Scroll to top

10 coisas curiosas para ver e fazer na Irlanda


terramundi - 28 de fevereiro de 2018 - 0 comments

Da banda irlandesa U2 e suas letras que falam com o mundo todo à voz mágica da cantora Enya (cujas músicas são inspiradas em canções celtas), a Irlanda é puro conto de fadas. E não estamos só falando de paisagens verdes magníficas – que renderam a ela o apelido de “Ilha Esmeralda” e cenas no filme Harry Potter e na série Game of Thrones – mas de características de um destino cheio de descobertas inusitadas. As cênicas Falésias de Moher, as mais altas da Irlanda, os castelos repletos de história e o inglês carregado de sotaque gaélico são só o começo de uma jornada interessante, que inclui portas coloridas, muita cerveja Guiness, um beijo em uma pedra e outras tantas coisas. Confira as 10 coisas mais curiosas para ver e fazer na Irlanda!

 

1.Um beijo mágico no castelo!

Experiencias na Irlanda, Pedra Blarney, escrito "the blarney stone"

 

Cruzando as montanhas de Derrynasaggart, você não só se depara com deslumbrantes vistas, como chega ao Castelo Blarney, que data do século XV e foi o terceiro castelo construído neste mesmo lugar. Segundo a lenda local, quem beija a parte de baixo da pedra Blarney, encrustada no castelo, ganha o dom da eloquência. Só não deve tentar o beijo quem tiver dificuldade de subir escadas, pois o acesso não é indicado nesse caso.

 

2.Inglês diferentão

Placas da irlanda, com escrita em Gaélico e Inglês

 

Na Irlanda, você escuta inglês, só que bem carregado de sotaque irlandês (ou gaélico). Acredite, o inglês é o idioma oficial na Irlanda apenas desde 2005, tanto que todas as placas de ruas estão escritas em inglês e gaélico. Mas, não se preocupe; não é só o inglês carregado que você vai ouvir. O país é um dos dois únicos do mundo que aceitam pessoas com visto de estudante trabalhando e, por isso, é onde muitos brasileiros estudam!

3.Banheiro sem tomada

Enorme quantidade de guarda-chuva, vista de cima, com as cores bandeira da Irlanda

 

Se de um lado sobra sotaque irlandês, de outro falta tomada! E não só elas. Na Irlanda, até o interruptor para acender e apagar a luz costuma ficar do lado de fora dos banheiros. É curioso, e a explicação encontrada é que assim se evita que entre umidade nas paredes – já que o país é muito úmido, com muitas chuvas.

4.Sorte?

Irlandesa em close, no meio da rua, com trevo de três folhas pintado no rosto

 

O trevo de três folhas é o símbolo da Irlanda, e por isso é encontrado em uma infinita coleção de souvenires, uma das principais atrações comerciais. Tudo bem, não é o de quatro folhas, mas é um privilégio escolher e trazer uma lembrança dessas de lá.

 

5.Fairy Trees

caminho de árvores no norte da Irlanda

 

‘Fairy Trees’ são as árvores de fadas e a adoração delas é uma tradição local desde os tempos da religião pagã celta, resistindo mesmo depois do cristianismo. Até a década de 60, a construção de estradas era desviada quando havia uma fairy tree pelo caminho e, se aconteciam mortes em uma família, restava a certeza: uma árvore de fada havia sido cortada na propriedade. Hoje elas são simbólicas, cobertas de mensagens e presentes para os espíritos que as habitam – e os viajantes adoram fotografá-las! É só encontrar uma =)

 

6.Portas Coloridas

Porta azul e porta amarela de duas tradicionais casas irlandesas

 

As portas das casas irlandesas costumam ser coloridas em tons vibrantes. Uma das teorias para o “costume” é porque isso ajuda quem bebeu demais a achar a porta de casa! Outra explicação? Uma rixa com a Inglaterra: já que na terra da rainha as portas costumam ser pretas, vamos pintar as nossas com cores diferentes! E tem a hipótese que vai mais a fundo: em 1861, após a morte do Príncipe Albert, a Rainha Victoria teria decretado que as casas da Irlanda tivessem uma bandeira preta como sinal de luto. No dia seguinte, em protesto, um Irlandês pintou sua porta com uma cor alegre, e foi copiado.

 

7.Ônibus Branco e… mel!

Claddagh irish

 

O serviço de wedding bus em Dublin é um ônibus, todo branco, que oferece comodidade aos convidados de um casamento, que podem beber sem se preocupar em dirigir. No país, também é comum os recém-casados beberem uma bebida doce chamada Bunratty Mead, feita com vinho branco e mel. Eles devem beber durante um ciclo todo da lua, ou seja, um mês. A bebida tem a fama de aumentar a virilidade e a fertilidade, e acredita-se que a expressão “lua-de-mel” é derivada desse ritual.

 

8.Não existe cobra (nativa) na Irlanda

Narrow Coastal Road na Irlanda

 

Isso mesmo! O país não tem qualquer cobra nativa! Para os irlandeses, isso se deve a São Patrício (ou Paddy), o padroeiro da Irlanda, que teria perseguido todas até elas morrerem no mar. Para especialistas, a Irlanda é um dos poucos lugares do mundo que não possuem cobras nativas (e que não há qualquer evidência de que algum dia tenha possuído) por conta da Era Glacial, já que o frio teria tornado a ilha inóspita para répteis. Depois, com o fim da Era do Gelo, os glaciares recuaram para o norte do planeta, alguns animais se aventuraram pela Europa, mas os mares que envolvem a Irlanda devem ter servido de obstáculo para cobras chegarem até ela!

9.Aprecie com moderação…

garçom servindo cerveja escura em um pin na Irlanda

 

Os Pubs são uma instituição cultural e lugar de muita atividade social para os irlandeses, seja para comer, beber, conversar, celebrar, ouvir música, dançar ou ver partidas esportivas. Eles fogem do frio nos bares e, não por acaso, desenvolveram uma boa tolerância etílica. Por isso, se você é acostumado com cerveja pielsen clara, é melhor ir com calma no bar irlandês. Isso porque, além da cerveja ser servida em pints (470 ml), e não no copo de 300 ml, há uma infinidade de tipos e marcas para provar, e as cervejas escuras – as preferidas da ilha – tem teor alcoólico mais elevado. Mas, tudo bem se der ressaca, lá isso é respeitado.

10.Uma ilha, duas Irlandas

mapa com pin vermelho na Irlanda

 

Não custa lembrar: Irlanda e Irlanda do Norte dividem a mesma ilha, a mesma cerveja, o sotaque, a cultura, a beleza, mas não são o mesmo país e, portanto, não têm o mesmo governo. A parte sul é independente e conhecida de fato por Irlanda, enquanto a norte segue sob o domínio do Reino Unido. Fique tranquilo(a)! Em qualquer uma das duas há muita natureza e a opção cosmopolita de ir para um pub irlandês

 

Você também pode gostar de ler:

Marrocos: o país intenso e singular – como você ainda não conhece

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Posts Relacionados