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7 passos para uma comunicação eficiente e cuidadosa em tempos desafiadores


terramundi - 13 de abril de 2020 - 0 comments

A comunicação é o nosso meio de aproximação com clientes e potenciais compradores. E, assim como a gente, eles também estão confusos. O que devemos comunicar neste momento? Priorizar a saúde da população e compreender a delicadeza do momento. São estes dois pilares que devem nortear uma comunicação eficiente e cuidadosa.

Muitas pessoas estão ansiosas por suas próximas viagens, mas o medo de ter seus planos cancelados e o fato de ainda não saber como as regras de higiene serão aplicadas fazem com que boa parte dos viajantes fiquem inseguros em reservar bilhetes aéreos ou pacote de serviços agora.

Já existem algumas tendências de como serão as primeiras viagens pós-isolamento, mas enquanto não podemos sair de casa é importante que seu cliente não se esqueça de você e da sua empresa.

Confira nossas dicas para uma comunicação eficiente

1: Esteja presente.

Desaparecer em momentos difíceis passa aos seus clientes uma mensagem errada: de que ele não pode contar com você. Ou, ainda, pode tornar sua empresa invisível no mercado. 

A maioria das pessoas estão mais tempo na internet durante o isolamento, principalmente nas redes sociais e em sites de notícias. Portanto, é essencial que você também seja um desses comunicadores. Procure manter certa regularidade de publicações nos seus canais e interaja sempre que for possível.

É preciso reinventar conteúdos e mudar o foco, mas continuar ativo nos canais que já costumava comunicar. Passado este momento conturbado, a ideia é que sua empresa saia com uma imagem ligada a soluções – e não desconhecida pelo público.

2: Seja prestativo.

Mude a forma de pensar: o foco agora é ser útil, não necessariamente vender. Forneça conteúdo relevante aos seus clientes: como pode oferecer suporte para as questões que eles têm relacionadas ao turismo? Como pode confortar pessoas que amam viajar e estão por tempo indeterminado em casa?  

Conteúdos instrutivos podem suprir as dúvidas de como proceder com as viagens já agendadas. Conteúdos inspiracionais podem acalentar o coração daqueles que estão mais assustados com a situação e incentivar práticas de bem-estar. Conteúdos de escape podem diminuir distâncias e transportar seu cliente para qualquer lugar do mundo.

Invista em depoimentos de viagem, dicas para o período em casa e textos sobre parceiros. E, claro: Não divulgue conteúdos que divergem das indicações de autoridades sanitárias no momento. 

3: Seja transparente.

Não adianta fingir que nada está acontecendo e que sua marca deve continuar com os mesmos padrões antes da pandemia. Quanto mais sincero você for com seu ouvinte, melhor. Mostre que sua empresa também tem preocupações parecidas com os viajantes e que está se adaptando à nova normalidade. Não prometa benefícios e nem flexibilizações que não poderá cumprir. É preciso cuidado nas negociações e, por isso, elas devem ser feitas sempre com clareza.

4: Utilize uma linguagem delicada e inspiracional.

A relação que temos com os outros se tornou ainda mais valiosa e significativa. E precisamos encontrar formas de manter contato mais direto com os clientes que construímos confiança e intimidade durante nossa jornada. Fazer uma ligação, por exemplo, ou mandar uma mensagem perguntando como a pessoa está, já pode fazer uma grande diferença e mostrar que você se preocupa e lembra dela.

Não reproduza mensagens negativas ou que possam assustar seu público. Saiba utilizar palavras com sentidos positivos e otimistas em seus textos. Tornar o conteúdo autêntico e demonstrar o cuidado de sua empresa ao comunicar tal mensagem é essencial para ganhar credibilidade e simpatia de seus clientes.

5: Tenho cuidado ao comunicar vendas.

Pense com cuidado se seus produtos e serviços são realmente essenciais ou relevantes no momento. Utilize abordagens cuidadosas e não seja insistente. Enfatize os benefícios de comprar naquele momento.

6: Reavalie todo conteúdo que você já tinha no ar. 

Reveja o conteúdo de mídias pagas até e mails automatizados. É importante alinhar estes conteúdo com a linguagem apropriada para o momento, sem mensagens incisivas de venda. 

 

O importante agora é mostrar que sua empresa continua conectada e que estará aqui para ajudá-los a planejar suas próximas viagens assim que for possível.

 

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