1° Dia
- Origem / Salvador – Lençóis
Pernoite: Lençóis
Apresentação no aeroporto de origem para embarque com destino a Lençóis na Chapada Diamantina. Desembarque no aeroporto de Lençóis, recepção e traslado até a pousada/hotel. Almoço livre na cidade e a tarde, caminhada pelos arredores da cidade de Lençóis conhecendo um pouco da história, arquitetura e curiosidades desta simpática cidade, famosa pelo garimpo de diamantes no século 19. Pernoite em Lençóis.
2° Dia
- Trilha Pai Inácio – Morrão – Capão
Pernoite: Pousada do Capão
Saída as 8:30h. Trajeto de carro até o Morro do Pai Inácio, onde é possível curtir o famoso visual do vale do cercado e da serra dos Três irmãos, com o visual de cima de todo o trajeto. A caminhada é plana a maior parte do tempo, com incríveis vistas do morro do Pai Inácio, morro do Camelo e as serras do Mucugezinho e dos Cristais. Chegando ao Morrão, ponto de parada obrigatório para o lanche e um relaxante banho nas piscinas naturais de Águas Claras. A trilha segue até o vale do Capão, encontrando o carro de apoio, terminando o dia na vila do Capão. Pernoite em pousada no vale do Capão.
Carro: 30 minutos pela manhã (Estrada), e 30 minutos após a trilha (off-road)
Caminhada: 14 km, Trilha boa e plana na maior parte, com um pequeno declive no meio do trajeto onde é necessário cruzar um rio. Nas primeiras horas, a vegetação é um pouco mais fechada e a altura das pernas, sendo o uso de uma calça uma boa opção principalmente para as mulheres.
Banho: em Águas Claras, e na cachoeira do riachinho, ao final da trilha.
3° Dia
- Cachoeira da Fumaça - Riachinho
Pernoite: Pousada Capão
Dia de conhecer a maior cachoeira do Brasil em queda livre, a Cachoeira da Fumaça. Saímos da pousada já caminhando, pelos 6km de trilha até o topo da Cachoeira. Durante o trajeto, você vai se vislumbrar com o visual do Vale do Capão e das serras de costeiam a região, até o cânion da Fumaça, com seus 400m de altura. Parada curtir o visual, descansar e lanchar, antes de retornarmos pela mesma trilha até o carro. Depois da caminhada, visita a cachoeira do Riachinho para um relaxante banho, terminando o dia na vila do Capão. Pernoite no Vale do Capão
Carro: 20Km total
Caminhada: 12km Total (6Km cada trecho). 2Km de subida sobre degraus de pedra, os últimos 4km em terreno plano.
Banho: Na cachoeira do Riachinho
Exposição à altura no topo da cachoeira
4° Dia
- Vale do Pati – Gerais do Vieira e do Rio Preto
Pernoite: Casa de Nativos
Dia de entrada no Vale do Pati. Saída as 8:00h e traslado até o “Bomba”, início da trilha. A primeira parte da caminhada é a subida do Bomba até o gerais do Vieira, com o visual incrível do vale do Capão. A segunda parte é a travessia dos Gerais do Vieira e do Rio Preto, duas áreas planas extensas, de cerca de 14 km. Parada para lanche no Mirante, curtindo o visual da Serra da Lapinha e do Morro do Pati. Terminamos o dia na casa de Seu Wilson. Pernoite em casa de nativos – Seu Wilson
Carro: 8 km (off-road) pela manhã
Caminhada: 22 km de caminhada intensa, com longos trechos planos pelos gerais, intercalados por 2 subidas na primeira parte do dia, e a descida para o Vale ao final do dia. Dia de grande exposição ao sol.
5° Dia
- Vale do Pati – Cachoeira dos Funis – Gruta do Castelo
Pernoite: Casa de Nativos
Após o café, a trilha segue pelo leito do Rio Funis, passando por incríveis cachoeiras, até a cachoeira dos Funis. Após a parada para banho e lanche, trilha subindo a Serra da Lapinha, para visitar a Gruta do castelo, uma enorme gruta de quartzito localizada no topo. É possível atravessá-la e apreciar a vista do outro lado do vale. Fim da caminhada após a descida da trilha. Pernoite em casa de nativos
Caminhada: 12Km. O primeiro trecho (6km) é todo feito pelo Rio Funis. Há pedras escorregadias e é necessário atravessar o rio algumas vezes. Para o Castelo, o trecho é uma trilha de subida íngreme, com a necessidade do uso das mãos em alguns momentos. Em geral, os grupos demoram cerca de 1:30 até o cume, num trajeto de quase 3Km.
Em caso de chuvas fortes, ou dias seguidos de chuva, a visita ao Castelo é evitada, considerando-se a dificuldade de se caminhar sobre as pedras molhadas no topo, e a trilha com lama, bem escorregadia na descida.
Travessia da Gruta: curta e tranquila, num trajeto amplo de 300m. Lanternas são necessárias.
6° Dia
- Vale do Pati – Cachoeirão por cima
Pernoite: Casa de Nativos
Após o café da manhã, caminhada em direção a vista de cima do Cachoeirão, uma das maiores atrações do Pati, é uma impressionante cachoeira de 300m com várias quedas de água, chegando a quase 20, na época de chuvas. Parada para lanche e banho, e retorno ao Vale ao final da tarde. Pernoite em casa de nativos
Caminhada: 16 km. Menos exigente que o dia anterior, há uma subida no início da caminhada, mas a maior parte do trajeto é plana até o Cachoeirão. O grupo pode curtir o visual de perto do cânion, utilizando uma cadeirinha e corda de segurança, que o guia possui.
Banho: Há um bom poço para banho e lanche, pouco antes da cachoeira, mas que pode secar em determinadas partes do ano.
7° Dia
- Vale do Pati – Guiné – Lençóis
Pernoite: Lençóis
No último dia de caminhada, 15 km atravessando os Gerais do Rio preto, terminando a expedição no povoado do Guiné. Há uma boa subida no início do dia, mas o resto do trajeto e plano, com uma parada para lanche e banho no Rio Preto. O último trecho da trilha é a descida pelo Morro do Beco, chegando ao Guiné, com o visual do fim de tarde na Serra do Esbarrancado. Ao final, traslado de carro até Lençóis. Pernoite em Lençóis
Caminhada: 16 km. Há uma íngreme subida no início do dia (a mesma descida, ao final do segundo dia de trilha) e o resto da trilha segue plana, pelo gerais do rio Preto. Dependendo das chuvas, há a necessidade de pisa na água para atravessar o rio, ou até mesmo o auxílio de cordas.
8° Dia
- Lençóis – Salvador / Origem
Despedida e traslado até o aeroporto ou rodoviária de Lençóis para embarque com destino a Salvador e conexão para retorno à origem.
RESERVE SUA VIAGEM