Scroll to top

A boa mesa e os sabores de Cuba


terramundi - 2 de junho de 2023 - 0 comments

A gastronomia cubana é um verdadeiro reflexo da rica história e das influências culturais que moldaram a ilha ao longo dos séculos. Ela combina elementos indígenas, espanhóis, africanos e caribenhos, o que resulta em uma mistura única de sabores, temperos e técnicas de preparo.

 

A herança da culinária cubana

Os povos indígenas que habitavam a ilha, como os taínos, já utilizavam ingredientes fundamentais para a culinária típica local, como o milho, o abacate, a mandioca e as frutas tropicais. Eles foram incorporados aos pratos tradicionais e ainda são amplamente utilizados na cozinha cubana. O milho, por exemplo, é usado para fazer a massa de tamal, um prato tradicional cubano.

Outra grande influência da culinária de Cuba, talvez a mais marcante, é a espanhola. Os espanhóis trouxeram ingredientes como arroz, trigo, azeite, alho e cebola, que são amplamente utilizados por lá até hoje. Pratos como o tradicional arroz com feijão, conhecido como “arroz congrí” ou “moros y cristianos”, são exemplos dessa herança.

Além disso, a proximidade geográfica com outros países caribenhos, como Jamaica e Porto Rico, levou a uma troca de sabores e técnicas culinárias. Especiarias como o curry, utilizadas em pratos como o “pollo al curry” (frango ao curry), são um exemplo. Outros pratos que são fruto dessa influência são o “arroz con coco” (arroz com coco), onde o coco é usado para adicionar um sabor doce e tropical ao tradicional arroz, o “congri” (arroz com feijão preto) e a “caldosa” (uma sopa com vegetais e carne).

A influência africana, por sua vez, também deixou sua marca na culinária cubana. Isso aconteceu principalmente através dos escravos levados para a ilha, que ttransportaram consigo especiarias como o cominho, a pimenta e o coentro, que são amplamente utilizadas na cozinha cubana para dar sabor e aroma aos pratos. Além disso, receitas como a “ropa vieja” (carne desfiada), o “mojo” (um molho de tempero) e o “tostones” (banana-da-terra frita) são influências diretas da cozinha africana.

 

Outros pratos típicos

Outros ingredientes fundamentais na gastronomia cubana incluem o porco, o frango, o feijão, o milho, a mandioca, a banana-da-terra e a abóbora. Eles são utilizados de diferentes maneiras e combinados em pratos tradicionais como o “lechón asado” (porco assado), a “ropa vieja” (carne desfiada com molho de tomate), o “ajiaco” (uma sopa de carne e vegetais) e o “tamales” (massa de milho recheada e cozida em folhas de bananeira).

Os cubanos também têm uma paixão pelos doces, o que se reflete em sobremesas deliciosas como o “flan” (um pudim de caramelo), as “natillas” (um creme de baunilha), o “arroz con leche” (arroz doce) e o “guayaba con queso” (goiabada com queijo). Parecido com os doces brasileiros, não acha?

 

Onde comer por lá?

Ao visitar Cuba, é recomendável pesquisar e descobrir restaurantes locais que oferecem pratos tradicionais e autênticos para uma experiência memorável. Mas te ajudamos um pouco: na lista abaixo, listamos alguns exemplos de restaurantes conhecidos por lá.

La Guarida (Havana) – Localizado em um antigo prédio colonial em Havana, este restaurante é famoso por sua culinária de alta qualidade. É frequentemente considerado um dos melhores restaurantes de Havana, oferecendo pratos cubanos contemporâneos com um toque sofisticado.

Paladar Los Mercaderes (Havana) – Situado no coração da Havana Velha, é um paladar, ou seja, um restaurantes privado, que fica em uma residência. É conhecido por sua excelente comida típica cubana e pelo serviço acolhedor. Os pratos são preparados com ingredientes frescos e apresentam uma fusão de sabores tradicionais e contemporâneos.

El Cocinero (Havana) – Localizado em um antigo edifício de fábrica, o El Cocinero é um restaurante moderno e elegante que oferece uma mistura de culinária cubana e internacional. Além do restaurante, também possui um bar na cobertura que é um ótimo lugar para desfrutar de coquetéis e vistas panorâmicas de Havana.

La Bodeguita del Medio (Havana) – Este icônico bar-restaurante é famoso por ser um dos lugares favoritos do escritor Ernest Hemingway em Havana. É conhecido por seu Mojito refrescante e autênticos pratos cubanos, bem como por sua atmosfera animada com paredes cobertas de assinaturas de visitantes famosos.

A gastronomia cubana é uma mistura de sabores intensos, temperos vibrantes e pratos que refletem a história e a diversidade cultural do país. Viajar para Cuba é também uma experiência culinária única, que cativa os visitantes e proporciona uma verdadeira imersão.

 

Posts Relacionados