1° Dia
- Chegada a Havana
Pernoite: Havana
Chegada ao aeroporto, recepção e traslado a uma Casa Particular para hospedagem.
2° Dia
- Em Havana: passeio pela cidade
Pernoite: Havana
Saída para realizar um passeio no típico bici-taxi (meio de transporte popular no país) ao redor do bairro Centro Habana. Pare em meio da agitação colorida para visitar um dos maiores mercados agrícolas de Havana e continue a pé pelas ruelas e praças da Velha Havana para conhecer as principais atrações e observar suas antigas construções.
Almoço em um “paladar”, termo usado apenas em Cuba para designar os pequenos restaurantes familiares. Para conhecer a autêntica culinária da ilha, os melhores lugares são os paladares da cidade.
À tarde, passeio panorâmico em carro vintage passando pelos bairros modernos de Vedado e Playa, pela Quinta Avenida, pelo bairro residencial de Miramar e pela orla Malecón.
3° Dia
- Em Havana: visita à fortaleza e aula de culinária
Pernoite: Havana
Hoje o dia começa do outro lado da baía. Visita à fortaleza de San Carlos de la Cabaña, uma das maiores instalações de defesa construídas pelos espanhóis durante o período colonial. Em seguida, visita à estátua de Cristo, de onde se tem uma vista única sobre Havana.
Depois, é hora de vestir um avental e cozinhar pratos típicos junto com um chef de cozinha cubano. Após almoçar a refeição preparada durante a aula, retorno de balsa para o centro da cidade.
Tarde livre.
4° Dia
- Ida de Havana para Viñales (terrestre – aprox. 220 km)
Pernoite: Viñales
Saída pela manhã em direção a Pinar del Río, a oeste de Havana. A mais verde de todas as províncias cubanas é conhecida por oferecer o melhor solo para o cultivo de tabaco do mundo.
Visita ao Pátio Pelegrín, um projeto comunitário do artista Mario Pelegrín, que estimula e ensina crianças e jovens a desenvolverem sua própria criatividade artística. Enquanto você aprende mais sobre o programa sociocultural, frutas e café são servidos.
A viagem segue até Viñales, uma cidadezinha rural onde o tempo parece ter parado. Passeio pelo Vale de Viñales e parada no mirante do Hotel Los Jazmines para tirar fotos e admirar a vista panorâmica dos imponentes magotes que dominam o cenário da região.
À noite, jantar e aula exclusiva com um barman cubano para aprender a preparar os famosos coquetéis locais.
5° Dia
- Em Viñales: passeio pela região
Pernoite: Viñales
Saída para realizar uma caminhada pelo Vale de Viñales, com sua paisagem única formando um verdadeiro mosaico de ecossistemas. No caminho, você tem a oportunidade de encontrar com os agricultores e visitar a Casa del Veguero, um pequeno centro de secagem, para descobrir como o tabaco é cultivado de maneira tradicional.
Almoço no Paladar de Alberto Vitamina – um restaurante particular muito especial. O simpático proprietário, que gosta de se juntar a seus convidados e conversar, ganhou sua fama vendendo frutas.
De volta a Viñales, visita ao pequeno Jardim Botânico de Caridad, um belo jardim privado muito bem cuidado com uma grande variedade de plantas diferentes.
Restante da tarde livre.
6° Dia
- Ida de Viñales para Trinidad, passando por Cienfuegos (terrestre – aprox. 560 km)
Pernoite: Trinidad
No início da manhã, a viagem continua rumo ao centro da ilha, em direção à cidade costeira de Cienfuegos. O que mais chama a atenção é a sua arquitetura com influência francesa, diferente de qualquer outra cidade no país.
Passeio a pé pelo centro da cidade, passando pela praça principal Parque Martí, onde se destaca o nostálgico Teatro Terry. Em seguida, visita à Casa da Cultura Benjamin Duarte, um centro cultural instalado no antigo edifício palaciano. Ao fim do passeio, siga até a península de Punta Gorda para saborear um coquetel no terraço do magnífico Palacio del Valle.
Mais tarde, a jornada segue ao longo da estrada costeira para Trinidad, cidadezinha que esbanja história, cultura e charme – características que a fizeram levar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela
UNESCO.
Jantar na Casa Particular.
7° Dia
- Em Trinidad: passeio pela cidade
Pernoite: Trinidad
Manhã dedicada a uma caminhada pelas ruas de paralelepípedo, onde sentirá a impressão de ter sido transportado de volta ao período colonial. Durante o passeio, visite um dos muitos museus da cidade; a Casa del Alfarero, um ateliê de cerâmica; e o rústico bar que serve a bebida típica "Canchánchara" à base de aguardente, gelo, limão e mel.
Tempo livre à tarde.
À noite, saída para curtir a vida noturna de Trinidad, com música ao vivo e dança, na “Casa de La Musica” ou “Casa de La Trova”.
8° Dia
- Ida de Trinidad para Camaguey, passando pelo Valle de los Ingenios e Sancti Spiritus (terrestre – aprox. 280 km)
Pernoite: Camaguey
Saída para visitar o antigo engenho de açúcar e a histórica torre com mais de 45 metros de altura na Fazenda Iznaga, nos arredores de Trinidad. Foi construída no século XIX para controlar a propriedade e vigiar os escravos; e subindo por escadas estreitas, é possível apreciar a bela vista do alto.
Depois, você irá até a tranquila cidade colonial de Sancti Spíritus para uma visita panorâmica pelo centro histórico. Uma das principais atrações é a ponte Yayabo, que por seu valor patrimonial e arquitetônico foi declarada Monumento Nacional.
Almoço em restaurante local e continuação até à cidade de Camaguey, conhecida pelos “tinajones” (grandes vasos de barro).
Jantar na Casa Particular.
9° Dia
- Em Camaguey: passeio pela cidade
Pernoite: Camaguey
Pela manhã, caminhada seguido por um passeio de bici-taxi pelo centro histórico, inscrito como Patrimônio Mundial da
UNESCO. A cidade é mais como um labirinto de ruas, que a tornam um destino singular. Conta-se que foram construídas assim para confundir os invasores.
Na Plaza del Carmen, visita ao ateliê de Martha Jiménez, onde a cultura popular se torna arte, retratada em forma de pinturas e esculturas em bronze.
Em seguida, conheça a organização suíça “Camaquito” sem fins lucrativos, voltada principalmente para ajudar crianças, jovens e adolescentes nas áreas de educação, esporte, cultura, saúde e meio ambiente. Dependendo do dia, um de seus muitos projetos será visitado. Por fim, assista a uma apresentação de um grupo de dança infantil, orquestra sinfônica juvenil ou balé infantil.
Almoço em um “paladar.
10° Dia
- Ida de Camaguey para Santiago de Cuba, passando por El Cobre (terrestre – aprox. 350 km)
Pernoite: Santiago de Cuba
Saída com destino ao vilarejo de El Cobre, local de peregrinação mais sagrado no país, para visitar a basílica que abriga a Nossa Senhora da Caridade do Cobre, a padroeira de Cuba.
No fim da tarde, chegada a Santiago, segunda maior e mais importante cidade cubana, que ao longo da história testemunhou importantes acontecimentos desde a época da colonização espanhola. É considerada a cidade mais caribenha de Cuba, devido à sua proximidade com outras ilhas. Foi pela baía de Santiago que entraram os primeiros negros escravos no país, tornando-a uma das mais ricas em diversidade étnica e cultural.
Jantar na Casa Particular.
11° Dia
- Em Santiago de Cuba: passeio pela cidade
Pernoite: Santiago de Cuba
Passeio panorâmico passando pela Praça da Revolução e pelo Quartel Moncada, uma fortaleza militar que em 1953 foi atacada por Fidel e seus companheiros, marcando o início da Revolução Cubana. Visita também ao cemitério de Santa Ifigênia, onde estão os túmulos de Jose Martí e Fidel Castro.
Depois, embarque em ferry até Cayo Granma para desfrutar do almoço.
À tarde, visita à fortaleza de El Morro, Patrimônio da Humanidade pela
UNESCO, de onde se tem uma vista incrível sobre a baía.
De volta à cidade, visita ao antigo bairro residencial Vista Alegre e a Colina de San Juan, um local histórico de grande importância no fim do domínio espanhol sobre Cuba. Caminhada pelo centro histórico, com visita a Casa Velázquez – a residência mais antiga de Santiago; e ao museu do rum.
Caminhada pelo centro histórico para descobrir os principais destaques, como a Casa Velázquez – a residência mais antiga de Santiago; e visita ao museu do rum.
À noite, jantar no Paladar “La Fondita” do carismático Compay Ramon.
12° Dia
- Ida de Santiago de Cuba para Baracoa, passando por Guantánamo (terrestre – aprox. 240 km)
Pernoite: Baracoa
Cedo pela manhã, a viagem continua em direção a Baracoa, com parada na cidade de Guantánamo.
O trajeto passa por uma paisagem árida de cactos, semelhante a um deserto, e depois entra em um cenário montanhoso, cheio de verde.
Chegada a Baracoa, a primeira cidade fundada pelos espanhóis, no extremo leste da ilha. Está localizada em frente a montanha El Yunque, rodeada de plantações de café, cacau e banana.
No fim da tarde, vista ao forte Matachín, atual museu da cidade; e caminhada pela praça principal, onde está a igreja de Nossa Senhora de Assunção, que preserva uma das cruzes com mais de 500 anos trazida pelo próprio Cristóvão Colombo.
Jantar na Casa Particular.
13° Dia
- Em Baracoa: passeio pelos arredores
Pernoite: Baracoa
Passeio para explorar a paisagem natural do Rio Yumurí. Durante a caminhada por cerca de 2h, você receberá explicações sobre a flora e fauna da região e também poderá fazer uma pausa para dar um mergulho refrescante.
Continuação rumo à Finca Duaba, uma fazenda cercada por plantas tropicais com uma pequena trilha ecológica que conta sobre o tema do cultivo de cacau.
O almoço é servido em um restaurante rústico, no meio da natureza. Após a refeição, desfrute de um breve passeio de barco no rio Toa.
Restante da tarde livre.
14° Dia
- Saída de Baracoa
De manhã, a jornada segue por estrada até chegar a Holguín, de onde é possível pegar o voo de retorno para o Brasil, com conexão em Panamá.
Nota: As estradas em Cuba não são comparáveis às ruas de outros países. As estradas estão parcialmente em más condições (esburacadas, e em partes não asfaltadas), portanto, é necessário dirigir devagar. Além disso, o trânsito de animais e carruagens na estrada não são raras. Por esse motivo, pode haver tempos mais longos de viagem.
RESERVE SUA VIAGEM