Scroll to top

Peru: Machu Picchu, uma viagem em família


terramundi - 21 de janeiro de 2022 - 0 comments

Escondida no alto das montanhas dos Andes fica a espetacular cidade inca de Machu Picchu, um daqueles destinos que está na lista de viagens dos sonhos de quase qualquer pessoa. E, diferente do que muitos pensam, Machu Picchu não é apenas para mochileiros e aventureiros: as belezas da cultura e da história peruana servem bem a qualquer um. Portanto, se está planejando uma viagem em família, seja ela com crianças, adolescentes ou pessoas mais velhas, visitar Machu Picchu não é tão difícil  quanto costuma ser retratado.

“Há coisas para fazer em Machu Picchu com crianças?” e “É seguro viajar para Machu Picchu com pessoas de qualquer idade?” são perguntas que sempre vêm à mente. Hoje, o Peru é talvez o país com uma das melhores infraestruturas para o turismo de aventura de luxo da América do Sul. Temos o melhor guia de viagem em família para Machu Picchu para tornar a experiência deste local mágico o mais fácil possível.

 

O que saber antes de ir?

Crianças: Se a sua viagem em família inclui crianças, é preciso levar em consideração a idade em que elas estão. Pequenos de todas as idades são bem-vindos em Machu Picchu, mas as experiências  são mais adequadas para crianças de 6 anos ou mais. Além disso, a entrada de crianças menores de 8 anos é gratuita.

Melhor época: Aconselha-se a conhecer Machu Picchu no período de seca, porque entre novembro e março pancadas de chuva podem ocorrer e estragar o passeio. Os meses mais indicados são de abril a novembro – mas fique atento: julho e agosto são os meses mais cheios de turistas, por isso podem ser períodos a se evitar. 

Mesmo no período de seca, o clima pode ser bastante variado lá no alto e quase não há cobertura ou sombra. Esteja preparado com proteção solar (chapéu, protetor solar, óculos de sol etc.) e uma capa de chuva (guarda-chuvas não são permitidos).

Guia: Desde 2019, novas regras implementadas pelo governo peruano ditam que é obrigatório que os visitantes de Machu Picchu estejam acompanhados de um guia. Dessa forma, você pode fazer uma visita guiada em grupo ou privativa – o que é mais recomendado, em especial para viagens em família. Optar por um guia privado, além da segurança, também é uma maneira de garantir que você possa visitar Machu Picchu no seu próprio ritmo, em vez de ter outra pessoa para definir isso para você.

Altitude: Machu Picchu fica a 2.430 m de altitude, Cusco a 3.399 m e o Vale Sagrado a cerca de 2900 m. Os sintomas do soroche, que é mal estar pela mudança de altitude, podem aparecer em lugares acima de 2400 m. Então a primeira parte de qualquer viagem para Machu Picchu é se aclimatar às altas altitudes dos Andes peruanos. Os sintomas incluem tontura, dor de cabeça e vômitos e, até se acostumar, é importante beber bastante água e, quem sabe, entrar no clima dos peruanos tomando um chá de coca. Também é comum mascar a folha de coca para amenizar os efeitos da diferença de altitude.

 

Para chegar a Machu Picchu

Há duas maneiras de chegar até lá: de trem ou pela trilha Inca.

 

Pessoas caminhando em Peru, Machu Picchu.

Fotos: Victor Affaro para o Projeto Terramundi Creators.

Trem

Saindo de Cusco ou do Vale Sagrado de trem, é possível embarcar em uma viagem confortável de até 4 horas que percorre as paisagens rodeadas pela Cordilheira dos Andes. É ideal para aquelas famílias com crianças muito pequenas ou pessoas mais velhas, que não se dariam tão bem em atividades que exigem mais do físico. 

Há trens para todos os gostos: dos mais econômicos, como Expedition e Vistadome, ao trem de luxo Hiram Bigham – que é uma experiência incomparável.

Nele, a estrutura é toda de madeira polida, com assentos macios. Você pode comer uma refeição gourmet no elegante vagão-restaurante e, enquanto isso, coquetéis ilimitados, cerveja, vinho e bebidas não alcoólicas estão no vagão bar. O trem também tem um vagão de observação separado com janelas de vidro para admirar a paisagem andina que passa.

 

Trilha

Para as famílias que gostam de acampar e se embrenhar na natureza, a Trilha Inca é o caminho. Ela também se inicia nos arredores de Cusco e dura cerca de quatro dias, de modo que é preciso acampar durante as noites. Em viagens privativas, é possível ter uma equipe de carregadores e cozinheiros para levar os equipamentos, montar o acampamento e produzir deliciosas refeições. Há também a possibilidade de ter um cavalo à disposição para apoio nos momentos mais desafiantes. A trilha pelos Andes é lindíssima e, com todo o conforto, pode ser um daqueles momentos que a família vai lembrar para sempre.

 

Meio a meio (trem + trilha curta)

Aquelas famílias que não gostam muito de acampar ou não possuem o preparo físico necessário, mas ainda querem viver a experiência da famosa trilha Inca, é possível mesclar ambas maneiras de chegar até Machu Picchu.

A Trilha Inca Curta consiste em uma viagem de trem até a metade do caminho, com caminhada apenas no último dia da trilha original. Dessa forma, os viajantes chegam a Machu Picchu entrando pela Porta do Sol.

Finalmente, em Machu Picchu

Existem várias opções de circuitos para percorrer o local. Há também duas subidas opcionais que podem ser feitas apenas no período da manhã, exigindo um ingresso complementar. Se você quiser escalar Huayna Picchu, as crianças devem ter mais de 12 anos, pois é uma caminhada íngreme. A Montanha Machu Picchu, por outro lado, é uma caminhada mais longa e gradual (3 horas) que poderia ser feita com crianças ativas.

Nesse trajeto, ao entrar no santuário, há uma subida de cerca de 20 minutos para que então seja possível ver aquela paisagem de cartão postal. As ruínas, as montanhas, as lhamas, o ar fresco. É tudo muito lindo. Conhecer o Templo do Sol, o Templo do Condor e todos os outros espaços que ali contam uma história é interessante não só para adultos, mas também para crianças. A fauna local, junto às estruturas ao ar livre proporcionam um verdadeiro playground, o que permite que todos aproveitem.

 

Outras possibilidades para viagens em família no Peru

Além de conhecer Machu Picchu, a estadia no explora Valle Sagrado ou no hotel Sol y Luna são verdadeiras experiências – para pessoas de qualquer idade. Há também a trilha lares, que percorre as montanhas dos Andes com estadias em lodges de luxo pelo caminho. E Cusco é um colorido de possibilidades. Para montar uma viagem personalizada para sua família, entre em contato com os consultores Terramundi. 

Posts Relacionados