Poderia ser mais um lugar imaginário do realismo fantástico do escritor Gabriel García Márquez, mas é uma cidade real e bela. Barichara, de ruas de paralelepípedo e casas de arquitetura colonial coloridas e bem preservada, está localizada no interior da Colômbia.
Humanos que cuidam do café
Numa tarde de sol, tive a honra de conhecer o coletivo de famílias que vivem na vereda Santa Helena e trabalham na produção orgânica do Café Humano. Ali, o plantio e a colheita são feitos de forma artesanal por meio de um sistema agroflorestal onde o cultivo dos grãos é feito debaixo da sombra de árvores maiores que agregam benefícios para o terreno, solo e outras espécies.
Arepas, faça você mesmo
Em outro momento, me vi dentro de uma cozinha – lugar que sempre procuro estar em minhas andanças – para aprender a fazer as emblemáticas arepas colombianas. Bastante versátil e também conhecida como pan de maíz, a arepa é degustada desde os tempos pré-hispânicos, de origem indígena e hoje, patrimônio da região.
Calma e silenciosa
Com uma vibração tranquila, Barichara nos convida para ver a vida passar em uma de suas praças, mas também para a prática de atividades ao ar livre como trekking e mountain-bike.
Como diria Gabo, é sobre um estado de espírito. Que nos permite ver e ser do modo como queremos.
Relato de Fabiana Roque
Quer viajar para a Colômbia? Planeje com a Terramundi
Barichara e toda a Colômbia estão abertas para recebê-lo. Os consultores Terramundi conhecem o país e todas as suas possibilidades e estão preparados para oferecer todo o suporte necessário no planejamento, durante e após a viagem. Entre em contato e conte com a Terramundi.