Scroll to top

Corpo e mente sãos: os benefícios do chá


terramundi - 21 de maio de 2020 - 0 comments

Antes de ser comum como hábito social e carregar significados diferentes de acordo com culturas distintas, os chá eram utilizados por suas propriedades medicinais. Na China, apareceu como uma bebida para estimular a mente e equilibrar a temperatura corporal. E, quando chegou na Europa – onde muito se popularizou -, era vendido como tônico digestivo. Hoje, os benefícios do chá são comprovados.

Por serem feitos com folhas jovens da planta Camelia sinensis, os chás preto e verde são os que mais beneficiam o organismo. No entanto, a ingestão de infusões com ervas como camomila, hortelã, cidreira e outras também podem ter efeitos positivos para corpo e mente.

O chá e o seu corpo

Ervas para infusões e benefícios do chá.

 

A bebida geralmente contém polifenois, antioxidantes e outras substâncias que estimulam o sistema imunológico. Como resultado, é possível perceber os benefícios do chá da saúde mental à digestiva. 

Para isso, indica-se a ingestão adequada da bebida: cerca de três xícaras ao dia. Beber em quantidades exageradas pode causar o efeito contrário, como incômodos no trato digestivo.

Mente

Os polifenóis regulam a liberação da cafeína presente na bebida, o que melhora os níveis de concentração e energia do organismo. O chá verde, em particular, possui um um aminoácido que auxilia o relaxamento da mente. E todas essas propriedades, em conjunto, beneficiam o desempenho cognitivo.

Há também os prós gerados pelo hábito social: o chá comumente está ligado a momentos de relaxamento, em que a temperatura quente traz aconchego e o preparo se torna uma pausa no cotidiano.

Corpo

Por protegerem áreas do cérebro responsáveis pela memória e aprendizado, os polifenóis reduzem os riscos de doenças degenerativas. Também são fonte de antioxadantes, que auxiliam a proteger o coração – da hipertensão, por exemplo – e que ajudam na prevenção do câncer.

Beber chá melhora a força muscular e preserva a densidade óssea, o que significa um corpo mais resistente e condicionado. Suas funções antimicrobianas ajudam na prevenção de cáries e diminuem o mau hálito.

E, no estômago, os benefícios do chá são notáveis. Além dos chás oolong e pu-ehr auxiliarem a digestão quando ingeridos após refeições por possuírem propriedades probióticas, também podem auxiliar a queima de gordura do corpo. O chá verde, por sua vez, pode ajudar a estimular o metabolismo.

 

Posts Relacionados