Scroll to top

O Chile para os amantes de Carmenere


terramundi - 13 de novembro de 2020 - 0 comments

Nos entremeios do Vale Colchagua, no Chile, perto das colinas de Cerro Divisadero, barricas de Carmenere descansam de uma maneira bastante particular: ao som de cantos gregorianos, por entre jardins dispostos de acordo com conceitos de Feng Shui. A essência da cultura chilena combinada às paisagens inconfundíveis do país marcaram nesta casta de uvas uma assinatura que, hoje, funciona com um selo de qualidade. 

A Carmenere do Chile é a melhor que existe. E oferece, além de sabores elaborados, experiências genuínas aos viajantes que se encantam pelo mundo dos vinhos. É ali na Viña Montes, onde os cantos regem o envelhecimento dos barris, que a casta de uvas ganhou uma de suas versões mais renomadas – o Purple Angel – e é consumida junto as alta gastronomia do restaurante Fuegos de Apalta, do chef Francis Mallmann. 

Mas a história da Carmenere nas paisagens chilenas não se inicia por aí.

 

Pedalando pelas origens da Carmenere

Na região do Valle Del Maipo, a Carmenere se misturava às vinhas de Merlot. Foi nos vinhedos da viña Carmen que ela foi redescoberta – e é nas plantações da viña Santa Rita onde a tradição se mantém até hoje. Por ali, a acomodação no Hotel Casa Real oferece luxo e conforto na antiga casa da família que é proprietária da vinha.

 

 

Em uma rota de bicicleta, percorre-se os terrenos em que se fez história com a imponente Cordilheira dos Andes ao fundo. Em família ou em um grupo de amigos, com exclusividade, é possível também realizar um piquenique para marcar ainda mais a experiência distinta oferecida ali. Tudo sempre regado ao famoso Pewën de Apalta.

 

 

 

Seguindo pelo norte

Ao norte da cosmopolita e vibrante cidade de Santiago, a Carmenere também é cultivada. No Vale do Aconcágua, próximo a Argentina, a vinícola Errazuriz mescla tradição e modernidade. Na bodega histórica, datada de 1870, parece que se faz uma viagem de volta no tempo enquanto o aroma de vinho se espalha pelo ar e pelas paredes.

 

Jovem em vinícola Errazurirz bebe vinho da uva Carmenere, no Chile.

 

Na varanda externa, rodeado pelo cenário natural, pode-se aproveitar um almoço ao ar livre antes de partir para a visita da bodega moderna – onde os vinhos renomados são produzidos. Entre eles está o Kay, produzido a partir da Carmenere local.

 

Viaje pelos sabores e cultura do Chile

Conheça as experiências que a parceria Terramundi e Wine Special Experience proporcionam aos amantes do vinho no país que produz a melhor Carmenere do mundo.

Posts Relacionados