Scroll to top

Viagem para a Noruega: 10 lugares épicos que merecem a sua visita!


terramundi - 26 de julho de 2018 - 0 comments

A Noruega é simplesmente…impressionante! Mas ser evasivo para falar de um dos países mais charmosos da Europa não é o melhor caminho. Dono de beleza natural impactante (essa é a nação dos fiordes) e melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ele também é, segundo pesquisas, considerado o país mais feliz do globo – sendo exemplo de civilidade, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente e muito mais. Não à toa, os noruegueses se orgulham de todas as coisas de sua terra, e há lugares que têm significado especial para eles – e consequentemente para quem visita! Reunimos 10 deles, que representam a história viking, a natureza norueguesa em detalhes e dão de lambuja experiências que fazem a viagem valer ainda mais a pena! No inverno ou no verão! Anote aí =)

1- BRYGGEN WHARF

paisagem da parte histórica de bergen

 

Bergen já foi a capital do país e é a segunda maior cidade da Noruega, tendo um “peso” cultural e histórico por todo o canto. Mas é em Bryggen onde tudo faz mais sentido ainda: parte central da cidade desde a era dos Vikings, hoje essa faixa de casas coloridas nos levam de volta ao século 14 com muito charme e estilo.

 

2- MONTE FLOYEN

paisagem da cidade de bergen vista de cima do Monte Floyen

 

É uma das atrações mais emblemáticas de Bergen: você embarca em um funicular, o Floibanen, e sobe monte acima, dando de cara com uma vista panorâmica e única. Conhecida como a cidade que é rodeada por 7 montanhas, Bergen é ótima não apenas para a contemplação, mas para se aventurar pela mata! Aliás, o que muita gente não sabe é que é possível unir o Monte Floyen (o mais famoso) ao Monte Ulriken (o mais alto) através de uma trilha (conhecida como Vidden Trail) que leva de um ao outro. A dica é pegar o teleférico até o topo do Ulriken e de lá fazer a trilha até Floyen, que leva em torno de 4 horas.

 

3- FORTALEZA DE AKERSHUS

Vista do forte de AKERSHUS

 

O Akershus Fortress é o edifício mais antigo da capital norueguesa, Oslo! Construído em 1920, resistiu à passagem do tempo desde então e superou o incêndio de 1624, que destruiu toda a cidade. É possível entrar na fortaleza, onde se encontra parte da história do país e monumentos históricos, muitos relacionados à Segunda Guerra Mundial. Um marco, um ícone e o lugar escolhido desde 2014 para abrigar o Festival Medieval de Oslo.

 

4 – NAEROYFJORD

céu azul em fiorde da Noruega

 

Cada um de seus 1.000 fiordes é motivo de orgulho para a Noruega. As entradas de mar por entre montanhas são como pinturas, mas Naeroyfjord, o segundo braço do Sognefjord no oeste da Noruega, é especialmente encantador. É um dos mais conhecidos, fato, mas divinamente primitivo. E suas características o tornam ainda mais cênico do que os demais: bastante longo, muito estreito, cercado por majestosas montanhas e cascatas. O Patrimônio da Humanidade, declarado pela UNESCO, vale cada segundo e cada foto.

 

5 – ALESUND

a cidade de Alesund, na Noruega, vista de cima

 

Na bela costa oeste da Noruega, é uma cidade ímpar e espetacular até mesmo para os padrões noruegueses. Cercada por natureza, tem a arquitetura da cidade como uma das expressões mais completas da Art Nouveau – e é o único lugar do mundo onde esse estilo encontra a brisa do Atlântico. Alesund também é a capital do bacalhau e é famosa pela culinária.

 

6 – FIORDE DE GEIRANGER

cachoeira-no-fiorde-de-geiranger

 

Fica na região de Alesund, junto à vila de Geiranger, e é nesse fiorde famoso onde aninham-se quedas d’água de tirar o fôlego como “As Sete Irmãs” e outras mais, cujas águas límpidas seguem por quilômetros em tons que vão do verde-esmeralda ao azul-tiffany, variando conforme a luz que incide.

 

7 – ILHAS LOFOTEN

Cenário idílico das Ilhas Lofoten, na Noruega

 

Ao norte do solo norueguês, as Ilhas Lofoten não ficam atrás dos fiordes, com natureza estupenda, picos que vão até o céu ártico e vilarejos entre eles! Além da paisagem magnífica, o lugar tem outros atrativos que valem atenção, alguns deles são: o Museu Viking de Lofotr, os pratos locais e as Ilhas Vega que ficam próximas o suficiente para uma “esticadinha”.

 

8 – TROMSO

luzes azuis, verde e rosa no céu nórdico da Noruega

 

Não é um ou dois lugares que atraem nessa moderna cidade do Ártico, mas o “todo”, no qual a natureza e a cultura andam lado-a-lado. Esta é a cidade onde você verá de museus até o jardim botânico mais setentrional do mundo, sem contar a vida noturna, as experiências gastronômicas únicas e os festivais – de cinema ao de contemplação das luzes do norte. Sim, é ali o ponto ideal para a observação do fenômeno das auroras boreais, visível entre setembro e março e cuja “caça” pode ser feita a bordo de um trenó. Em contrapartida, de maio a julho, é o sol da meia noite que brilha no céu e resulta em atividades 24 horas por dia, literalmente.

 

9 – SWORDS IN ROCK (ESPADAS EM ROCHA)

monumento histórico da noruega, três esculturas de espadas enormes

 

Um monumento imponente em Hafrsfjord, fora de Stavanger, revelado apenas em 1983! As três gigantescas espadas são símbolos de um evento histórico de grande importância nos tempos medievais: foi ali que Harald Fairhair reuniu todos os noruegueses sob um reino – e as três espadas representam paz, unidade e liberdade. Um passeio que nem todos fazem, com aquele ar de exclusivo =)

 

10 – IGREJA DE URNES STAVE

paisagem com mar e montanhas ao fundo e igreja nesse cenário lindo

 

As igrejas de madeira já foram muito populares no noroeste da Europa, mas agora são uma singularidade da Noruega, e imperdíveis. Localizada em um dos braços do Sognefjord e construída por volta de 1130 DC, é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Motivos não faltam: a Urnes Stave é a mais antiga igreja de madeira e impressionante: suas elaboradas esculturas de madeira mostram a mistura entre tradições cristãs e vikings.

**

Se inspirou pra conhecer alguns (ou todos) os lugares dessa lista?

 

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Related posts