Scroll to top

A contemporaneidade da região sul do Cáucaso


terramundi - 26 de agosto de 2019 - 0 comments

O vento sopra sua pele a todo o momento. À vista, a imponente cordilheira do Cáucaso, que torna tudo à sua volta desimportante. E, no peito, aquela sensação de preenchimento. Os países da região sul do Cáucaso surpreendem nas paisagens, nos costumes, no povo e nas delícias gastronômicas. 

Marcando o encontro do Oriente com o Ocidente, lugares como Azerbaijão, Geórgia e Armênia mesclam as histórias medievais com a vida contemporânea.

Conhecendo a região sul do Cáucaso

Traços do passado contrastam com a essência moderna das capitais Baku, Tbilisi e Erevan.

Tudo nestes três países reflete seus passados, repletos de invasões e guerras, sob influências persas, otomanas, turcas e soviéticas. A essência dessa mistura cultural e da resistência de séculos se converteu na contemporaneidade de uma região agraciada também por paisagens belíssimas.

Baku

Mesmo sendo um dos primeiros centros históricos da civilização humana, a capital da Terra do Fogo não fica atrás de muitas metrópoles modernas. 

Inspirados nas construções dos países árabes, a malha urbana de Baku conta com edifícios majestosos e imensamente altos, que iluminam as ruas durante a noite e conduzem a população nas atividades noturnas. 

Uma tranquila caminhada pelo boulevard da cidade permite observar as silhuetas de luz que se encaixam às margens do Mar Cáspio.

região do Cáucaso: Baku

O olhar para o futuro de Azerbaijão também é percebido nas envolventes curvas do projeto arquitetônico de Zaha Hadid, construído para sediar o Centro Cultural Heydar Aliyev. Deixando de lado o estilo europeu em particular a rigidez soviética , o prédio oferece leveza com suas formas arredondadas e abundância de ângulos, traduzindo no concreto a sensibilidade do povo azeri.

Tbilisi

Contrastando com as paisagens emolduradas pela Cordilheira do Cáucaso, a cidade de Tbilisi possui uma atmosfera underground  o que proporciona uma experiência única.

região do Cáucaso: Tbilisi

Em uma convergência perfeita entre antigo e novo, o hotel The Rooms ocupa um prédio da era soviética e que hoje ganha uma nova fachada. É a união do charme geórgio e da contemporaneidade nova iorquina, que traduz a atualidade no país e torna sua capital um local de energia jovem e vibrante.

Erevan

Não se prenda aos horários na capital armênia. Lá, a cada passo você se encontra num novo mundo de possibilidades. São cafés, espaços culturais e galerias de artes que colorem as ruas da cidade e te enchem de informações que devem ser absorvidas com calma. 

região do Cáucaso: Erevan

De encontro a isso, a galeria Ardean se tornou um espaço em que a cultura armênia é preservada e modernizada por meio de peças de arte e design.

Viaje para a região sul do Cáucaso com a TERRAMUNDI

Descubra estes três destinos da região sul do Cáucaso e carregue em sua bagagem experiências diferenciadas. 

A TERRAMUNDI realiza grupos de viagem para o Azerbaijão, Geórgia e Armênia e viagens sob medida. Conheça! 

Posts Relacionados