Scroll to top

Nos ritmos da música cubana


terramundi - 19 de novembro de 2019 - 0 comments

Trompetes, saxofones, bongôs, reco-recos, chocalhos, tambores africanos e violões espanhóis ressoam por Cuba durante o dia e à noite. É este o principal palco para a música cubana: as ruas são o espaço natural para performar em uma cidade que está sempre em festa.

O uso destes instrumentos é uma combinação de influências do cenário musical mundial, que se transformam em uma variedade de melodias e gêneros quando chegam às mãos e aos ouvidos cubanos. Dali nascem ritmos como salsa, sons, rumba, reaggeton, jazz, bolero e diversos outros – difícil é definir em rótulos a mistura melódica e a fluência das notas.

Música de Cuba — homem caminha pelas ruas de Havana com violoncelo.

Para ouvir a música cubana

A força da música cubana é reflexo da valorização à arte há escolas de músicas tradicionais no país, onde artistas talentosos são formados. Os versos traduzem a identidade de Cuba ao falar desde a revolução até os relacionamentos amorosos. A sensualidade e a presença são constantes e tornam os ritmos de Cuba envolventes.

A música cubana sempre dá as caras ao vivo ela é autêntica e irresistível. Seja pelas ruas de Havana, pelo carnaval de Trinidad ou pelos bares e cafés de Santiago de Cuba, você será conquistado pelos ritmos de sangue quente em lugares que transbordam talento e energia.

Há shows quase que diários que podem ser encontrados a cada esquina. Em Havana, passar por Paseo de Martí implica em ouvir empolgantes salsas, enquanto que no clube El Gato Tuerto o jazz e boleros são certos. Se for ao Balcón 1930, no Hotel Nacional, poderá dançar em um cenário já frequentado por Ernest Hemingway e Frank Sinatra.

Cidadãos curtindo a música cubana

Para além da Habana Vieja e do Malecón, o bairro Vedado também oferece opções para se deixar contagiar pelos sons de Cuba de maneira menos turística, na famosa Fábrica del Arte, que ganha duas pistas de dança, e no Club 1830.

Para dançar ao som da música cubana

Além dos clubes noturnos e dos cafés que permitem virar a noite bailando aos ritmos quentes de Cuba, é possível também se arriscar a aprender alguns passos. Aulas de salsa, rumba ou chá-chá-chá são oferecidas na Casa del Son, em Havana, e com o grupo Havanna Queens em seu estúdio. Esses momentos podem tornar sua relação com a música cubana uma boa memória de sua viagem.

Viaje para Cuba com a TERRAMUNDI

Para além das músicas, Cuba conquista seus visitantes com sua atmosfera artística e autêntica. Para conhecer o país além dos estereótipos e cartões postais, saiba mais sobre os roteiros personalizados e as viagens em grupo da Terramundi.

Aproveite e conheça outros ritmos e sons pelo mundo

Posts Relacionados