Scroll to top

Caça aos cogumelos silvestres pelo sul brasileiro


terramundi - 19 de fevereiro de 2021 - 0 comments

O dia mal havia começado quando o grupo já estava reunido, de café tomado, iniciando as trilhas ladeadas pela vegetação araucária. Os raios de sol já refletiam na paisagem de diferentes tons de verde, com troncos cobertos de musgo caídos ao solo. Nas expedições gastronômicas do Brasil Food Safári ambientadas na Serra Gaúcha, a caça aos cogumelos silvestres são parte especial do roteiro.

Cogumelo no prato

Apesar de não estarem facilmente à vista – ou apenas não chamarem a atenção inicial das pessoas -, os cogumelos estão por toda a parte. Eles crescem espontaneamente, em ambientes que favorecem seu desenvolvimento, como umidade correta, pH adequado e uma quantidade de substratos orgânicos. E é claro, há fungos que são tóxicos, patógenos ou alucinógenos, mas existem aqueles que são comestíveis, nutritivos e muito saborosos. 

O reino funghi reúne espécies de seres vivos que são essenciais para a manutenção do equilíbrio ambiental. E, para além disso, existem muitos tipos de fungos que estão presentes no nosso cotidiano: bebidas fermentadas, pães, queijos e até mesmo medicamentos antibióticos. 

E aqueles que são comestíveis são superalimentos – talvez uma jóia preciosa e versátil na cozinha. Isso porque são capazes de compor pratos com massas e carnes, agregando um sabor próprio e incrementando os outros ingredientes. Não à toa são utilizados em culinárias com tantas diferenças entre si.

 

Expedição gastronômica Serra Gaúcha

Durante o roteiro gastronômico pela região sul do Brasil, uma manhã é dedicada à caça aos cogumelos silvestres. Munido de cestinhas e canivetes, o grupo viajante tem o privilégio de percorrer as belíssima paisagem sulista com o biólogo Marcelo Sulzbacher, aprendendo sobre esse reino ainda pouco conhecido. Pesquisador de currículo brilhante, atua em projetos sobre trufas para uso alimentar.

Circundando as árvores e atentos ao solo, os viajantes seguem a caça aos cogumelos silvestres sob as orientações de Marcelo, que guia a identificação dos fungos tóxicos e comestíveis. 

E depois de uma manhã de aprendizado e mão na massa, parte-se para o momento que interessa: a degustação. O que foi coletado é levado à brasa, montada no estilo típico de churrasco gaúcho. E, em volta da preparação e da mesa , cria-se um ambiente de alegria e disponibilidade para dividir sabores e conhecimentos.

É sempre bom encontrar por meio de viagens um caminho por onde transitar com os olhos bem abertos e os sentidos à flor da pele.

Expedições gastronômicas com Brasil Food Safári

A Brasil Food Safaris é uma empresa parceira da Terramundi e realiza viagens em pequenos grupo para lugares onde o foco é manifestação da cultural na gastronomia. Para isso, unem ingredientes e fornecedores locais como atrativo principal. Os roteiros no Brasil e no exterior são organizados por Paulo Machado, fundador do Instituto de Pesquisas em Alimentação em Campo Grande (MS) e Pollianna Thomé, sócia operadora da Bravo Brazil Expeditions.

Entre em contato, fale com um consultor e conheça mais sobre os roteiros gastronômicos.

Posts Relacionados