1° Dia
- (Sábado) Origem / Palmas
Pernoite: Palmas
Embarque com destino ao Aeroporto do Palmas. Chegada e traslado para o hotel.
2° Dia
- (Domingo) Palmas / Jalapão Ecolodge – Rio Soninho e subida Morro da Catedral
Pernoite: São Félix
Por volta das 6h30, saída com destino ao Jalapão Ecolodge e almoço. Logo após, oportunidade de um refrescante banho na enseada do Rio Soninho. No final da tarde, subida ao Morro da Catedral, um dos cartões postais do Jalapão, com a magnífica experiência de apreciar um belíssimo e inenarrável entardecer. Retorno para o Jalapão Ecolodge para jantar e pernoite.
Dados da Trilha:
Nível de Dificuldade: Leve
Distância: 798 m / Inclinação: 27%(méd.) 54% (máx.)
Elevação: 374(min.) 473(méd.) 553 (máx.) / Ganho de elevação: 184 m
3° Dia
- (Segunda) Jalapão Ecolodge – Travessia da Velha e Rafting / São Félix
Pernoite: São Félix
O dia será intenso, começando às 6h com o trekking na Travessia da Velha, uma caminhada de aproximadamente 12km, passando por campos limpos e veredas, até chegar na Cachoeira da Velha uma oportunidade de ver de um ângulo diferente do convencional, ou seja na parte de dentro do parque. No almoço, pic nic em uma das prainha do Rio Novo, com a chance de comer em meio à natureza. Na sequência, Rafting de 2 horas, com corredeiras classe IV, para conhecer a emoção que é remar no Jalapão, uma dose de adrenalina na medida para ficar marcada como o cartão de visita na mente dos amantes da natureza que visitam o Jalapão. Visita a várias prainhas no maior Rio de águas limpas e potável do Brasil. Depois de finalizado o Rafting, retorno por um trilha de mais 3,5km até o Jalapão Ecolodge com chegada prevista as 18h. Após um breve descanso, partida para cidade de São Félix para o jantar e pernoite.
Dados da Trilha:
Nível de Dificuldade: Moderado
Distância: 12 Km / Inclinação: 2,4%(méd.) 13.2% (máx.)
Elevação: 252(min.) 328(méd.) 361(máx.) / Ganho de elevação: 361 m
*** Este dia de passeio só acontece para grupo mínimo de 3 pessoas. Para grupos com 2 pessoas há opção de manter o dia sem alterações mediante custo extra (R$ 395,00 por pessoa) ou ter o dia alterado para o roteiro alternativo, sem custo ***
*** Roteiro Alternativo *** De Novembro a Abril em virtude do período de chuvas e questões operacionais e segurança, poderá haver uma mudança do percurso. Neste caso o dia começa com uma trilha de 8 km entre o Fervedouro do Alecrim e o Fervedouro do Bela Vista. Após almoço partiremos para uma aventura de Rafting por 12km, aproximadamente 2h e meia de descida classe II ou III pelo Rio Soninho. Final do dia chegaremos a cidade de São Félix para jantar e pernoite.
** Com esta mudança de percurso o roteiro passa a não ter visita a cachoeira da Velha **
4° Dia
- (Terça) São Felix – Fervedouro Encontro das Águas, Comunidade Mumbuca e Cachoeira da Formiga / Mateiros
Pernoite: Mateiros
Após o café da manhã, saída em direção à Mateiros. Visitaremos o Fervedouro Buritizinho. Depois do banho de rio iremos caminhar 4km em meio ao Cerrado, até o Fervedouro Encontro das Águas. Iremos desfrutar do banho no Encontro dos rios Formiga e Soninho, onde poderemos notar a diferença de temperaturas e cores de suas águas. Em seguida almoçaremos uma típica comida jalapoeira na Comunidade Quilombola Mumbuca, berço do capim dourado.
Após um breve descanso, seguiremos até a Cachoeira do Formiga, considerada uma das mais belas do Jalapão, com suas águas de cor verde esmeralda que proporciona um banho relaxante e renovador para o corpo. Um dos mais desejados e belos para banho, mergulho e flutuação. Partimos para a cidade de Mateiros para jantar e pernoite.
5° Dia
- (Quarta) Mateiros – Trekking Serra do Espírito Santo, Dunas do Jalapão e Comunidade do Rio Novo / Ponte Alta
Pernoite: Ponte Alta
O dia começa cedo em torno das 04h com um trekking na Serra do Espírito Santo, aproximadamente 4 horas de duração com uma subida de 500 metros, mais uma trilha de 3 km em cima da Serra para apreciar o alvorecer e uma paisagem deslumbrante. Depois, retorno para tomar um café regado de histórias no Bar de Dona Abenita. Em seguida, visita às Dunas do Jalapão, um belo cenário com suas areias laranja dourado, rodeadas de serras e veredas para apreciar essa paisagem autêntica da região jalapoeira.
Logo após, visita a uma prainha do rio Novo para tomar um banho e almoço no restaurante da Sr. Adélio na Comunidade do Rio Novo. Após o descanso, seguir viagem à Ponte Alta para jantar e pernoite.
Dados da Trilha:
Nível de Dificuldade: Moderado
Distância: 06 km / Inclinação: 13,6%(méd.) 52.2% (máx.)
Elevação: 541(min.) 755(méd.) 794(máx.) / Ganho de elevação: 306 m
6° Dia
- (Quinta) Ponte Alta – Pedra Furada, Canyon Encantado / Ponte Alta
Pernoite: Ponte Alta
Saída em direção à Palmas, mas não sem antes conhecer outro cartão postal da região: Pedra Furada, uma enorme pedra de arenito esculpida pelo vento e chuva. Em seguida, deslocamento para o Canyon Encantado, um lugar de beleza rara e única, em algumas épocas do ano chega a ter mais de cinco cachoeiras que podem ser vistas do mesmo lugar. Caminhada por dentro do Canyon aproximadamente de 1,5 km. Almoço no Senhor Juraci com uma deliciosa comida caseira regada de boas histórias. Após um breve descanso, retornopà Ponta Alta para jantar e pernoite.
Dados da Trilha:
Nível de Dificuldade: Difícil
Distância: 03 km / Inclinação: 6,7%(méd.) 29.4% (máx.)
Elevação: 453(min.) 482(méd.) 519(máx.) / Ganho de elevação: 110 m
7° Dia
- (Sexta) Ponte Alta - Lagoa do Japonês / Palmas
Pernoite: Palmas
Começaremos nosso dia conhecendo a famosa e imponente Lagoa do Japonês, um lugar de beleza rara e única, com suas águas cristalinas e em tons ora azuis e ora esverdeados, com suas curiosas formações rochosas calcárias, para quem deseja relaxar e aproveitar a beleza natural deslumbrante. Almoçaremos uma comida típica no local na Dona Almerinda. Seguiremos para Palmas. Pernoite em Palmas.
8° Dia
- (Sábado) Palmas / Origem
Café da manhã na pousada e em horário pré-determinado traslado para o aeroporto de Palmas para embarque de retorno à cidade de origem.
Obs: check-out na pousada às 12h00.
OS ROTEIROS PODERÃO SOFRER ALGUMAS MODIFICAÇÕES (EX.: INVERSÃO) DEVIDO À DISPONIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DA REGIÃO, COMO TAMBÉM CONTINGENTE DE PESSOAS DEVIDO A DATAS DE ALTA TEMPORADA, PARA MELHOR CONFORTO E APROVEITAMENTO NOS ATRATIVOS, SENDO ASSIM, O ACESSO AOS ATRATIVOS OCORRE NORMALMENTE, MAS DE FORMA INVERTIDA.
RESERVE SUA VIAGEM