TERRAMUNDI Viagens
+55 11 3060-5821

16
-dias-

- - - A PARTIR DE - - -

EUR5.795,00

- - - PRINCIPAIS ATRAÇÕES: - - -

Percorra o país de norte a sul, da histórica Jerusalém africana às isoladas tribos do Vale do Omo, e conheça um povo simpático de costumes ancestrais.

etiopia

GRUPO ESPECIAL TERRAMUNDI - Etiópia

GRUPO ESPECIAL TERRAMUNDI - Etiópia

Experiências compartilhadas

Interesses

  • imersao-cultural Imersão Cultural
  • viagens-em-grupo Viagens em Grupo

Quando ir

  • Jan
  • Fev
  • Mar
  • Abr
  • Mai
  • Jun
  • Jul
  • Ago
  • Set
  • Out
  • Nov
  • Dez
Quanto tempo ficar

16 dias / 15 noites



Vale a pena conhecer

Addis Abeba, Bahar Dar, Gondar, Axum, Lalibela, Jinka, Turmi, Arba Minch



QUER UMA PROPOSTA SOB MEDIDA?
----------------- OU ------------------
Quer uma Proposta Sob Medida?

Solicite AquiSolicite Aqui

LigarLigar

1° Dia - 10/11/2019 | Domingo, chegada em Addis Abeba

Pernoite: Addis Abeba

Bem-vindo a Addis Abeba.
Após trâmites de imigração, será recebido pelo nosso representante local e pelo coordenador TERRAMUNDI, que o transferirá para o Hotel em Adis Abeba, capital da Etiópia, e a capital diplomática da África.
Significado "Nova Flor", Addis Ababa foi fundada pelo Imperador Menelik II em 1887, que selecionou o local por causa de sua localização dentro das Colinas Entoto, que há muito tempo tem sido o centro da política de Shoan.
Addis encontra-se no planalto central, subindo a uma altitude de 3.000m em partes, tornando-se a terceira maior capital do mundo. É uma cidade agradável e vibrante, com largas avenidas de jacarandás, museus interessantes e um dos maiores mercados ao ar livre da África. A capital é rica em monumentos impressionantes da arquitetura histórica, que são intercaladas em meio a modestas cabanas branqueadas pelo sol.


2° Dia - 11/11/2019 | Segunda-Feira, passeio em Addis Abeba

Pernoite: Addis Abeba

Dia dedicado a explorar Addis Abeba.
O dia será dedicado a uma visita à cidade, cujos pontos mais emblemáticos são o bairro de Piazza e a sempre caótica Praça Mesquel. Visitaremos a Serra do Entoto, onde Menelik II se estabeleceu antes de fundar a cidade. Destas montanhas podemos ver a dimensão e grandiosidade da capital Etíope. Em seguida, vamos descobrir os segredos de Lucy, uma das mais importantes descobertas paleontológicas da História, no Museu Nacional, após, seguiremos para uma das maiores igrejas cristãs ortodoxasda cidade.
Retorno ao nosso hotel para descansar.

3° Dia - 12/11/2019 | Terça-Feira, ida de Addis Abeba para Bahar Dar

Pernoite: Bahar Dar

Após o café da manhã, seguiremos para o aeroporto e embarque com destino a Bahar Dar. Uma vez lá vamos fazer o check-in no hotel e almoço.
À tarde, seguiremos com destino às famosas cachoeiras do Nilo Azul nos arredores de Bahar Dar. Um impressionante cachoeira de 45 metros de altura conhecida como Tis Abay ou Tis Isat (água fumegante).
Retorno ao nosso hotel para descansar.



4° Dia - 13/11/2019 | Quarta-Feira, em Bahar Dar

Pernoite: Bahar Dar

Após o café da manhã, sairemos para dedicar o dia para conhecer a do Lago Tana, que conta mais de 20 mosteiros nos seus arredores. Muitos deles permaneceram quase anônimos para estrangeiros até 1930. Vários Eles têm uma decoração magnífica e escondem verdadeiros tesouros. As velhas igrejas estão carregadas de mistério e lenda. A maioria das ilhas são autênticos santuários naturais. Nosso passeio pelo lago será feito em uma pequena balsa, iremos para a Península de Zege, onde visitaremos a Igreja de Ura Kidane Mehret. Continuaremos nossa visita através deste impressionante lago e conheceremos o templo Azuwa Maryam. outro similar. Dependendo do tempo disponível, podemos visitar duas ou três igrejas no lago. Na parte da tarde, teremos a oportunidade de dar um passeio pela cidade e arredores e caminhar pelo mercado de Bahar Dar.
Retorno ao nosso hotel para descansar.



5° Dia - 14/11/2019 | Quinta-Feira, ida de Bahar Dar para Gondar

Pernoite: Gondar

Após o café da manhã, traslado terrestre com destino a Gondar (aprox. 180km de distância). Fundado pelo imperador Fasilidas, Gondar foi a segunda capital do Império Axumite e um importante centro de referência, entre os séculos XVII e XVIII.
Uma vez em Gondar; iremos visitar o seu centro histórico, com especial atenção para o complexo do castelo, o King Fasilidas Pool e Debre Birhan Selassie Monastery.
Gondar foi a capital da Etiópia no passado e possui um dos primeiros castelos conhecidos no História da África (Fasil Ghebbi). A “cidade” amuralhada, possui 70 mil metros quadrados e contém um total de seis castelos, um complexo de túneis interligados e viadutos com outros edifícios menores. Conhecido pelo "Camelot Africano", o complexo real também inclui capelas, sala de banquetes, Cavalariças e ... a gaiola de leão.
Depois de visitar os castelos e o verdadeiro coração de Gondar, vamos descobrir a piscina do rei Fasilidas, do século XVI.
O passeio de Gondar termina com uma visita ao mosteiro Debre Birhan Selassie. Diz a lenda que foi o único templo que foi salvo da destruição maciça de 1888 devido à "intervenção divina de um enxame de abelhas ". A grande beleza da igreja está em suas pinturas que são verdadeiras obras de arte, o teto é composto por oitenta rostos angélicos, uma atração que, devido à sua singularidade, é um dos pontos mais fotografados do país.
Retorno ao nosso hotel para descansar.

6° Dia - 15/11/2019 | Sexta-Feira, ida de Gondar para Axum

Pernoite: Axum

Após o café da manhã, seguiremos para o aeroporto e embarque com destino a Axum a cidade histórica de Tigray. A capital do poderoso império Axumita é também o lar espiritual do cristianismo ortodoxo etíope. Tem muitas antiguidades e mercados magníficos. Visitaremos o museu Axum, a catedral Tsion Maryam, Mai Shum, o parque do rei Exana e o túmulo do rei Basen. A grande atração de Axum, no entanto, é seu campo com mais de 300 igrejas monolíticos, alguns deles com mais de 20 metros de altura. A maior delas chega a 33 metros e com um peso próximo a 600 toneladas e é considerado o maior monumento monolítico do mundo. Axum foi também onde a fabulosa lenda da rainha de Sabá se originou.
Retorno ao nosso hotel para descansar.



7° Dia - 16/11/2019 | Sábado, ida de Axum para Lalibela

Pernoite: Lalibela

Após o café da manhã, seguiremos para o aeroporto e embarque com destino a Lalibela. Após nossa chegada, no caminho para a cidade, vamos parar em Nakute La'ab, uma igreja simples, construída em torno de uma caverna rasa com várias lagos sagrados nutridos por fontes naturais. O templo esconde vários tesouros que incluem diversas pinturas que podemos ver de perto.
Lalibela pode gabar-se de ser um dos mais importantes pontos artístico-religiosos do mundo. Conheceremos a chamada "Jerusalém africana". O grupo de igrejas de Lalibela foi declarado património da UNESCO em 1979 e é o principal local de peregrinação para os cristãos ortodoxos.
Visitaremos o primeiro grupo de igrejas escavadas na rocha; onde podemos destacar a igreja de Medhanialem (San Salvador) uma das maiores e mais impressionantes,  a igreja de Bete Mariam, uma pequena igreja que preservou a beleza de suas pinturas interiores e uma curiosa estrutura interna formada por dois andares.
As igrejas de Lalibela, sendo subterrâneas, comunicam-se através de túneis e valas e vamos dedicar o dia para conhecer, em profundidade, esta cidade é considerada uma das maravilhas do mundo. Localizado a 2.630 metros de altura Lalibela possui encanta pela grandiosidade de suas igrejas mas também o charme de suas ruas estreitas.
Retorno ao nosso hotel para descansar.

8° Dia - 17/11/2019 | Domingo, em Lalibela

Pernoite: Lalibela

Ao amanhecer, poderemos vivenciar as espetaculares cerimônias religiosas nas igrejas. Mais tarde, vamos visitar um templo fora de Lalibela o Yemrehanna Kristos, localizado a cerca de 30 quilômetros de Lalibela, construído em uma caverna em uma das encostas do Monte Abuna Yosef.
À tarde, continuaremos explorando as igrejas escavadas na rocha do centro da cidade. Do segundo grupo de igrejas esculpidas na rocha incluem, conheceremos as igrejas de Gabriel - Rufael, a igreja de Amanuel e Abba Líbanos. Seguiremos pelos velhos túneis que conectam as igrejas para nos locomovermos entre as igrejas.
Retorno ao nosso hotel para descansar.



9° Dia - 18/11/2019 | Segunda-Feira, ida de Lalibela para Addis Abeba

Pernoite: Addis Abeba

Após o café da manhã, seguiremos para o aeroporto e embarque com destino a Addis Abebda. Na chegada, recepção e traslado ao Hotel.
Dia livre.


10° Dia - 19/11/2019 | Terça-Feira, ida de Addis Abeba para Jinka

Pernoite: Jinka

Após o café da manhã, seguiremos para o aeroporto e embarque com destino a Jinka. Chegada em Jinka; considerada a capital administrativa do vale do Omo, onde teremos a oportunidade de visitar o Museu Jinka, um centro de pesquisa de as tribos do sul Omo estrategicamente localizadas em uma colina com excelentes vistas sobre a cidade. O Museu antropológico nos trará um pouco mais de conhecimento sobre os vários grupos étnicos na região.
Retorno ao nosso hotel para descansar.



11° Dia - 20/11/2019 | Quarta-Feira, ida de Jinka para Turmi

Pernoite: Turmi

Após o café da manhã, traslado terrestre com destino a Turmi (aprox. 120km de distância). Jinka é o ponto de partida para o Parque Nacional Mago. Vamos visitar o seu grupo étnico mais conhecido, o Mursi, famoso pelos batons das mulheres. Essa tradição ainda é mantida. Muitas mulheres fazem uma inserção no lábio inferior durante a adolescência que pouco a pouco será ampliada como símbolo de Beleza.
Seguiremos com destino a Turmi que é a capital do grupo étnico Hamer. É uma tribo de costumes ancestrais, com linguagem, religião e crenças próprias. Os Hamer são muito  hospitaleiros, com ritos únicos entre os quais podemos destaque o Ukuli Bula ou o salto dos bois, a entrega do Boko e a dança Evangadi.
Os Hamer são, certamente, o grupo étnico arquetípico do Omo. Especialmente impressionantes são as mulheres, lindamente adornadas com tranças grossas de cabelo ocre e colorido que formam uma franja grossa, saias de pele e numerosas pulseiras ajustadas aos braços e pernas.
Os homens, por outro lado, praticam a escarificação corporal e usam adornos mais simples, exceto pelas vestimentas que eles usam para cerimônias e ocasiões especiais.
Retorno ao nosso hotel para descansar.

12° Dia - 21/11/2019 | Quinta-Feira, em Turmi

Pernoite: Turmi

Bem cedo pela manhã saíremos com destino mais ao Sul, em direção a Omorate, para fazer uma extensa visita à cidade Dassanetch, nas margens do rio Omo.
Os Dassanetch baseiam sua subsistência nas lavouras e é considerada uma cidade pecuária, mas eles também realizam culturas sazonais que coincidem com as inundações do rio Omo e as inundações de suas margens.
Este grupo étnico forma uma sociedade patriarcal, onde a autoridade recai sobre um grupo de anciãos chamado Ara.
Um dos detalhes mais marcantes do Dassanetch são os penteados masculinos, que marcam e diferenciam as gerações. Do barbear completo, ao estilo "capacete" das crianças, aos penteados sofisticados com terra que marcam a idade adulta e o reconhecimento social.
Com nosso guia, vamos conhecer e aprender com o povo de algumas das aldeias mais interessantes da Etiópia.
Retorno ao nosso hotel para descansar.

13° Dia - 22/11/2019 | Sexta-Feira, ida de Turmi para Arba Minch

Pernoite: Arba Minch

Após o café da manhã, traslado terrestre com destino a Arba Minch (aprox. 280km de distância). Seguiremos até Konso e daqui até Arba Minch.
Em Konso, vamos visitar uma de suas aldeias labirínticas, que são consideradas autênticas  fortalezas e que os protegem de grupos étnicos vizinhos. Eles estão localizado no topo das colinas basálticas. Os Konsos continuam praticando o animismo apesar da influência religiosa externasofrida há algum tempo.
Em 2011, as paisagens e cultura dos Konsos foi considerada um Patrimônio Mundial da Humanindade pela UNESCO.
A estrutura social dos Konsos é baseada em pertencer a um dos nove clãs Gada, nos quais cabe a sociedade Konso. Cada gada tem uma autoridade religiosa que recebe o título de pokwalla.
Os rituais associados ao culto do falecido têm um papel fundamental na comunidade Konso.
A manifestação mais visível do culto dos ancestrais são os Waga, estátuas de madeira que são erguidas em memória ao falecido.
Após nossa imersão cultural na etinia Konso, seguiremos com destino a Arba Minch. Na chegada, check in em nosso hotel para descansar.

14° Dia - 23/11/2019 | Sábado, em Arba Minch

Pernoite: Arba Minch

Após o café da manhã, Seguiremos com destino às montanhas Dorze.
Subiremos por uma trilha com incríveis paisagens do Parque Nacional de Nechisar e visitaremos o grupo étnico Dorze.
As casas da etinia Dorze são sua grande característica; são feitas com bengalas de bambu, formam cúpulas até 6 metros de altura. No interior, bastante espaçoso, eles sempre têm um fogo que usam tanto para cozinhar quanto para aquecer o ambiente.
Os Dorze também são conhecidos por suas túnicas coloridas de desenhos geométricos, que fazem e exportam para todo o país. É incrível ver os Dorzes trabalhando em teares tradicionais ou girando os fios de algodão nas portas de suas casas, com o qual eles mais tarde fabricarão  os tecidos.
À imagem e semelhança dos pigmeus e do khoisan, eles têm uma música polifônica chamada "edho", que geralmente é cantado durante a Epifania ou durante as festas de iniciação.
Após a visita às Montanhas Dorze, retornaremos a Arba Minch e seguiremos para o Lago Chamo, no Parque Nacional de Nechisar. Vamos conhecer sua rica fauna e as atividades dos pescadores nativos do grupo étnico Gamo, que continua a preservar métodos ancestrais. Veremos hipopótamos, crocodilos (os maiores do continente Africano) e grande variedade de pássaros.
Retorno ao nosso hotel para descansar.

15° Dia - 24/11/2019 | Domingo, ida de Arba Minch para Addis Abeba

Pernoite: Addis Abeba

Após o café da manhã, seguiremos para o aeroporto e embarque com destino a Addis Abebda. Na chegada, recepção e traslado ao Hotel. Na capital etíope vamos dedicar o tempo para realizar as últimas compras e caminhar ao longo da Churchill Avenue, uma de suas artérias comerciais.
À noite, jantar despedida e traslado ao hotel.



16° Dia - 25/11/2019 | Segunda-feira, retorno ao Brasil

Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque em voo de retorno ao Brasil.

RESERVE SUA VIAGEM
Hospedagem
4 noites em Addis Abeba, com pensão completa;
2 noite em Bahar Dar, com pensão completa;
1 noite em Gondar, com pensão completa;
1 noite em Axum, com pensão completa;
2 noites em Lalibela, com pensão completa;
1 noites em Jinka, com pensão completa;
2 noites em Turmi, com pensão completa;
2 noites em Arba Minch, com pensão completa;

Nota: bebidas não incluídas.

Traslados e Passeios 
Todos os traslados e passeios mencionados no programa em serviço privativo para o grupo Terramundi, com motorista e guia local falando espanhol.

Assistência Internacional
Plano ASSIST CARD AC150. Consulte-nos sobre informações e coberturas incluídas. 

Diferenciais Grupo Especial Terramundi
1. Acompanhamento de coordenador de viagem brasileiro que prestará suporte ao grupo ao longo de toda a viagem;
2. Guia local na Etiópia falando espanhol;
3. Grupo pequeno, máximo de 15 participantes;
4. Roteiro cuidadosamente desenhado por especialistas no destino, que permite uma boa visão da Etiópia histórica e de suas tribos mais tradicionais;
5. Já inclui o imposto de remessa internacional (IRRF) e gorjetas para motorista e guia local.

Não inclui:
- Passagens Aéreas nos trechos internacionais e domésticos;
- Taxas de embarque;
- Despesas com documentação;
- Qualquer outro item não mencionado como incluído.

Importante: Esta viagem exige um número mínimo de 11 participantes para que o grupo seja confirmado. A confirmação ou não da saída será até o dia 10/08/2019 (ou antes, caso já tenhamos atingido o número mínimo de participantes).
Caso a saída não atinja o número mínimo de participantes e os participantes pagantes quiserem manter a viagem, o valor final será revisto e rateado. No caso de não concretização da viagem, o valor pago será integralmente devolvido.

Este roteiro poderá ser cancelado ou reajustado por motivos de caso fortuito ou força maior, bem como para se adaptar a possíveis alterações de voos e/ou frequências aéreas.
 
Formas de pagamento da parte terrestre

Parcelamento em cartões de crédito:
Visa, Mastercard ou Diners: 35% entrada (depósito bancário) + 6 parcelas iguais sem juros no cartão
Amex: 40% entrada (depósito bancário) + 4 parcelas iguais sem juros no cartão

Importante:
- Os cartões de crédito aceitos devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil. A primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.
- Cartões de crédito emitidos fora do país: o pagamento deverá ser feito à vista, em parcela única.

Parcelamento em cheques: 
35% entrada (depósito bancário) + 6 parcelas iguais sem juros (cheques pré datados) 
35% entrada (depósito bancário) + 7 parcelas iguais sem juros (cheques pré datados) *

* Forma de pagamento especial para fechamento de viagens com antecedência superior a 30 dias do embarque.

Importante:
- Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica.
- Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura.

Pagamento à vista: 4% de desconto (depósito bancário)

*A cotação do dólar/euro será atualizada ao dia do pagamento do pacote de viagem.