Scroll to top

De janeiro a janeiro: as estações do ano na Europa


terramundi - 7 de janeiro de 2020 - 0 comments

Viajar pelo mundo permite descobrir paisagens e sensações diferentes das que encontramos pelo Brasil. As estações do ano na Europa, por exemplo, têm sempre algo novo a oferecer em cada país — e para desfrutar das paisagens e climas desejados, é preciso saber quando ir. 

Pensando nisso, preparamos um calendário para que você saiba o que pode aproveitar em alguns países europeus de acordo com cada época do ano. Tenha em mente que as estações no hemisfério norte são opostas aos do Brasil, que está no hemisfério sul. 

Armênia e Geórgia — o sul do Cáucaso

estações do ano na Europa — Cáucaso

Na região sul da Cordilheira do Cáucaso, Geórgia e Armênia marcam o encontro entre Oriente e Ocidente. Além da mistura cultural e da bagagem histórica, os países contam com paisagens naturais encantadoras, emoldurada pelas montanhas e pelo Mar Negro.

Viajar por lá é caminhar entre monumentos e descobrir cenários naturais. Por isso, saber o clima em cada época é essencial. Assim, um bom período para conhecer a região é o final do verão e durante todo o outono, de agosto a novembro. 

Nesses meses, há baixa incidência de chuvas e as temperaturas estão mais amenas do que no verão e no inverno, o que facilita a visita por todo o patrimônio histórico e cultural que estes países guardam.

Croácia, Grécia e Turquia — uma riviera europeia

Riviera europeia — Grécia

Uma combinação de países que mesclam milhares de anos de história, cultura vívida e natureza exuberante. A região europeia em que se encontram Croácia, Grécia e Turquia oferece praias de água cristalina e areia branca, assim como cidades contemporâneas e monumentos que narram o passado.

É claro que as estações do ano na Europa variam dependendo do lugar a visitar. Porém, para aproveitar o que o litoral europeu tem a oferecer, é preferível conhecer estes países durante períodos quentes. No entanto, para evitar o tumulto de turistas, a primavera é o melhor momento para conhecer as ilhas e praias sem pressa.

Islândia e Noruega — os países nórdicos

No extremo norte do continente europeu, Islândia e Noruega surpreendem com suas paisagens de natureza bruta e com os fenômenos que acontecem a cada nova estação.

Por lá, o frio é constante. No entanto, durante o verão, os países têm seus dias e noites tomados pela luz do sol — é um dia sem fim. No anoitecer, é como se o sol apenas mergulhasse brevemente no horizonte e logo voltasse a nascer, iluminando o céu com os raios avermelhados.

No inverno, as luzes são outras: os raios verdes da aurora boreal acendem o céu. Mas fique atento: esses fenômenos são mais fáceis de ser observados na região mais ao norte da Noruega, acima do Círculo Polar Ártico. 

Aurora boreal Europa

Conheça as estações do ano na Europa com a TERRAMUNDI

Viaje pelos países europeus e descubra novos cenários de acordo com as estações do ano na Europa. Os roteiros Terramundi são feitos para você aproveitar o melhor de cada época do ano. Entre em contato conosco.

Posts Relacionados