aquela que o circunda e, com isso, forma uma vegetação de floresta tropical e floresta de altitude abundante em cachoeiras, lagos de cratera e vida selvagem. Explorando suas matas, em mais um show de biodiversidade, você encontra os famosos camelões de Madagascar, diversas borboletas, uma imensidade de aves e, claro, os lêmures.
Já no Parque Nacional de Ankarana, as árvores dividem espaço com as rochas. Sim, é isso mesmo: imagine que você adentra uma floresta e, a cada passo, o chão vai se despindo da vegetação e exibindo seu esqueleto de pedra. A um certo ponto, não é possível caminhar senão circundando os pilares pontiagudos de rochas calcárias, que foram moldando-se pelos ventos e chuvas que ali passaram ao longo dos anos. Você está ali, em meio à floresta de pedra chamada de Tsingy, passando por passarelas que se sobrepõem a poços, grutas e rios subterrâneos – um deles, o Lago Verde, cria um contraste perfeito entre o verde esmeralda das águas e o cinza da paisagem. É uma floresta diferenciada que só uma viagem a Madagascar pode proporcionar.
5. Tasmânia
Um lugar pouco povoado, a Tasmânia tem 14% de toda a vegetação nativa constituída por florestas tropicais. Dona de algumas das mais lindas paisagens de mar e montanha da Austrália, a ilha-estado vai além do que todo mundo imagina. Primeiro, por ser um playground natural para aventureiros que curtem trekking, rafting, caiaque. Além disso, cidades como Hobart e Launceston são refinadamente charmosas, com uma boa mesa que vai das ostras aos salmões, dos vinhos aos whiskies produzidos ali. O Parque Nacional Freycinet e a reserva Cradle Mountain encantam tanto quem explora suas trilhas como quem os sobrevoa de helicóptero. Não à toa, a ilha ao sul do continente australiano foi classificada como uma área de Patrimônio Mundial da UNESCO.