Scroll to top

Roteiros para a Noruega: descubra qual é o melhor pra você!


terramundi - 10 de agosto de 2018 - 0 comments

Assim como para outros lugares do mundo, existem vários roteiros para a Noruega – mas você já parou para pensar que um deles certamente se adequa melhor a você? Mais ainda, que você pode e deve PERSONALIZAR sua viagem de forma que atenda a todas as suas vontades, necessidades, sonhos? Pensando nisso, montamos um guia bate-pronto sobre um destino que, acredite, muita gente nem imagina quanta coisa oferece – inclusive lugares épicos que merecem sua visita! Assim, você pode planejar melhor sua jornada norueguesa ou até mesmo usar esse material como “base” para outros destinos!

 

Estilo de viagem

A Noruega é destino para quem curte natureza e esportes (hiking, neve, bike, maratona do sol da meia, etc); cultura viking autêntica (super presente na região dos fiordes); tradições e costumes locais (você vai conhecer o povo Sami no Norte); história, urbanidade, arte e arquitetura diferenciada (tome como base Oslo – a Capital Verde da Europa de 2019 e o melhor destino de 2018. Este é um dos países mais sustentáveis do mundo, junto com a Dinamarca, um dos que mais tem mulheres como líderes, e que fica à frente dos tempos mesmo! Sua população é saudável, sendo o primeiro país que restringe o uso de agrotóxicos por lei: é ideal para viagens veganas, fora da caixa, ou simplesmente para entrar em contato com um futuro possível para o mundo!  

 

 

Independente do roteiro que escolher, trata-se de um destino para se viajar leve: a cultura do país dono do melhor Índice de Desenvolvimento Humano é que cada um carregue suas malas e possa ir até as estações de trem por sua conta, com liberdade e segurança. Sem falar que o país valoriza e respeita ciclistas e pedestres, e que explorar alguns pontos a pé ou de bike torna tudo muito mais rico do ponto de vista da essência local!

 

Quando ir

paisagem de lado na Noruega com montanhas ao fundo

 

As estações do ano não são bem definidas. Tudo depende de quão rigoroso foi o inverno.Como base, pense assim:  JUNHO A AGOSTO (verão – altíssima temporada, ideal para aproveitar 24 horas do dia praticamente, afinal é a época do sol da meia-noite!), SETEMBRO A MARÇO (outono/inverno – perfeito para ver a Aurora Boreal). Ah, e de ABRIL A MAIO, é primavera – época boa para esportes ao ar livre. Dependendo da época do ano, vale levar em consideração por onde quer começar, chegar, sair… Todas as companhias aéreas européias voam para Oslo (capital); Swiss e KLM voam para Bergen (porta de entrada dos fiordes) enquanto Lufthansa e British voam para Tromso (norte – onde se vê a Aurora Boreal).

Ok, mas qual roteiro escolho afinal?

 

Para quem tem pouco tempo e quer conhecer o melhor

Restaurantes na Noruega ao ar livre

 

Se fosse para resumir a Noruega em poucas palavras seriam elas: Bergen, Flam e Oslo. Então, se você não tiver muito tempo para “gastar” na viagem, a melhor opção é um roteiro de 5 ou 6 dias que explore o principal das atrações norueguesas. E nem pense que não vai conhecer muita coisa, vai sim! Bergen e sua animação, Oslo e sua história, e o passeio clássico que as une com paisagens desconcertantes, sem falar em Flam, que guarda  um dos trajetos de trem mais belos do planeta! Assim, você conhecerá a atmosfera local de casas coloridas, os imponentes e inesquecíveis fiordes, as paisagens surreais para além deles, a arte e a cultura viking – tudo isso em até uma semana!

 

Para quem quer focar nos Fiordes

Viajante no alto de um fiorde na Noruega com sol ao fundo

 

Escolha um roteiro que apresente essa maravilha da natureza de maneiras diferentes! Vale escolher verão ou inverno, pois as esculturas naturais que misturam montanhas e mar estão ali ao alcance de todos o ano todo, e ficam particularmente mais belas a cada estação! Diferente na Nova Zelândia, cada fiorde da Noruega possui um vilarejo e vale a pena investir nos hotéis dos arredores pelo menos duas noites. E, sim, você pode apreciar cada detalhe por trilha, de caiaque ou a bordo de um trem…

 

Para uma imersão diferenciada

Vista de fiorde a bordo de um cruzeiro na Noruega

 

Aposte em um roteiro que ofereça parte da jornada em um cruzeiro! Há mais de uma opção de navios que cruzam as águas por entre fiordes, mas uma dica é o Cruzeiro de expedição Hurtigruten. É rústico, tem 34 portos de escalas e você não precisa fazer a rota toda se não quiser – a maior delas, porém, é bem bacana e vai de Bergen – Kirkenes.

 

Para ver a Aurora Boreal

paisagem noturna com aurora boreal no céu da Noruega

 

Viaje de setembro a março, melhor época para conjugar fiordes e Aurora Boreal. No mês de outubro, a probabilidade de ver a luzes no céu é maior do que na Islândia, devido a localização no globo terrestre ( o círculo polar passar por cima de Tromso!). E, sim, dá pra fazer um roteiro direto ao ponto: em 5 dias!

 

Para ir além e conhecer a “vizinhança”

cenário da Dinamarca

 

A Noruega não está sozinha quanto às suas belezas naturais e traços históricos, culturais e sociais que são exemplo de prosperidade para o mundo. Dinamarca e Suécia estão ali, ao lado, geograficamente inclusive, compartilhando laços e atrativos que valem um roteiro que una todas as maravilhas da Escandinávia! De um país para o outro, o caminho é fluido, recheado de casas coloridas, natureza estupenda e atmosfera de primeiro mundo – cenários de conto de fadas! Outra possibilidade é unir Noruega à Finlândia, em uma jornada especial que priorize a Aurora Boreal!

**

Como personalizar ainda mais a viagem?

Leve em conta primeiro quantos dias você tem para viajar, e se quer focar na Noruega ou conhecer países vizinhos. Dependendo do número de dias da viagem, é possível definir (de preferência junto a um consultor especializado) quantos fiordes colocar no itinerário. Isso porque cada fiorde tem um destaque, uns são diferentes dos outros e saber qual priorizar é essencial. Os cinco principais são Geiranger, Nordfiorde, Sognfiorde e Hardangerfiorde.

Pense também se prefere os atrativos de verão ou de inverno. No meses de verão, por exemplo, o cruzeiro Hurtigruten passa ao longo da costa interior, onde é possível observar o Fiorde de Geiranger, uma das atrações mais visitadas da Noruega, enquanto nos meses de outono ele navega para o Fiorde de Hjorund situado no meio dos majestosos Alpes Sunnmore. No inverno, a Aurora Boreal é o grande chamariz, enquanto no verão o sol da meia-noite garante muitas horas de luz e diversão.

Outra coisa importante é saber que viajar de carro pela Noruega é caro e que, portanto, a melhor maneira é utilizar o transporte público (trem + ônibus + barco). O percurso entre um lugar e outro faz parte da viagem e é lindo, pode acreditar!

 

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

Related posts