TERRAMUNDI Viagens
+55 11 3060-5821

15
-dias-

- - - A PARTIR DE - - -

consultar

- - - PRINCIPAIS ATRAÇÕES: - - -

A oportunidade para percorrer o país de norte a sul: da histórica Jerusalém africana às isoladas tribos do Vale do Omo. Entregue-se ao lar de um povo simpático, de fé fervorosa e costumes ancestrais.

Panorama da Etiópia

Um instigante mergulho na história da humanidade

Interesses

  • imersao-cultural Imersão Cultural

Quando ir

  • Jan
  • Fev
  • Mar
  • Abr
  • Mai
  • Jun
  • Jul
  • Ago
  • Set
  • Out
  • Nov
  • Dez
Quanto tempo ficar

12 a 15 dias



Vale a pena conhecer

Addis Abeba, Bahir Dar, Gondar, Lalibela, Axum, Arba Minch, Jinka e Turmi



QUER UMA PROPOSTA SOB MEDIDA?
----------------- OU ------------------
Quer uma Proposta Sob Medida?

Solicite AquiSolicite Aqui

LigarLigar

Como não é toda hora que se vai para a Etiópia, planeje logo entre 12 e 18 dias para conhecer norte e sul. A capital, Adis Abeba, merece ao menos um dia. De lá parte-se para o norte, ideal para outros cinco: dois deles só em Lalibela e mais pernoites em Bahir Dar, Gondar e Aksum. É necessário, então, voar de volta a Adis para dar início ao roteiro de uma semana por terra pelo sul. 

MOTIVOS PARA VIAJAR – Fora dos roteiros turísticos, a Etiópia é um tesouro a ser descoberto. Tem obeliscos e tumbas milenares, igrejas de pedra que só existem ali, castelos e monastérios medievais entre os lagos e montanhas do norte. E é o lar de um povo simpático, de fé fervorosa e costumes ancestrais.
 

PAISAGEM DA JANELA Entre os desfiladeiros e planaltos do norte há igrejas escavadas no chão ou nas montanhas de pedra. Na região também brilham o Lago Tana, pontilhado de ilhas com monastérios seculares, e as Montanhas Simien, habitadas pelos endêmicos babuínos-gelada. Nos cenários semidesérticos do sul surgem povoados que usam adornos peculiares e preservam uma riqueza cultural ímpar.
 

NÃO DÁ PRA PERDER – Se a imperdível Lalibela é a Jerusalém africana, Gondar poderia ser chamada de a Camelot etíope. Base para conhecer em barcos de papiro as belas cascatas do Nilo Azul, uma das nascentes do mítico Rio Nilo africano, Gondar guarda uma série única de castelos e igrejas – alguns com afrescos espetaculares – construídos quando foi capital do império, no século 17.
 

POR QUE IR AGORA Viajantes que gostam de ir aonde pouca gente chegou terão verdadeiras aulas de história entre os monumentos seculares do norte e de antropologia nas aldeias do sul. É interessante ainda constatar que o país apagou aquela imagem de miséria de três décadas atrás e se modernizou bastante.
 

EXPERIÊNCIAS ÚNICAS – Conhecer algumas tribos que mal tiveram contato nem mesmo com a urbanidade etíope faz qualquer um entender melhor sua própria cultura. Cada uma usa adornos próprios, fala seu dialeto e preserva costumes específicos. Os povos konso reverenciam seus mortos esculpindo totens de madeira. As aldeias borena criam camelos e se orgulham de seus poços, que parecem cantar. Os jovens da etnia hamer precisam saltar uma fileira de bois para ritualizar a passagem para a vida adulta – só depois disso podem se casar, ter filhos e possuir o próprio gado.
 

OLHAR TERRAMUNDI – A famosa igreja subterrânea de São Jorge, escavada em forma de cruz no chão de pedra, ganha uma aura especial aos olhos de quem acorda de madrugada para acompanhar as orações dos nativos – especialmente no dia do santo guerreiro, comemorado todo dia 23 do calendário local (diferente do nosso, gregoriano). O fervor das pessoas é tocante. Emoção parecida acontece todo dia 21 para celebrar Nossa Senhora na igreja de pedra de Maria, ali perto.

1° Dia - Ida para Addis Abeba (voo)

Pernoite: A bordo

Apresentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos para embarque em voo com destino a Addis Abeba.
Por conta da quantidade de horas do voo, você passará a noite a bordo e chegará a Addis Abeba no dia seguinte.

2° Dia - Chegada a Addis Abeba

Pernoite: Addis Abeba

Na chegada a Addis Abeba, após trâmites de imigração, traslado para o hotel.


3° Dia - Em Addis Abeba: passeio pela cidade

Pernoite: Addis Abeba

Aproveite esse passeio guiado para visitar os pontos mais atrativos da cidade. Addis Abeba, "Nova Flor" em amárico, como foi batizada por os seus fundadores, é uma cidade grande com museus interessantes e com um cenário contemporâneo florescendo e atraindo olhares de todo o mundo.
O city tour inclui visita à igreja de Entoto Maryam, com o seu museu e os palhaços antigos dos reis fundadores, e Lucy, no Museu Nacional. Após o almoço, visita a uma das igrejas de Addis Abeba a ser escolhida de acordo com os interesses dos viajantes.

4° Dia - Ida de Addis Abeba para Bahir Dar (voo - aprox. 1h) e visita às ilhas do Lago Tana e cachoeiras do Nilo Azul

Pernoite: Bahir Dar

Traslado ao aeroporto de Addis Abeba e embarque com destino a Bahir Dar, uma cidade verde localizada na costa do Lago Tana, o maior lago da Etiópia. Visita aos mosteiros do Lago Tana, do quais muitos permaneceram quase desconhecidos para os estrangeiros até 1930. A maioria das ilhas do Lago Tana são autênticos santuários naturais e o passeio pelo acontece num pequeno barco. Parada na península de Zege para visitar a igreja de Ura Kidane Mehret, que é acessada por um caminho rodeado por uma vegetação exuberante. Continuação para Azuwa Maryam ou alguma igreja similar. Pela tarde, visita às cachoeiras do Nilo Azul, a cerca de 30 km de Bahar Dar, onde cruzaremos o rio com embarcações locais para chegar até as cachoeiras de 45m de altura, chamadas Tiss Abay ou Tiss Issat (água fumegante). Retorno a Bahar Dar e jantar no hotel.


5° Dia - Ida de Bahir Dar para Gondar (terrestre - aprox. 3h de viagem) e visita na cidade

Pernoite: Gondar

Saia pela manhã em direção a Gongar. Na chegada ao local, onde há uma dúzia de castelos construídos por vários imperadores ao longo de mais de 200 anos, visite o gabinete real e os banhos de Fasilides e a Igreja Debre Berhan Selassie, cujo interior é decorado com afrescos de anjos.


6° Dia - Ida de Gondar para Lalibela (voo - aprox. 30 min.) e visita ao primeiro grupo de igrejas

Pernoite: Lalibela

Traslado ao aeroporto de Gondar e embarque com destino a Lalibela, a "Jerusalém Africana". No caminho para a cidade, parada na igreja Nakute La'ab. Em Lalibela, há onze espetaculares igrejas que foram esculpidas em rocha de granito rosa no século XII. Durante esse dia, visite o primeiro grupo de igrejas, declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979 e principal local de perigrinação para cristãos ortodoxos.


7° Dia - Em Lalibela: visita a uma igreja nas proximidades da cidade e, pela tarde, ao segundo grupo de igrejas

Pernoite: Lalibela

Pela manhã, visite uma das igrejas que ficam nas proximidades da cidade, Asheton Maryam, um impressionante mosteiro que se alcança através de um corredor natural de rochas. Dentro do templo, obervam-se cruzes e manuscritos impressionantes. Na parte da tarde, visite o segundo grupo de igrejas de Lalibela incluindo a mais famosa delas, Bete Giorgis, a casa de Jorge, com sua planta de cruz.


8° Dia - Ida de Lalibela para Addis Abeba (voo - aprox. 1h) e traslado até Langano (terrestre - aprox. 4h de viagem)

Pernoite: Langano

Traslado ao aeroporto de Lalibela e embarque com destino a Addis Abeba. Na chegada a capital, traslado em veículo 4x4 com destino ao Lago de Langano. Com uma área de 305 m² e profundidade de 45 m, Langano é o o destino mais conhecido no Rift Valley. Descanso no hotel e tempo livre para nadar nas águas calmas do lago.


9° Dia - Ida de Langano para Arba Minch (terrestre - aprox. 5h de viagem)

Pernoite: Arba Minch

Saída de Langano rumo a Arba Minch. Ainda próximo a Langano, visite o Parque Nacional Abyiata-Shala, cujas principais atrações são seus lagos e aves aquáticas, com uma população de mais de trinta mil flamingos. Continuação até Arba Minch. 


10° Dia - Ida de Arba Minch para Jinka (terrestre - aprox. 6h de viagem)

Pernoite: Jinka

Cedo pela manhã, saída para um passeio em barco pelo lago Chamo, onde é possível ver crocodilos do Nilo, hipopótamos e muitas aves. Continuação para Jinka, considerada a capital administrativa da Vale do Omo. O lugar abriga um grande mercado diário, ponto de encontro de alguns dos grupos étnicos na região. Visita ao Museu de Jinka e o centro de pesquisa da Vale do Omo. É um lugar onde podemos encontrar informação das tribos do Omo, estrategicamente localizado em uma colina com excelentes vistas sobre a cidade.


11° Dia - Ida de Jinka para Turmi (terrestre - aprox. 2h de viagem) e visita às aldeias Mursi

Pernoite: Turmi

Jinka é o ponto de partida do Parque Nacional de Mago, com uma grande área onde podem ser encontrados 56 espécies de mamíferos. Neste dia, visite a etnia mais conhecida da Vale do Omo, os Mursi. Retorno a Jinka e depois do almoço, traslado em direção a Turmi, a capital da etnia Hamer. Essa é uma tribo de antigos costumes, com língua, crenças e religião própria que nos remete ao Vale do Omo. 


12° Dia - Em Turmi, visita às aldeias de Karo e Hamer

Pernoite: Turmi

Pela manhã, siga até Murule para conhecer as aldeias Karo, que usam pinturas corporais muito vistosas. À tarde, visite as aldeias Hamer em Turmi. Os Hamer são conhecidos por seus "gosca", penteados com barro vermelho, e pela cerimônia do salto dos touros.


13° Dia - Ida de Turmi para Konso (terrestre - aprox. 2h de viagem)

Pernoite: Konso

Partida para Konso, cidade dedicada à agricultura, cujos terraços são considerados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Os locais são excelentes apicultores, cujo mel é internacionalmente apreciado. São também excelentes artesãos e dominam o processamento de carpintaria, serralharia, cerâmica e têxtil. A estrutura social dos Konso é baseada na associação a um dos nove clãs, gada. Cada gada tem uma autoridade religiosa recebendo o título de pokwalla. Os rituais associados ao culto dos mortos têm um papel fundamental na comunidade Konso. A manifestação mais visível do culto aos antepassados são os Waga, estátuas de madeira erguidas em memória dos mortos relevantes na sociedade Konso.


14° Dia - Ida de Konso para Arba Minch e visita à aldeia Dorze (terrestre - aprox. 2h de viagem). Voo para Addis Abeba (aprox. 1h)

Pernoite: Addis Abeba

Cedo pela manhã, visite a aldeia Dorze, perto de Arba Minch. A etnia Dorze se caracteriza por suas casas únicas feitas de bambu formando cúpulas de até 6 m de altura. Os Dorze também são conhecidos por suas vestes coloridas de padrões geométricos – é fácil ver aos Dorze trabalhar em teares tradicionais ou girando fios de algodão nas portas de suas casas. Após a visita, traslado ao aeroporto de Arba Minch para embarque com destino a Addis Abeba. Na chegada, traslado ao hotel.


15° Dia - Saída de Addis Abeba

Traslado ao aeroporto de Addis Abeba e embarque em seu voo de volta.


RESERVE SUA VIAGEM
Somente parte terrestre
 
Hospedagem
3 noites em Addis Abeba;
1 noite em Bahir Dar;
1 noite em Gondar;
2 noites em Lalibela;
1 noite em Langano;
1 noite em Arba Mnch;
1 noite em Jinka;
2 noites em Turmi;
1 noite em Konso.
 
Refeição
Pensão completa durante a viagem (café da manhã, almoço e jantar, sem bebidas).
  
Traslado
Transporte terrestre em veículo privativo com acompanhamento de guia em idioma espanhol.
 
Passeio
Visitas conforme especificadas no programa em serviço privativo com guia local em idioma inglês;
Entradas aos locais e monumentos a serem visitados.
 
Assistência Internacional
Plano ASSIST CARD. Consulte-nos sobre informações e coberturas incluídas.
 
Não inclui
⋅ Imposto de remessa ao exterior (IRRF) de 8,58%;
⋅ Passagem aérea e taxas de embarque;
⋅ Despesas com documentação;
⋅ Despesas pessoais como telefonema, lavanderia e gorjeta;
⋅ Passeios além dos citados neste programa;
⋅ Refeições e bebidas não citados nos itens incluídos;
⋅ Qualquer outro item não mencionado como incluído.
 
Notas importantes
⋅ Os passeios estão sujeitos a condições climáticas.
⋅ Preços não válidos para período de feriados locais, Natal e Ano Novo. 
⋅ A hotelaria na Etiópia é bastante básica fora da capital Addis Abeba, em termos de infraestrutura e serviços.
 
Formas de pagamento da parte terrestre

Parcelamento em cartões de crédito:
Visa, Mastercard ou Diners: 35% entrada (depósito bancário) + 6 parcelas iguais sem juros no cartão
Amex: 40% entrada (depósito bancário) + 4 parcelas iguais sem juros no cartão

Importante:
⋅ Os cartões de crédito aceitos devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil. A primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.
⋅ Cartões de crédito emitidos fora do país: o pagamento deverá ser feito à vista, em parcela única.

Parcelamento em cheques:
35% entrada (depósito bancário) + 6 parcelas iguais sem juros (cheques pré datados)

Importante:
⋅ Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica.
⋅ Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura.

Pagamento à vista: 3% de desconto (depósito bancário)

A cotação do dólar/euro será atualizada ao dia do pagamento do pacote de viagem.