Scroll to top

Os beduínos de Wadi Rum


terramundi - 14 de janeiro de 2020 - 0 comments

As tendas de pelos de cabra já são uma característica da paisagem de natureza desértica do sul da Jordânia. Na área protegida de 720 quilômetros quadrados, conhecida como vale da lua, o deserto de Wadi Rum se mostra uma experiência diferenciada na viagem ao Oriente Médio.

As enormes montanhas de arenito e granito abrigam várias tribos beduínas, que uma vez vagaram como nômades e hoje vivem justamente nas tendas que se espalham pelo cenário alaranjado de Wadi Rum. Entre petroglifos antigos e as belas formações rochosas naturais, as famílias administram a área e ganham a vida oferecendo passeios no deserto.

Como viver uma experiência no deserto de Wadi Rum

Cerne de uma cultura milenar, as tribos beduínas da Jordânia são nomeadas com origem no árabe: al bedu significa habitantes das terras abertas. Cada grupo é formado por integrantes de diversas famílias, que são sempre liderados por um xeque.

Com eles, é possível conhecer Wadi Rum em um safári de jipe ​​durante o dia ou em uma estadia completa com pernoite nas tendas. Dessa forma, além de descobrir as paisagens, conhece-se também a riqueza da cultura de um povo, que por ser característico da região, apresenta uma experiência mais intensa e autêntica.

No acampamento, a comida é preparada em fogueiras de forma típica, enquanto as refeições são feitas ao ar livre sob um dossel de estrelas. Beber o café arábico se torna um ritual estilizado que vai muito além do sabor de cardamomo. À noite, no momento para relaxar, provar um pouco de chá junto à fogueira é um toque especial. 

Beber um chá junta à fogueira em Wadi Rum é tradição!

Conheça a Jordânia com a TERRAMUNDI

Viaje para o deserto de Wadi Rum e para outras paisagens surpreendentes dessa nação árabe com a Terramundi. Desenhamos viagens únicas com um olhar apurado sobre cada destino. 

Posts Relacionados