Scroll to top

Safáris fora da África: vá além do óbvio


terramundi - 8 de abril de 2022 - 0 comments

Viajar para a África é quase sinônimo de fazer um safári. Afinal, sua vasta rede de reservas naturais e planícies abertas oferecem oportunidades inigualáveis ​​de observação da vida selvagem, incluindo os Big Five. Mas se viajar para a África não está nos seus planos imediatos, você pode experimentar safáris igualmente incríveis em muitos outros lugares. Aqui estão sete experiências de safári do mundo fora da África.

 

Pantanal

Safári fora da África - Pantanal

 

O Pantanal é o maior ecossistema alagado do mundo. Localizado no centro-oeste do Brasil, ele se estende também pelas fronteiras da Bolívia e do Paraguai. A região abriga uma enorme variedade de aves, incluindo araras-azuis ameaçadas de extinção e o impressionante jaburu-preto-e-branco. Você também pode encontrar jacarés, tamanduás gigantes, capivaras de nariz quadrado, antas, veados do pântano e lontras nesta região rica em natureza. O destaque, no entanto, é a onça, que sai de manhã cedo e ao entardecer para beber e caçar.

 

Amazônia

Safári fora da àfrica - O boto, um animal para ver no safari na Amazônia.

 

Ouvir o sem-fim de águas que vão e vêm, explorar igapós e igarapés, ver famílias de botos e sentir o cheiro fresco da floresta são verdadeiros privilégios que despertam os sentidos daqueles que visitam um dos maiores orgulhos nacionais. Esse bioma, majestosamente espalhado por 9 países sul-americanos, nos brindou com o privilégio de abrigar sua maior fatia – distribuída também em 9 estados nacionais. Além de ser casa para metade das espécies terrestres do planeta, essa imensidão dá o ritmo das chuvas do continente, impactando de forma relevante no equilíbrio climático global. Motivo de celebração para além de nossas fronteiras, o Amazonas, em seu baú de crenças e tradições, guarda tesouros que devem ser conhecidos, amados e preservados para as futuras gerações.

Dica Terramundi: A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá já foi eleita como o melhor destino de ecoturismo do planeta pela revista americana Condé Nast Traveller. Lá, além da hospedagem confortável, é possível realizar diversas atividades como observação de pássaros.

 

Costa Rica

Safári fora da África - Costa Rica.

 

A Costa Rica é conhecida por ser um dos locais com maior biodiversidade do mundo e o Parque Nacional do Corcovado está entre seus principais destinos de vida selvagem. Localizado na Península de Osa, na costa do Pacífico, abrange uma ampla gama de ecossistemas, como floresta tropical, praias, pântanos, rios, lagoas, pântanos e florestas nubladas. É também o lar de metade de todas as espécies encontradas na Costa Rica. Isso inclui mais de 350 espécies de aves, entre elas a maior população de araras vermelhas do país, além de mais de 100 tipos de borboletas e cerca de 40 espécies de sapos. Quando se trata de mamíferos, lá é possível observar os grandes olhos do gato selvagem, o sorriso lento da preguiça, além de várias espécies diferentes de macacos travessos. 

 

Austrália

Safári fora da África - Pássaros em safári na Austrália.

 

De todo o vasto território australiano, que possui dimensões continentais, é o lendário Top End que realmente representa a vida selvagem da imaginação de todos os aventureiros. Nessa região, o Kakadu é uma terra de rios, cachoeiras e escarpas imponentes. Por lá, os safáris atravessam o parque em 4×4 e em barcos, com caminhadas curtas até as deslumbrantes piscinas naturais. Claro, a maioria dos corpos de água por lá são estritamente proibidos de natação: Kakadu está repleta de crocodilos de água salgada.

Outro espetáculo deslumbrante de Kakadu é a migração anual de pássaros. Durante a estação seca, um número fenomenal de aves aquáticas migra para o refúgio das zonas úmidas de Mamukala. A visão de dezenas de milhares de pássaros voando contra um pôr do sol vermelho-sangue não é esquecida tão cedo.

 

Sri Lanka

Elefantes em safári no Sri Lanka.

 

Quando foi criado, em 1975, o orfanato de elefantes de Pinnawala cuidava de apenas sete desses doces paquidermes que fazem parte do dia a dia do povo do Sri Lanka. Atualmente, chega a cem o número de animais órfãos, abandonados por proprietários que não têm condições de alimentá-los e aleijados por terem sido vítimas das minas terrestres espalhadas durante os tristes tempos da guerra civil. As visitas possibilitam observar os animais comendo, descansando e até tomando banho coletivamente no Rio Maha Oya. Para ver elefantes soltos e também leopardos, entre outros bichos da fauna local, o melhor é explorar um safári na região do Yala National Park, com lagos, maciços rochosos e até praias habitadas por vários animais.

 

Galápagos

Tartarugas gigantes no safári em Galápagos.

 

Você voa por mil quilômetros Oceano Pacífico adentro, pousa em uma das três ilhas habitadas de um arquipélago idílico e passa dias navegando por praias desertas, caminhando sobre lava, mergulhando com snorkel e observando os animais mais fascinantes que já viu na vida.

Pode ser um iguana-marinho, uma raríssima tartaruga-gigante, um atobá-de-pata-azul (que parece calçar nadadeiras berrantes) ou uma fragata-negra macho com seu papo vermelho inchado para atrair uma fêmea. Os animais que passeiam tranquilamente ao seu lado, como se você fosse um deles, são tantos – e tão fascinantes – que não dá para viver Galápagos sem pensar que você está em uma espécie de safári. Só que nesse laboratório de estudos de Charles Darwin não é preciso se proteger em um jipe robusto. Há milênios, quem manda no arquipélago cartão-postal do Equador é a natureza. E, em meio a uma cadeia alimentar equilibrada, toda aquela fauna – que varia de ilha para ilha – está em casa, à vontade, mergulhando com os viajantes e exibindo toda a exuberância da vida na Terra.

 

Ártico

Urso polar em safári no Ártico.

 

Entre Canadá, Groenlândia e Noruega, o Ártico se estende no extremo norte do planeta. Seja em Nunavut, no Canadá, que é o lugar habitado mais setentrional do planeta e abriga uma grande variedade de animais que prosperam no clima frio, ou em uma expedição que segue via mar, você pode observar majestosos ursos polares em seu ambiente natural. Você também pode ver focas brincalhonas, baleias beluga e narvais com suas presas distintas.

Posts Relacionados