TERRAMUNDI Viagens
+55 11 3060-5821

13
-dias-

- - - A PARTIR DE - - -

consultar

- - - PRINCIPAIS ATRAÇÕES: - - -

A combinação perfeita de dois lugares selvagens e preservados! Encante-se com as paisagens do cerrado na Chapada das Mesas e com as dunas, fervedouros e cachoeiras do Jalapão.

chapada-das-mesas

Mesas e Jalapão Volta ao Parque

Dois incríveis destinos no Brasil em uma mesma viagem

Interesses

  • ao-ar-livre Ao Ar Livre

Quando ir

  • Jan
  • Fev
  • Mar
  • Abr
  • Mai
  • Jun
  • Jul
  • Ago
  • Set
  • Out
  • Nov
  • Dez
Quanto tempo ficar

13 dias



Vale a pena conhecer

Carolina, Parque Nacional da Chapada das Mesas, Palmas e Parque Nacional do Jalapão



QUER UMA PROPOSTA SOB MEDIDA?
----------------- OU ------------------
Quer uma Proposta Sob Medida?

Solicite AquiSolicite Aqui

LigarLigar

1° Dia - (Segunda) - Origem / Imperatriz – Carolina

Pernoite: Carolina

Embarque com destino ao Aeroporto de Imperatriz. Chegada, recepção e traslado privativo (duração 3h30 a 4h00) até Carolina. Acomodação na Pousada Candeeiros.

** Traslados realizados entre 22h00 e 06h00 poderá haver acréscimo de valores.

2° Dia - (Terça) - Chapada das Mesas: Riachão, Poço Azul, Encanto Azul e Cachoeira Santa Bárbara

Pernoite: Carolina

Saída às 8h com 114 km de asfalto mais 14km de estrada de chão até o Complexo Santa Bárbara. Às 10h início do deslocamento em estrada de chão de areia até o Encanto Azul, nascente de rochas calcárias de águas com tonalidade azulada e cristalinas, ideal para a prática de flutuação. Às 12h parada para almoço (não incluso) no Restaurante do Complexo Santa Bárbara. Continuação do passeio às 14h, com visitação ao Poço Azul, Cachoeira Santa Paula, do Moreno e Cachoeira Santa Bárbara. Saída do complexo às 16h para a pousada. Chegada prevista em Carolina às 18h. Noite livre.
Nota I: No período das chuvas (dezembro à abril) há possibilidade do Poço azul estar com a cor da água mais turva.
Nota II: É recomendado o uso do colete salva-vidas para os que não sabem nadar, nos locais existem áreas de aproximadamente 7m de profundidade.

3° Dia - (Quarta) - Parque Nacional da Chapada das Mesas

Pernoite: Carolina

Às 08h deslocamento em veículo 4x4 de 30 km pela BR 230 até a entrada do PNCM (Parque Nacional da Chapada das Mesas) mais estrada de chão até a Cachoeira do São Romão, 51 km. Horário previsto de chegada às 10h30m, onde terá a chance de conhecer a família do Sr. Geovane Espíndola. Parada para banho e contemplação da maior cachoeira em volume d’água do estado. (Opcional: ir atrás da cachoeira, informações com o guia). Às 12h um almoço de comidas típicas por encomenda. Às 13h30 continuação dos passeios, com visitação às Cachoeiras da Prata, 28 km. A Cachoeira da Prata constituída de três quedas, formadas pelo Rio Farinha, com oportunidade de também conhecer a família do Sr. Deusivan Carneiro. Não deixe de experimentar os sucos de frutas, o cafezinho com bolo frito, vendidos no local, sob encomenda. Chegada prevista em Carolina às 18h. Noite Livre.

4° Dia - (Quinta) - Chapada das Mesas: Complexo Pedra Caída e Portal da Chapada das Mesas

Pernoite: Carolina

Saída pela manhã às 8h30 para um deslocamento de 35 km pela BR 230 até Pedra Caída, com chegada prevista às 9hs. Logo após apresentação do Complexo e “briefing” das atividades a serem desenvolvidas. Organização do Itinerário no Complexo. Início do passeio às 10h, com visitação à Cachoeira Santuário. Para chegar até ela é preciso fazer caminhada de 600 metros por uma trilha ecológica de madeira e andar por meio a paredões (cânion) com, aproximadamente 50 m de altura. A queda das suas águas, sob o arenito friável, formou um longo processo erosivo datado de cerca de 60 milhões de anos. Às 12h almoço (não incluso) no local.

Às 14h início dos passeios opcionais (não incluso) de cachoeiras como: Caverna e Capelão/Pedra Furada/Garrote e Porteira e opcionais de esportes de aventura como as Tirolesas do Desespero e do Pânico.

Saída do Complexo Pedra Caída às 16h para uma subida leve até o Portal da Chapada. Retorno para a pousada em Carolina às 18h. Noite livre.

5° Dia - (Sexta) - Refúgio Ecológico Serra Torre da Lua

Pernoite: Carolina

Às 7h30 saída em veículo 4x4 de Carolina, com travessia de balsa o Rio Tocantins, e já no município de Filadélfia – TO rodovia (To-222), percorrer um trecho de 20 km até o Povoado Canabrava, para início da subida e caminhada na Serra Torre da Lua. Às 12h parada para lanche de trilha (incluso). O objetivo do passeio é o contato puro com a natureza, e contemplação de várias formações rochosas sedimentares em forma de “mesetas”, também, o bioma cerrado encontra-se bastante conservado. Durante percurso, passar por 2 nascentes, a nascente da Luíza e Descanso do Guerreiro. A Serra Torre da Lua é um conjunto de 4 serras, neste roteiro cruzamos a Serra do Landir. Horário previsto de chegada na Fazenda do Vale do Matrinxâ às 14h30, com uma caminhada total percorrida de 8,5 ou 13,5 km e nível de dificuldade moderada. Às 16h saída pelo povoado Canabrava de barco tipo voadeira, no Rio Tocantins para contemplação das Mesetas, agora pelo rio e do pôr do sol. Horário previsto de chegada em Carolina às 18h. Noite livre.

6° Dia - (Sábado) - Carolina / Palmas

Pernoite: Palmas

Em horário pré-determinado, traslado privativo de Carolina até a Pousada em Palmas no Tocantins, com duração aproximada de 7 horas. Check-in e acomodação.

7° Dia - (Domingo) - Palmas / Jalapão Ecolodge – Rio Soninho e subida Morro da Catedral

Pernoite: São Félix

Por volta das 7h20, saída com destino ao Jalapão Ecolodge e almoço. Logo após, oportunidade de um refrescante banho na enseada do Rio Soninho. No final da tarde, subida ao Morro da Catedral, um dos cartões postais do Jalapão, com a magnífica experiência de apreciar um belíssimo e inenarrável entardecer. Retorno para o Jalapão Ecolodge para jantar e pernoite.

Dados da Trilha:
Nível de Dificuldade: Leve
Distância: 798 m / Inclinação: 27%(méd.) 54% (máx.)
Elevação: 374(min.) 473(méd.) 553 (máx.) / Ganho de elevação: 184 m


8° Dia - (Segunda) - Jalapão Ecolodge – Travessia da Velha e Rafting / São Félix

Pernoite: São Félix

O dia será intenso, começando às 5h com o trekking na Travessia da Velha, uma caminhada de aproximadamente 12km, passando por campos limpos e veredas, até chegar na Cachoeira da Velha uma oportunidade de ver de um ângulo diferente do convencional, ou seja na parte de dentro do parque. No almoço, pic nic em uma das prainha do Rio Novo, com a chance de comer em meio à natureza. Na sequência, Rafting de 2 horas, com corredeiras classe IV, para conhecer a emoção que é remar no Jalapão, uma dose de adrenalina na medida para ficar marcada como o cartão de visita na mente dos amantes da natureza que visitam o Jalapão. Visita a várias prainhas no maior Rio de águas limpas e potável do Brasil. Depois de finalizado o Rafting, retorno por um trilha de mais 3,5km até o Jalapão Ecolodge com chegada prevista as 18h. Após um breve descanso, partida para cidade de São Félix para o jantar e pernoite.

Dados da Trilha:
Nível de Dificuldade: Moderado
Distância: 12 Km / Inclinação: 2,4%(méd.) 13.2% (máx.)
Elevação: 252(min.) 328(méd.) 361(máx.) / Ganho de elevação: 361 m


9° Dia - (Terça) - São Felix – Comunidades do Prata e fervedouros, Cachoeira da Formiga, Comunidade Mumbuca, Fervedouro Encontro das Águas e Entardecer aos pés do Morro do Sereno / Mateiros

Pernoite: Mateiros

Após o café da manhã, saída em direção à Mateiros. Dia para conhecer duas importantes comunidades quilombolas, a primeira se trata da Comunidade do Prata para se conhecer a produção de rapadura artesanal do Sr. Juraci. Depois, visita aos famosos fervedouros, o local que mais impressiona os turistas e pesquisadores, poço de água cristalina onde é impossível afundar e quem lá se banha tem a nítida sensação de estar flutuando. Neste dia, a visita será em dois, podendo ser: Fervedouro Bela Vista, ou Fervedouro do Alecrim, Fervedouro Macaúbas ou Fervedouro Buritizinho. De lá, seguir até a Cachoeira do Formiga, considerada uma das mais belas do Jalapão, com suas águas de cor verde esmeralda que proporciona um banho relaxante e renovador para o corpo um dos mais desejados e belos para banho, mergulho e flutuação. No almoço, visita à Comunidade Quilombola Mumbuca, berço do capim dourado, com almoço típico de comida Jalapoeira no Restaurante da Comunidade e oportunidade de conhecer muito da cultura local. Após o almoço, visita ao Fervedouro Encontro das Águas. Também neste dia, desfrutar do banho no Encontro dos rios Formiga e Soninho, onde é possível notar a diferença de temperaturas e cores de suas águas. De lá, seguir viagem para Mateiros e assistir o entardecer aos pés do Morro do Sereno.

10° Dia - (Quarta) - Mateiros – Trekking Serra do Espírito Santo, Dunas do Jalapão e Comunidade do Rio Novo / Ponte Alta

Pernoite: Ponte Alta

O dia começa cedo em torno das 04h com um trekking na Serra do Espírito Santo, aproximadamente 4 horas de duração com uma subida de 500 metros, mais uma trilha de 3 km em cima da Serra para apreciar o alvorecer e uma paisagem deslumbrante. Depois, retorno para tomar um café regado de histórias no Bar de Dona Abenita. Em seguida, visita às Dunas do Jalapão, um belo cenário com suas areias laranja dourado, rodeadas de serras e veredas para apreciar essa paisagem autêntica da região jalapoeira.
Logo após, visita a uma prainha do rio Novo para tomar um banho e almoço no restaurante da D. Creuza na Comunidade do Rio Novo. Após o descanso, seguir viagem à Ponte Alta para jantar e pernoite.

Dados da Trilha:
Nível de Dificuldade: Moderado
Distância: 06 km / Inclinação: 13,6%(méd.) 52.2% (máx.)
Elevação: 541(min.) 755(méd.) 794(máx.) / Ganho de elevação: 306 m


11° Dia - (Quinta) - Ponte Alta – Pedra Furada, Canyon Encantado / Taquaruçu

Pernoite: Taquaruçu

Saída em direção à Palmas, mas não sem antes conhecer outro cartão postal da região: Pedra Furada, uma enorme pedra de arenito esculpida pelo vento e chuva. Em seguida, deslocamento para o Canyon Encantado, um lugar de beleza rara e única, em algumas épocas do ano chega a ter mais de cinco cachoeiras que podem ser vistas do mesmo lugar. Caminhada por dentro do Canyon aproximadamente de 1,5 km. Almoço no Senhor Juraci com uma deliciosa comida caseira regada de boas histórias. Após um breve descanso, seguir viagem à Taquaruçu para jantar e pernoite.

Dados da Trilha:
Nível de Dificuldade: Difícil
Distância: 03 km / Inclinação: 6,7%(méd.) 29.4% (máx.)
Elevação: 453(min.) 482(méd.) 519(máx.) / Ganho de elevação: 110 m


12° Dia - (Sexta) - Taquaruçu - Cachoeira das Araras, Cachoeira Escorrega Macaco e Cachoeira Roncadeira / Palmas

Pernoite: Palmas

Saída do hotel por volta das 8h. O roteiro começa com um dia relaxante e cheio de encantos no Distrito de Palmas, Taquaruçu, um lugarzinho aconchegante e bucólico, de gente hospitaleira e cheio de cachoeiras de águas frias e cristalinas, o manancial de águas da capital do estado. Visita à Fazenda Ecológica e curtir a bela Cachoeira das Araras (25m), talvez aqui oportunidade do grupo ser conduzido pelos labradores dóceis da propriedade. Após o almoço, conhecer mais dois atrativos: a Cachoeira Escorrega Macaco (50m de altura) e a Cachoeira Roncadeira(70m). Em seguida, apreciação do entardecer em algum local especial e seguir viagem com destino à Palmas para pernoite.

Opcional:
- Tirolesa de 1.200m: R$ 100 por pessoa
- Rapel de 70m: R$100 por pessoa
Consulte a disponibilidade no ato da reserva.

13° Dia - (Sábado) - Palmas / Origem

Café da manhã na pousada e em horário pré-determinado traslado para o aeroporto de Palmas para embarque de retorno à cidade de origem.
Obs: check-out na pousada às 12h00.

OS ROTEIROS PODERÃO SOFRER ALGUMAS MODIFICAÇÕES (EX.: INVERSÃO) DEVIDO À DISPONIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DA REGIÃO, COMO TAMBÉM CONTINGENTE DE PESSOAS DEVIDO A DATAS DE ALTA TEMPORADA, PARA MELHOR CONFORTO E APROVEITAMENTO NOS ATRATIVOS, SENDO ASSIM, O ACESSO AOS ATRATIVOS OCORRE NORMALMENTE, MAS DE FORMA INVERTIDA.

RESERVE SUA VIAGEM
Hospedagem
5 noites com café da manhã, em Carolina
2 noites com café da manhã, em Palmas
2 noites com pensão completa, em São Félix
1 noite com pensão completa, em Mateiros
1 pernoite com pensão completa, em Ponte Alta
1 noite com pensão completa, em Taquaruçu

Traslados
- Aeroporto Imperatriz / Carolina em veículo 4x4 - Privativo
- Carolina / Palmas - Privativo
- Traslados para a região do Jalapão em veículo 4x4 com ar condicionado, partindo e retornando para Palmas - Compartilhado
- Pousada / Aeroporto de Palmas - Compartilhado

Alimentação
Chapada das Mesas: lanche de trilha - (Passeio à Serra Torre da Lua)
Jalapão: pensão completa (sem bebidas), exceto em Palmas. Água durante a expedição.

Passeios
Chapada das Mesas: passeios privativos mencionados no roteiro, com guia especializado.
Jalapão: passeios compartilhados mencionados no roteiro, com guia especializado.

Seguro Viagem
Assist Card

O pacote não inclui:
- Taxas ambientais e entradas nos atrativos cerca de R$ 205,00 por pessoa (sujeito à alteração sem aviso prévio)
- Passagem aérea e taxa de embarque;
- Serviços de comunicação (telefonia e internet);
- Refeições não mencionadas e bebidas;
- Despesas pessoais;
- Qualquer outro item não mencionado como incluso;

Nota Importante
- Saídas às segundas-feiras, com serviço privativo na Chapada das Mesas e compartilhado no Jalapão.
- Roteiro Jalapão com valores válidos para saídas com mínimo 2 pessoas, consulte no ato da reserva.
- Preços não válidos para período de Carnaval, Natal, Ano Novo e outros feriados nacionais.
- Validade da tabela de preços: considerar a data como de início do roteiro.
- Os roteiros poderão sofrer algumas modificações (como por exemplo: inversão) devido à disponibilidade nos meios de hospedagem na região, como também contingente de pessoas devido a datas de alta temporada, para melhor conforto e aproveitamento nos atrativos dos turistas, sendo assim, o acesso aos atrativos ocorre normalmente, porém de forma invertida.

Vacina
Apesar de não haver foco de febre amarela, é recomendável a vacinação com pelo menos 10 dias de antecedência.
Parcelamento em cartões de crédito:
Visa ou Mastercard: 40% entrada (depósito bancário ou cheque) + 3 parcelas iguais no cartão
Amex: 40% entrada (depósito bancário ou cheque) + 2 parcelas iguais no cartão
 
Importante:
- Os cartões de crédito aceitos devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil. A primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.
- Cartões de crédito emitidos fora do país: o pagamento deverá ser feito à vista, em parcela única.
 
Parcelamento em cheques: 
5 parcelas iguais sem juros (cheques pré datados)
6 parcelas iguais sem juros* (cheques pré datados)
 
* Forma de pagamento especial para fechamento de viagens com antecedência superior a 30 dias do embarque.
 
Importante:
- Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica.
- Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura.