Scroll to top

Você sabia que alguns dos lugares mais lindos do mundo são croatas?


terramundi - 9 de abril de 2018 - 0 comments

Se quiser ver uma das paisagens mais belas do globo terrestre vá para a Croácia. É a escolha de quem realmente sabe o que está fazendo e busca o contato com a natureza de formas bem originais. Não é só praia, é areia, pedra, montanhas e um mar que não deixa a desejar se comparado aos mais azuis do planeta. Não é só verde, tem roxo também e em campos de lavanda de fazer você querer emoldurar a paisagem. O céu é lindo, há filas de cascatas e lagos ornamentados por paredões de rochas e muitas espécies de plantas. Confira 5 dos lugares mais lindos do mundo!

 

Parque Nacional Krka

 

 

Sua expectativa deve ser ver uma cadeia de ilhas particularmente arrebatadora! Ao norte da Dalmácia, esse é o maior arquipélago do Mediterrâneo, antigamente habitado por pescadores e hoje em dia inabitado. Há diversas razões para visitar o parque, o segundo maior do país, entre elas suas sete espetaculares cascatas. A mais impressionante é a Skradinski buk, formada por uma verdadeira fila de cascatas, ilhotas e lagos e onde o viajante pode se banhar e nadar com peixes!

 

Lagos Plitvice

 

Uma vez na Croácia, não deixe de visitar o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, ou vá para esse país simplesmente para se deparar com essa maravilha da natureza, Patrimônio Natural da Humanidade! São 16 lagos com água que muda de cor, variando entre azul quase fluorescente e o verde esmeralda, interligados por cachoeiras e natureza fenomenal. Ele é dividido em duas partes: a dos ‘lagos baixos’ e a dos ‘lagos altos’, a primeira com paredões de pedra e a maior cachoeira da Croácia, e a segunda sendo a maior, com 12 lagos e muitas quedas d’água costurando todas juntas. Para apreciar a paisagem de tirar o fôlego, há diferentes opções de trilha e ainda a opção de um barco elétrico. Vale dizer que a beleza não é vista somente no verão, embora seja de cair o queixo nessa época: há uma programação diferenciada no inverno, com os lagos superiores fechados mas com a chance de esquiar em alguma áreas do parque, que fica em uma das regiões com maior queda de neve da Croácia.

 

Praias

 

As praias da Croácia são lindas e variadas, algumas com boa infraestrutura e outras que estão mais para uma ilha deserta. A Zlatni Rat (ou Golden Cape), em Bol, está entre as mais conhecidas e não é para menos: seu formato triangular muda conforme os caprichos do mar e do vento, esse ótimo para praticantes de windsurf. Em Kamenjak, no extremo sul da Ístria, fica outra pérola; menos tocada pelo homem mas não sem estrutura para a comodidade dos visitantes. Os locais preferem Sveti Jakov, vazia, com o mar bem claro, um pequeno bar, restaurante e a vista espetacular de Dubrovnik no horizonte!

 

Uma ilha de lavanda

 

Hvar é uma ilha bem conhecida por suas praias. Uma delas é Borca (se diz Bortia), praia de nudismo  também célebre por seus delicados campos de lavanda, que florescem entre julho e setembro. Não por acaso, o lugar é conhecido como “ilha da lavanda”. A planta é típica no país e fácil de encontrar pelas estradas e nos souvenirs, mas é na vila de Velo Grablje, a 17 quilômetros da cidade de Hvar, que acontece um verdadeiro festival de lavanda, com o campo cheio das flores na cor púrpura! Uma curiosidade? No passado, Hvar chegou a responder também por 9% da produção mundial de óleo de alfazema.

 

Beleza até no céu

 

Em Višnjan, o romance é embalado pela observação das estrelas, no topo de uma colina, onde a falta de poluição só colabora com um famoso observatório, de onde é possível ver constelações, planetas, cometas e asteróides aos montes. É um privilégio, já que estamos falando de um centro científico de renome internacional que, durante metade do ano e nas noites de sábado, convida o público a apreciar as chamadas “Noites de Astro”, com explicações em inglês.

 

Related posts