Scroll to top

A vida é cíclica


terramundi - 19 de fevereiro de 2021 - 0 comments

Tente pensar no mundo sem a contagem do tempo. Viver sem saber qual dia, mês e ano está. Sem a necessidade de olhar o relógio. A Terra toda ao nosso redor vive assim. Segue um ritmo inerente a tudo o que acontece, dos rios seguindo seu curso aos pássaros migrando de hemisfério. A vida é cíclica – é este o tempo subjetivo que devemos compreender. 

Deixe um pouco de lado despertadores, cronômetros, listas de afazeres em calendários. É preciso compreender que este compasso que segue a natureza é também o nosso ritmo: somos partes do mesmo todo. Vivemos no automático e, muitas vezes, deixamos de perceber o mais simples dos acontecimentos ao nosso redor. 

Tudo nasce e morre continuamente – a vida é cíclica

A natureza se renova o tempo inteiro, em um incansável movimento de expansão e recolhimento. 

O dia nasce e se torna noite, depois dia mais um vez. 

Uma árvore é plantada. Germina, brota e cresce. Dá frutos, para então seus frutos semearem novas terras, enquanto ela mesma se recolhe num período de secura e preparação para o próximo ciclo.

Outono, inverno, primavera e verão chegam e vão a cada ano, dando espaço para a próxima estação e contribuindo para a fluidez do ciclo. 

Tudo tem seu período adequado: desde a preparação, passando pelo germinar, o ápice de atividade e, enfim, o minguar. Cada parte é necessária para que a próxima venha. E nosso corpo e mente também são assim. Vivemos em um ciclo circadiano que dita nosso ritmo biológico em 24 horas – na luminosidade, o momento de produção, vivência, plena consciência; enquanto na escuridão, nossos processos fisiológicos se restabelecem para regeneração celular e do metabolismo.

 

A vida é cíclica. Foto desfocada cria textura de círculos em uma paisagem de céu azul.

Ciclos gestam ciclos

Somos interdependentes e conectados ao ritmo da vida. Enquanto temos nosso próprio ciclo diário, simultaneamente muitos outros estão em curso. O carbono, a água, a terra têm seus ciclos em paralelo aos nossos. Cada animal tem seu ciclo reprodutivo. Cada projeto que entramos possui também seu próprio ciclo.

É necessário compreender isso: a vida é cíclica e isso é inevitável. Infelizmente, hoje vivemos em um modo tão automático, que preza apenas pela fase produtiva de cada ciclo. Isso desgasta – a natureza, o nosso corpo, a nossa mente. Descanso e regeneração são parte essencial de um ciclo saudável.

Compreender esse ritmo é um exercício de autoconhecimento. Identificar a fase que você se encontra é o que lhe proporcionará mais assertividade no conduzir da sua vida – e nas ações que precisa tomar. 

Assim, é possível ser livre de verdade e cuidar de quem de fato você é. Que possamos ampliar nossa capacidade de nos renovar a cada instante.

Conheça mais conteúdos da Terramundi

A Terramundi Viagens preza pela compreensão e aproveitamento do tempo de cada pessoa e lugar. Buscamos oferecer experiências mais profundas, autênticas e envolventes, sem um roteiro com paradas obrigatórias.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse.

Posts Relacionados