TERRAMUNDI Viagens
+55 11 3060-5821

14
-dias-

- - - A PARTIR DE - - -

consultar

- - - PRINCIPAIS ATRAÇÕES: - - -

Uma viagem que explora Cuba em seu charme e realidade, com hospedagem em casas particulares e paradas que valorizam a cultura do país sem maquiagens ou experiências artificiais.

havana

Cuba: volta à ilha

Cuba: volta à ilha

Cuba em seu charme e realidade

Interesses

  • imersao-cultural Imersão Cultural

Quando ir

  • Jan
  • Fev
  • Mar
  • Abr
  • Mai
  • Jun
  • Jul
  • Ago
  • Set
  • Out
  • Nov
  • Dez
Quanto tempo ficar

14 dias / 13 noites



Vale a pena conhecer

Havana, Viñales, Cienfuegos, Trinidad, Valle de los Ingenios, Sancti Spiritus, Camaguey, El Cobre, Santiago de Cuba, Guantánamo, Baracoa



QUER UMA PROPOSTA SOB MEDIDA?
----------------- OU ------------------
Quer uma Proposta Sob Medida?

Solicite AquiSolicite Aqui

LigarLigar

1° Dia - Chegada a Havana

Pernoite: Havana

Chegada ao aeroporto, recepção e traslado a uma Casa Particular para hospedagem.


2° Dia - Em Havana: passeio pela cidade

Pernoite: Havana

Saída para realizar um passeio no típico bici-taxi (meio de transporte popular no país) ao redor do bairro Centro Habana. Pare em meio da agitação colorida para visitar um dos maiores mercados agrícolas de Havana e continue a pé pelas ruelas e praças da Velha Havana para conhecer as principais atrações e observar suas antigas construções.

Almoço em um “paladar”, termo usado apenas em Cuba para designar os pequenos restaurantes familiares. Para conhecer a autêntica culinária da ilha, os melhores lugares são os paladares da cidade.

À tarde, passeio panorâmico em carro vintage passando pelos bairros modernos de Vedado e Playa, pela Quinta Avenida, pelo bairro residencial de Miramar e pela orla Malecón.


3° Dia - Em Havana: visita à fortaleza e aula de culinária

Pernoite: Havana

Hoje o dia começa do outro lado da baía. Visita à fortaleza de San Carlos de la Cabaña, uma das maiores instalações de defesa construídas pelos espanhóis durante o período colonial. Em seguida, visita à estátua de Cristo, de onde se tem uma vista única sobre Havana.

Depois, é hora de vestir um avental e cozinhar pratos típicos junto com um chef de cozinha cubano. Após almoçar a refeição preparada durante a aula, retorno de balsa para o centro da cidade.

Tarde livre.


4° Dia - Ida de Havana para Viñales (terrestre – aprox. 220 km)

Pernoite: Viñales

Saída pela manhã em direção a Pinar del Río, a oeste de Havana. A mais verde de todas as províncias cubanas é conhecida por oferecer o melhor solo para o cultivo de tabaco do mundo.

Visita ao Pátio Pelegrín, um projeto comunitário do artista Mario Pelegrín, que estimula e ensina crianças e jovens a desenvolverem sua própria criatividade artística. Enquanto você aprende mais sobre o programa sociocultural, frutas e café são servidos.

A viagem segue até Viñales, uma cidadezinha rural onde o tempo parece ter parado. Passeio pelo Vale de Viñales e parada no mirante do Hotel Los Jazmines para tirar fotos e admirar a vista panorâmica dos imponentes magotes que dominam o cenário da região.

À noite, jantar e aula exclusiva com um barman cubano para aprender a preparar os famosos coquetéis locais.


5° Dia - Em Viñales: passeio pela região

Pernoite: Viñales

Saída para realizar uma caminhada pelo Vale de Viñales, com sua paisagem única formando um verdadeiro mosaico de ecossistemas. No caminho, você tem a oportunidade de encontrar com os agricultores e visitar a Casa del Veguero, um pequeno centro de secagem, para descobrir como o tabaco é cultivado de maneira tradicional.

Almoço no Paladar de Alberto Vitamina – um restaurante particular muito especial. O simpático proprietário, que gosta de se juntar a seus convidados e conversar, ganhou sua fama vendendo frutas.

De volta à Vila de Viñales, visita ao pequeno Jardim Botânico de Caridad, um belo jardim privado muito bem cuidado com uma grande variedade de plantas diferentes.

Restante da tarde livre.


6° Dia - Ida de Viñales para Trinidad, passando por Cienfuegos (terrestre – aprox. 560 km)

Pernoite: Trinidad

No início da manhã, a viagem continua rumo ao centro da ilha, em direção à cidade costeira de Cienfuegos. O que mais chama a atenção é a sua arquitetura com influência francesa, diferente de qualquer outra cidade no país.

Passeio a pé pelo centro da cidade, passando pela praça principal Parque Martí, onde se destaca o nostálgico Teatro Terry. Em seguida, visita à Casa da Cultura Benjamin Duarte, um centro cultural instalado no antigo edifício palaciano. Ao fim do passeio, siga até a península de Punta Gorda para saborear um coquetel no terraço do magnífico Palacio del Valle.

Mais tarde, a jornada segue ao longo da estrada costeira para Trinidad, cidadezinha que esbanja história, cultura e charme – características que a fizeram levar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Jantar na Casa Particular.


7° Dia - Em Trinidad: passeio pela cidade

Pernoite: Trinidad

Manhã dedicada a uma caminhada pelas ruas de paralelepípedo, onde sentirá a impressão de ter sido transportado de volta ao período colonial. Durante o passeio, visite um dos muitos museus da cidade; a Casa del Alfarero, um ateliê de cerâmica; e o rústico bar que serve a bebida típica "Canchánchara" à base de aguardente, gelo, limão e mel.

Tempo livre à tarde.

À noite, saída para curtir a vida noturna de Trinidad, com música ao vivo e dança, na “Casa de La Musica” ou “Casa de La Trova”.


8° Dia - Ida de Trinidad para Camaguey, passando pelo Valle de los Ingenios e Sancti Spiritus (terrestre – aprox. 280 km)

Pernoite: Camaguey

Saída para visitar o antigo engenho de açúcar e a histórica torre com mais de 45 metros de altura na Fazenda Iznaga, nos arredores de Trinidad. Foi construída no século XIX para controlar a propriedade e vigiar os escravos; e subindo por escadas estreitas, é possível apreciar a bela vista do alto.

Depois, você irá até a tranquila cidade colonial de Sancti Spíritus para uma visita panorâmica pelo centro histórico. Uma das principais atrações é a ponte Yayabo, que por seu valor patrimonial e arquitetônico foi declarada Monumento Nacional.

Almoço em restaurante local e continuação até à cidade de Camaguey, conhecida pelos “tinajones” (grandes vasos de barro).

Jantar na Casa Particular.


9° Dia - Em Camaguey: passeio pela cidade

Pernoite: Camaguey

Pela manhã, caminhada seguido por um passeio de bici-taxi pelo centro histórico, inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade é mais como um labirinto de ruas, que a tornam um destino singular. Conta-se que foram construídas assim para confundir os invasores.

Na Plaza del Carmen, visita ao ateliê de Martha Jiménez, onde a cultura popular se torna arte, retratada em forma de pinturas e esculturas em bronze.

Em seguida, conheça a organização suíça “Camaquito” sem fins lucrativos, voltada principalmente para ajudar crianças, jovens e adolescentes nas áreas de educação, esporte, cultura, saúde e meio ambiente. Dependendo do dia, um de seus muitos projetos será visitado. Por fim, assista a uma apresentação de um grupo de dança infantil, orquestra sinfônica juvenil ou balé infantil.

Almoço em um “paladar.


10° Dia - Ida de Camaguey para Santiago de Cuba, passando por El Cobre (terrestre – aprox. 350 km)

Pernoite: Santiago de Cuba

Saída com destino ao vilarejo de El Cobre, local de peregrinação mais sagrado no país, para visitar a basílica que abriga a Nossa Senhora da Caridade do Cobre, a padroeira de Cuba.

No fim da tarde, chegada a Santiago, segunda maior e mais importante cidade cubana, que ao longo da história testemunhou importantes acontecimentos desde a época da colonização espanhola. É considerada a cidade mais caribenha de Cuba, devido à sua proximidade com outras ilhas. Foi pela baía de Santiago que entraram os primeiros negros escravos no país, tornando-a uma das mais ricas em diversidade étnica e cultural.

Jantar na Casa Particular.


11° Dia - Em Santiago de Cuba: passeio pela cidade

Pernoite: Santiago de Cuba

Passeio panorâmico passando pela Praça da Revolução e pelo Quartel Moncada, uma fortaleza militar que em 1953 foi atacada por Fidel e seus companheiros, marcando o início da Revolução Cubana. Visita também ao cemitério de Santa Ifigênia, onde estão os túmulos de Jose Martí e Fidel Castro.

Depois, embarque em ferry até Cayo Granma para desfrutar do almoço.

À tarde, visita à fortaleza de El Morro, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, de onde se tem uma vista incrível sobre a baía.

De volta à cidade, visita ao antigo bairro residencial Vista Alegre e a Colina de San Juan, um local histórico de grande importância no fim do domínio espanhol sobre Cuba. Caminhada pelo centro histórico, com visita a Casa Velázquez – a residência mais antiga de Santiago; e ao museu do rum.

Caminhada pelo centro histórico para descobrir os principais destaques, como a Casa Velázquez – a residência mais antiga de Santiago; e visita ao museu do rum.

À noite, jantar no Paladar “La Fondita” do carismático Compay Ramon.


12° Dia - Ida de Santiago de Cuba para Baracoa, passando por Guantánamo (terrestre – aprox. 240 km)

Pernoite: Baracoa

Cedo pela manhã, a viagem continua em direção a Baracoa, com parada na cidade de Guantánamo.

O trajeto passa por uma paisagem árida de cactos, semelhante a um deserto, e depois entra em um cenário montanhoso, cheio de verde.

Chegada a Baracoa, a primeira cidade fundada pelos espanhóis, no extremo leste da ilha. Está localizada em frente a montanha El Yunque, rodeada de plantações de café, cacau e banana.

No fim da tarde, vista ao forte Matachín, atual museu da cidade; e caminhada pela praça principal, onde está a igreja de Nossa Senhora de Assunção, que preserva uma das cruzes com mais de 500 anos trazida pelo próprio Cristóvão Colombo.

Jantar na Casa Particular.


13° Dia - Em Baracoa: passeio pelos arredores

Pernoite: Baracoa

Passeio para explorar a paisagem natural do Rio Yumurí. Durante a caminhada por cerca de 2h, você receberá explicações sobre a flora e fauna da região e também poderá fazer uma pausa para dar um mergulho refrescante.

Continuação rumo à Finca Duaba, uma fazenda cercada por plantas tropicais com uma pequena trilha ecológica que conta sobre o tema do cultivo de cacau.

O almoço é servido em um restaurante rústico, no meio da natureza. Após a refeição, desfrute de um breve passeio de barco no rio Toa.

Restante da tarde livre.


14° Dia - Saída de Baracoa

De manhã, a jornada segue por estrada até chegar a Holguín, de onde é possível pegar o voo de retorno para o Brasil, com conexão em Panamá.

Nota: As estradas em Cuba não são comparáveis às ruas de outros países. As estradas estão parcialmente em más condições (esburacadas, e em partes não asfaltadas), portanto, é necessário dirigir devagar. Além disso, o trânsito de animais e carruagens na estrada não são raras. Por esse motivo, pode haver tempos mais longos de viagem.


RESERVE SUA VIAGEM
Somente parte terrestre

Hospedagem
3 noites com café da manhã em Havana;
2 noites com café da manhã em Viñales;
2 noites com café da manhã em Trinidad;
2 noites com café da manhã em Camaguey;
2 noites com café da manhã em Santiago de Cuba;
2 noites com café da manhã em Baracoa.

Refeição
7 almoços
6 jantares

Traslado
Traslado de chegada (aeroporto / casa particular) em veículo privativo em Havana;
Transporte terrestre em veículo privativo com ar condicionado (carro taxi, van ou ônibus).

Passeio
Visitas conforme mencionadas no roteiro em serviço privativo com guia local em idioma inglês ou espanhol.
Bilhete de entrada aos monumentos.

Assistência Internacional
Plano ASSIST CARD. Consulte-nos sobre informações e coberturas incluídas.

Não inclui
⋅ Imposto de remessa ao exterior (IRRF) de 6,38%;
⋅ Passagem aérea e taxas de embarque;
⋅ Despesas com documentação;
⋅ Despesas pessoais como telefonema, lavanderia e gorjeta;
⋅ Passeios além dos citados neste programa;
⋅ Refeições e bebidas não citados nos itens incluídos;
⋅ Qualquer outro item não mencionado como incluído.

Notas importantes
⋅ Os passeios estão sujeitos a condições climáticas.
⋅ Preços não válidos para período de feriados locais, Natal e Ano Novo.
⋅ Roteiro não recomendado para pessoas que evitam viagens longas em estrada em mau estado.
Formas de pagamento da parte terrestre

Parcelamento em cartões de crédito:
Visa, Mastercard ou Diners: 35% entrada (depósito bancário) + 6 parcelas iguais sem juros no cartão
Amex: 40% entrada (depósito bancário) + 4 parcelas iguais sem juros no cartão

Importante:
⋅ Os cartões de crédito aceitos devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil. A primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.
⋅ Cartões de crédito emitidos fora do país: o pagamento deverá ser feito à vista, em parcela única.

Parcelamento em cheques:
35% entrada (depósito bancário) + 6 parcelas iguais sem juros (cheques pré datados)

Importante:
⋅ Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica.
⋅ Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura.

Pagamento à vista: 4% de desconto (depósito bancário)

A cotação do dólar/euro será atualizada ao dia do pagamento do pacote de viagem.