1° Dia
- Manaus / Novo Airão / Anavilhanas
Pernoite: Embarcação Katerre
Traslado do hotel para embarque às 08:30 e 09 hs em veículo climatizado. Chegada a Novo Airão próximo a hora do almoço. Almoço a bordo.
Sabatina amazônica: rápida explicação da fauna, flora, bacias hídricas, costumes regionais, estudo de mapas para traçado do roteiro, distribuição da Cartilha do EcoTurismo no Rio Negro e dos mapas personalizados em formato pdf.
Início da Expedição Katerre pelo arquipélago de Anavilhanas. Ancoragem para rápido passeio de voadeira pelas ilhas e lagos próximos. Provável visualização de Botos Tucuxi (Sotalia Fluviatilis), Cor-de-Rosa (Inia Geoffrensis) e das aves de época: Maguari (Ardea Cocoi), Garças (Casmerodius Albus), Arara-Canindé (Ara Ararauna), Papagaio-da-Várzea (Amazona Festiva), Socós (Tigrisoma Lineatum), Japiins (Cacicus Cela), Japó (Psarocolius Decumanus) e Arirambas (Galbulidae), dentre outras.
Se possível, parada para banho com boias no Rio Negro. Retorno à embarcação, navegação até o Mirante do Madadá. É servido um leve jantar a bordo.
Pernoite no camarote do barco ou em redes no Mirante, um bangalô de 2 pisos com banheiro, em meio a floresta, com bela vista para o Rio Negro.
2° Dia
- Anavilhanas / Madadá
Pernoite: Embarcação Katerre
O dia amanhece no Madadá. Café da manhã regional – frutas, geleias, tapioca, tucumã, etc.
Trekking de 3hs (ida e volta) em floresta primária até as Grutas do Madadá, no retorno, passeio por sítio caboclo, pomar com frutas de época, etc.
Mergulho com bóias no Rio Negro. Almoço a bordo. Retorno a embarcação para zarpar com destino a Praia do Sono.
Jantar, se possível fogueira, histórias do folclore caboco. Pernoite ancorado na praia.
3° Dia
- Parque Nacional do Jaú
Pernoite: Embarcação Katerre
O dia amanhece na Praia do Sono. No caminho para o parque Nacional do Jaú, parada para conhecer Airão Velho, comunidade ribeirinha Mirituba e petróglifos. Zarpar com destino à base do ICMBIO, na entrada do Parque. Pequena caminhada para visitar a grande árvore da Amazônia, a Samaúma.
Navegando pelo Rio Jaú, rio de águas espelhadas, provável visualização de aves e mamíferos aquáticos.
Estação da Cheia: ancoragem e incursão de voadeira pelos Igarapés de terra firme do Parque, no intuito de encontrarmos Ariranhas (Pteronura Brasiliensis).
Estação da Seca: Incursão pelo rio Pauini, explorando este grande afluente repleto de cachoeiras como a
do Preto ou Carabinani.
Retorno ao barco, navegação até a Comunidade do Aturiá, passeio noturno de canoa pelo rio, com focagem de jacarés e animais noturnos
4° Dia
- Pq Nacional do Jaú
Pernoite: Embarcação Katerre
Ancoragem na Comunidade do Aturiá – passeio pela comunidade, intercâmbio com os moradores, prática de costumes regionais, pomar com frutas de época, casa de farinha, brincadeiras com as crianças, futebol, artesanato, mergulho no rio, etc.
Almoço de despedida no Restaurante Flutuante Flor do Luar.
Trekking em floresta primária até a cachoeira Do Itaubal, no intuito de visualizar mamíferos. Banho de cachoeira ao final da trilha. Retorno a base do ICMBio, saída do parque.
5° Dia
- Novo Airão / Manaus / Origem
Viagem de retorno Jaú-Novo Airão. Interação com Botos Cor de Bosa. City-tour por Novo Airão, artesanato, oficina de artesãos, e atrações da cidade.
Almoço de despedida no Restaurante Flutuante Flor do Luar. Traslado de Novo Airão a Manaus, chegada prevista para 15:30 hs.
RESERVE SUA VIAGEM