1° Dia
- Origem / Santarém - Alter do Chão
Pernoite: Alter do Chão
Embarque com destino ao Aeroporto de Santarém. Chegada, recepção e traslado para a Vila de Alter do Chão, acomodação no hotel. Restante do dia livre para atividades independentes.
2° Dia
- Alter do Chão: Serra da Piroca e Ponta do Cururu
Pernoite: Alter do Chão
Café da manhã no hotel, e manhã livre para atividades independentes.
Às 15h00, saída para visita ao pequeno centro de Alter do Chão e sua praia de águas transparentes. Travessia de barco para a praia localizada entre Lago Verde e o rio Tapajós.
Início da caminhada em direção a Serra da Piroca, que é a elevação principal da região, neste percurso a presença da vegetação de cerrado é constante até começar a subida íngreme, mas relativamente curta. Depois de 1h de caminhada, chegada ao topo da serra, com uma visão de 360º do rio Tapajós, que em alguns trechos, atinge uma largura de mais de 20 km, o Lago Verde com inúmeras baias, o Amazonas ao norte e Alter do Chão ao sul. Este é o ponto de grande beleza cênica da Floresta Nacional do Tapajós, o retorno requer cuidado na descida. O pôr do sol será contemplado na Ponta do Cururu, depois uma parada para um banho nas águas do Tapajós.
Retorno ao hotel por volta das 19h00.
3° Dia
- Alter do Chão: Lago Verde, Ponta de Pedras e Ponta do Jarí
Pernoite: Alter do Chão
Café da manhã no hotel, e em horário pré-determinado saída para início da travessia do Lago Verde em canoa canadense ou lancha com destino a uma baía com vegetação submersa. As árvores são pequenas com troncos grossos, a paisagem é belíssima, com possibilidade de visualização de peixes e observação de aves. O desembarque será numa pequena praia prosseguindo por uma trilha com destino a comunidade de Ponta de Pedras, a vegetação é composta de savana, um tipo de cerrado e floresta. Um destaque na trilha é a seringueira (Hevea Brasiliensis) de grande importância econômica para a Amazônia no século passado.
Parada para um breve descanso, seguindo de lancha até a ponta do Jarí, um canal natural de ligação entre o rio Tapajós (águas claras) e o Amazonas (águas barrentas). A Ponta do Jarí é uma área inundada e dormitório de papagaios e garças, a revoada pode ser observada ao entardecer ou amanhecer, dependendo do período do ano é possível à observação dos jacarés.
4° Dia
- Alter do Chão: Comunidade Jamaraquá
Pernoite: Alter do Chão
Café da manhã no hotel, e em horário pré-determinado, saída para visita à comunidade de Jamaraquá, localizada dentro da Floresta Nacional de Tapajós, o acesso pode ser feito em veículo 4x4 ou barco, conhecendo as praias de Pindobal ou Aramanai. A comunidade faz parte do projeto de apoio ao manejo florestal sustentável da Amazônia, o passeio propicia ao visitante conhecimento sobre a utilização dos recursos naturais pelas populações ribeirinhas. A comunidade vive da produção de farinha de mandioca, feijão e arroz para subsistência. O couro ecológico (artesanal) é a nova fonte de renda, durante a visita é possível conhecer todo processo de transformação do látex em produtos ecologicamente corretos. Visita às Praias de Cajutuba para banhos, e no final da tarde retorno para Alter do Chão, com chegada prevista para as 19h00 ao hotel.
5° Dia
- Alter do Chão - Santarém / Origem
Café da manhã no hotel, check-out e, em horário previamente informado, traslado para o aeroporto de Santarém e embarque com destino à sua cidade de origem.
RESERVE SUA VIAGEM