Scroll to top

Como começar a planejar uma viagem para a Ásia?


terramundi - 14 de janeiro de 2023 - 0 comments

Fazer uma viagem para o outro lado do planeta pode parecer assustador, especialmente para os viajantes iniciantes. Mas não precisa ser. Preparamos uma seleção de informações para você ter em mente ao planejar uma viagem para a Ásia. Este guia te dá dicas que te levam do Brasil à continente do outro lado do mundo com facilidade, para que você possa se concentrar no aspecto mais importante do planejamento de viagens: a diversão.

Mas lembre-se: contar com a ajuda e expertise de um consultor de viagens garante um melhor aproveitamento de tempo, além de um itinerário adaptado aos seus interesses, orçamento e estilo de viagem.

 

1. Escolha a região que deseja conhecer

A Ásia é o maior continente do mundo. Composta por 48 países, por isso pode ser difícil definir por onde começar sua visita. Além disso, é ali que estão os dois países mais populosos do mundo, China e Índia. Cada país possui culturas (às vezes, mais de uma)  e costumes próprios. 

Identificar o seu momento de vida atual pode ajudar a escolher o destino. Veja um resumo de cada região:

– A Ásia Central não é tão popular quanto outros destinos da Ásia, no entanto mais e mais viajantes começaram a explorar esses países nos últimos anos. Composta pelo Tadjiquistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Turquemenistão e Quirguistão, tem como atração mais popular a antiga Rota da Seda.

– O Leste Asiático é uma das regiões mais visitadas por viajantes internacionais. É formado por China, Mongólia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Taiwan e Macau, países onde estão algumas das maravilhas mais impressionantes da Ásia, como o Monte Fuji e a Grande Muralha da China.

– O sul da Ásia é onde você encontra destinos como Sri Lanka, Bangladesh, Índia, Afeganistão, Paquistão, Butão, Nepal e Maldivas. Eles são mais conhecidos por impressionantes patrimônios culturais e naturais, como o Taj Mahal e a Fortaleza de Sigiriya.

– O Sudeste Asiático é um destino popular para quem viaja com orçamento limitado. Lá, os países mais populares são Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.

 

2. Quantos dias você tem disponíveis para essa viagem?

Visitar lugares cuja cultura é diferente da que estamos acostumados requer tempo livre para absorver a intensidade das informações. Também é preciso lembrar que o trajeto até a Ásia é longo, o que faz necessário que o viajante tenha uma quantidade razoável de dias para conseguir aproveitar todo o esforço de cruzar o planeta.

 

3. Leve em consideração a época do ano

Ter conhecimento sobre o clima e principalmente sobre a temporada de chuvas na Ásia é fundamental para melhor aproveitar o destino. Muitas partes do continente têm estações secas e úmidas distintas. O período úmido é marcado pelo fenômeno climático das monções, que provoca fortes chuvas e atinge mais os país do sul e sudeste asiático. E, como uma ilha não é divertida quando as chuvas de monção te mantém dentro de casa a maior parte do tempo, pesquise as datas da estação das monções para cada país.

 

4. Converse com quem já foi

É interessante ouvir a impressão dos outros, mesmo sabendo que as pessoas são diferentes. Muito provavelmente você vai conseguir dicas sobre uma boa acomodação, um restaurante que vale a pena conhecer e também o que não fazer na viagem para poupar dores de cabeça.

 

5. Confira o calendário lunar e de festivais do seu país de interesse

Visitar um lugar durante a lua cheia, por exemplo, pode transformar sua viagem em uma experiência única. Além disso, eventos como o Ramadã ou o Ano Novo Chinês certamente afetarão sua viagem – os preços de acomodação durante feriados prolongados aumentam e o transporte pode ser limitado. 

 

Durante a viagem

– Aprenda algumas palavras no idioma local. Compreender como as pessoas e comunicam é uma das melhores formas de entender outra cultura, além de ser um quebra-gelo – sorrisos garantidos! Mas não se preocupe: você vai encontrar pessoas que falam inglês, nem que for um pouquinho, na maioria dos lugares.

– Adquira um chip para celular. Ter internet disponível durante a viagem com certeza irá te ajudar a se localizar e também pode te dar uma mãozinha com a tradução de algumas palavras.

 

Viaje para a Ásia com a Terramundi

Uma viagem começa bem a partir de uma boa conversa. Por isso, fazemos questão de ouvir atentamente quais são os seus desejos, expectativas e dúvidas, porque sabemos que isso é essencial para a produção de um roteiro sob medida. Entre em contato e planeje sua viagem para a Ásia.

 

Posts Relacionados