Scroll to top

Saiba Como Ter Um Dia Perfeito em Zagreb, Na Croácia!


terramundi - 21 de janeiro de 2019 - 0 comments

Apenas um dia é o suficiente para você se encantar por Zagreb, capital da Croácia que merece toda a sua atenção!

O litoral croata também é fascinante, mas, em Zagreb, há um charme único! Essa cidade croata é diversa e compacta ao mesmo tempo, com variados tesouros locais que podem ser descobertos a pé — e por que não em um dia só?

Como ter um dia perfeito em Zagreb

Em Zagreb há opções gastronômicas de qualidade, bares animados, um grande mercado, arte contemporânea de primeira e, é claro, sem esquecer da paixão pela cafeína cultuada em cafés bem originais. É hora de colocar a capital da Croácia nos holofotes!

Vamos conferir o que você pode (e deve!) fazer por lá?

Vá até o mercado da praça

Mercado da praça — Zagreb

Todos os dias, o mercado a céu aberto de Zagreb colore e enche de aromas a praça central, que já é um passeio imperdível.

O Dolac funciona desde a década de 30 e encanta a todos com frutas exuberantes, verduras de vários tons e legumes suculentos que disputam o olhar com guarda-sóis vermelhos das barracas.

A riqueza dos produtos vai até uma área coberta em que há peixes, carnes, pães, conservas, queijos e embutidos, com destaque para o presunto cru nos mesmos moldes do Parma italiano.

Caso queira sentir o melhor da essência local, vá ao mercado em um sábado, dia em que os moradores simpáticos e receptivos fazem suas próprias compras.

Ande, ande, ande

Urbanismo — Zagreb

O cenário urbano da capital croata é alegre, cheio de charme, cool e muito cultural — o que nos faz imaginar que estamos em uma interessante mistura de Berlim com Viena.

O país da antiga Iugoslávia recebe centenas de cruzeiros, mas é no interior e, precisamente em Zagreb, que sua singularidade se desnuda. A boa notícia é que você pode despi-la a pé ou, no máximo, com a ajuda de um funicular (espécie de bondinho moderno).

Atente-se aos detalhes, como as ruas de pedras, parques e até mesmo o estilo das roupas que, de certa forma, expressa a sede de viver intrínseca e a personalidade das pessoas de lá! Sim, repare…os zagrebienses se vestem com um streetwear muito charmoso!

Explore a Cidade Alta

Cidade Alta em Zagreb

Em Zagreb, a cidade divide-se entre Cidade Baixa e Alta. O trajeto entre o mercado e a Cidade Alta, por exemplo, é fácil, então, aproveite: é na parte alta que fica a Catedral de Zagreb datada de 1094 e que chama a atenção de vários pontos da cidade com suas icônicas torres gêmeas.

Ao lado dela, não deixe de reparar no Palácio do Arcebispo, construído em 1469 como defesa aos ataques turcos.

A Igreja de Santa Catarina, em estilo barroco, também é famosa, mas o cartão postal da cidade é a Igreja de São Marcos com seu charmoso telhado de azulejos coloridos formando a imagem dos brasões da Croácia, Dalmácia, Eslovênia e Zagreb.

Ainda na praça de São Marcos, vale não passar batido pelo Parlamento e o Palácio do Vice-Rei.

Até agora, você só terá passado a primeira metade do seu dia na capital croata! 😉

Respire a cultura da Croácia 

Teatro Nacional — Zagreb

Próximo aos principais atrativos da Cidade Alta está o curioso Museum of Broken Relationships, dedicado às histórias de amor desfeitas, e, em 12 minutos de caminhada dali, há o Teatro Nacional, marco cultural da cidade e uma obra de arte por si só.

Também próximo, encontra-se o Art Pavilion —  uma grande estrutura de ferro criada em 1896 na Hungria e que agora é um espaço para grandes exposições.

Mais afastado, porém não tão longe, temos mais uma opção da história do país: o Museu Arqueológico, com quase meio milhão de artefatos!! A maioria deles foram desenterrados na própria Croácia. Incrível, não?

Para guardar na memória: Torre de Lotrščak

Torre de Lotrščak — Zagreb

Colado no Museu dos Relacionamentos, fica mais um ótimo lugar em Zagreb para ver a cidade de cima. Estamos falando da Torre de Lotrščak, ao lado da estação do funicular (Zet Uspinjaca).

Ao meio-dia, todos os dias, você escuta um tiro de canhão ecoar da torre que abriga em seu interior uma galeria contando sua história.

O bacana e mais conhecido fato é poder ver a cidade também do Zagreb Eye, um deck no décimo sexto andar de um prédio que oferece 360 graus de um panorama incrível da pitoresca capital croata!

Um café em Zagreb, por favor!

Croatas adoram colocar em prática o “spica”,  isto é, “tomar um cafezinho” — e isso é a qualquer hora!

Para os viajantes, é uma bela chance para dar uma pausa no bater de pernas e se sentir um insider.

Em Zagreb, você encontra os melhores cafés do mundo, com baristas premiados, expressos puros ou em coquetéis, grãos internacionais e de origem certificada, chás de ervas do mundo todo, além de bolos e doces de comer de joelhos — em ambientes moderninhos ou mais para o vintage, todos bem decorados.

Não seria sábio passar por esse característico atrativo da cena local e não parar para vivenciá-lo.

Café em Zagreb

 

Quer dicas de onde você pode tomar esses deliciosos cafés e maravilhas da cidade? Então confira algumas das melhores opções:

  1. Cogito Coffee Roasters: conhecido reduto dos descolados, com clima moderninho, wi-fi livre, assados, cafés de qualidade, um blend brasileiro e uma variedade de bebida mais escura, caracterizada por notas de amêndoas e chocolate amargo;
  2. Corner Bar Club: ambiente ao ar livre, no meio da cidade baixa, perfeito para se esparramar em uma de suas poltronas curtindo um café quente ou frio e degustando uma sobremesa exclusiva do menu dedicado ao cacau — mas não sem antes pedir o Aperol Spritz, à base de espumante e aperitivo Aperol;
  3. Booksa: ícone cultural e clube do livro de longa data na cidade, organiza eventos literários, aparições de autores e afins, com todos os tipos de cafés, smoothies, lanches e, especialmente, chás. Tudo a ser degustado à medida que você se acalma com a edição do livro de sua escolha;
  4. Esplanada 1925: leva no nome o ano em que o hotel ferroviário foi inaugurado e reflete a época em um elegante café e bar, onde o café é servido junto ao que é considerado o melhor štrukli (pastel icônico de Zagreb);
  5. Johann Franck: com um terraço voltado à praça principal, é ponto de encontro importante por gerações, tematizando o Art Déco da década de 1920 e servindo o café produzido pelo próprio Franck desde 1960;
  6. Caffe de Eli: é o primeiro dos cafés da nova onda em Zagreb, criado por um ex-campeão nacional de baristas premiado. É ideal para um cappuccino ou latte — podendo ser com leite de soja, caso necessário.

Que tal um passeio no parque de Zagreb?

Parques em Zagreb

Zagreb tem alguns lugares especiais para a contemplação da paisagem menos urbana, começando pelo Jardim Botânico, com cerca de 10 mil espécies de plantas, lagos e jardins.

Há ainda o Maksimir, o maior parque da cidade com seu estilo inglês, e também o Jarun, principal área de lazer dos locais, com ciclovias e um lago artificial onde veleiros deslizam entre ilhotas que abrigam festivais de música.

Outra boa ideia é passear pelos parques Trg kralja Tomislava, Josipa Jurja Strossmayera e Zrinjevac, divididos por ruas e colados no Pavilhão de Arte que já citamos aqui anteriormente. 

Conheça a melhor rua da Croácia!

Tkalčićeva, rua famosa em Zagreb

Crédito foto: Europe Best Destinations

Prepare-se para se sentir em um conto de fadas em uma experiência regada a vinhos e cervejas: a animada Tkalčićeva, na Cidade Alta, em  Zagreb, é a principal rua da cidade para bares, cafés e restaurantes. É embebida em construções que preservam as mesmas características de 200 anos atrás — o que explica a sensação de magia moderna.

Um dos lugares recomendados é o Mali Medo, ótimo para degustar as cervejas locais! Caso queira algo mais “gastronômico”, o Gallo é uma boa escolha na Cidade Baixa, com uma cozinha eclética e chefs que viraram celebridades. Saboreie a culinária mediterrânea ao sabor zagrebiense, massas feitas à mão e ervas colhidas do jardim! Hummm…

Gostou das maravilhas de Zagreb?

Adorou nosso passeio pelos melhores pontos turísticos de Zagreb? Então espere por mais!

Agora é com você! Que tal viver esse dia perfeito, do jeito que você desejar?

Prepare sua viagem para a Croácia com a TERRAMUNDI à sua maneira. Fazemos um roteiro sob medida para você, de acordo com seus gostos e preferências.

Venha desbravar as maravilhas de Zagreb e temos certeza que não irá se arrepender! Entre em contato com a TERRAMUNDI e saiba mais!

Você também pode passar sua lua de mel no país croataSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

Posts Relacionados