Scroll to top

5 dicas para você pensar em um safári em família


terramundi - 20 de abril de 2022 - 0 comments

Desde cedo as crianças se encantam com o mundo natural e a chance de ver os animais sobre os quais aprendem em casa e na escola. Os safáris são uma oportunidade de viagem incrível em família justamente por isso: o contato com esses bichos em seu habitat. No entanto, entrar na natureza geralmente envolve uma quantidade significativa de horas viajando, o exercício da paciência e a necessidade de entender e aceitar as instruções de segurança. Apesar dessas características fazerem parecer que os safáris são mais adequados para adultos, há muitas maneiras de tornar essa experiência uma aventura familiar fazendo um safári em família.

 

O que considerar ao decidir fazer uma viagem de safári em família?

Há muitas opções para escolher e tudo depende de sua família: suas idades, hobbies, interesses, personalidades. E, claro, também depende do seu senso de aventura. O quanto você gosta de experiências ao ar livre? Você gosta de acampar sob as estrelas? Você gosta de aprender sobre a cultura de outras pessoas? Alguém da família anda de bicicleta, a cavalo, de canoa? Alguém gosta de fotografia? 

Há diversas perguntas e a resposta para cada uma pode desviá-lo para um país diferente. Veja abaixo algumas dicas para começar.

 

1. Cheque os limites de idade

Devido às considerações de segurança envolvidas na observação de animais selvagens, muitos lodges e empresas que operam os passeios não aceitam crianças com menos de uma certa idade. Geralmente a idade mínima é 12 anos, mas em alguns casos pode ser mais jovem. Por isso, antes de bater o martelo em um destino ou acomodação, se atente aos protocolos. 

Ainda que uma empresa leve crianças menores que 12 anos em um safári, vale a pena ter uma boa conversa sobre como elas estão preparadas para lidar com os pequenos no passeio. Certifique-se de perguntar sobre como as atividades em grupo funcionam: um grande grupo de viajantes mais velhos pode não ser os companheiros de viagem mais interessantes para sua família.

 

2. Escolha seu destino com cuidado

A menos que você tenha filhos que lidem bem com a permanência em veículos em movimento por longos períodos de tempo, é provável que você queira minimizar a quantidade de viagens que precisa fazer apenas para chegar aos animais todos os dias. Também é importante considerar questões como a facilidade de encontrar os animais – em um dia comum, os avistamentos são comuns ou raros? – para não frustrar as crianças. Qualquer que seja o local de safári que você esteja considerando, a pesquisa é fundamental. 

Não se esqueça dos pássaros ou criaturas menores. Além dos Big Five da África, os tigres da Índia ou as famosas preguiças da Costa Rica, há diversos outros animais igualmente belos. E uma das melhores coisas de viajar com crianças é a capacidade que elas têm de fazer você ver as coisas de maneira diferente. 

 

3. Invista em guias locais e tour privativas

Um bom guia local (que viaja com você ou leva você em seu próprio veículo) faz toda a diferença: além de passar o preciso conhecimento que tem da região e dos animais ali presentes, também tem habilidade de envolver seus filhos, mostrar os bichos que você poderia perder. E se esses motivos não fossem suficientes, também é uma chance importante de devolver algo à comunidade que você está visitando.

Além disso, os passeios privativos são importantes para seguir a viagem no ritmo que for melhor para você e seus filhos. Assim, não há preocupação de atrasar ou atrapalhar o o safári de outras pessoas. 

 

4. Envolva as crianças no planejamento

Envolva toda a família no planejamento da viagem e, antes de ir, leia sobre a história do país, os lugares que você visitará e a vida selvagem por lá. Isso torna tudo muito mais interessante enquanto você está lá. Na volta, também é possível fazer um álbum de viagem juntos. Assim, vocês manterão as memórias da família vivas.

 

5. Estejam equipados

Garanta um binóculo para todos da família – com a missão de cada um cuidar do seu. No momento em que você finalmente avista aquele rinoceronte, você não quer ser pego em um cabo de guerra entre irmãos brigando para conseguir ver mais de perto.

Você também pode considerar dar a cada criança um celular ou câmera – ainda que momentaneamente. Permitir que cada um capture suas próprias memórias pode ser uma grande distração. Da mesma forma, um caderno de desenho é outra boa maneira de registrar os momentos.

Posts Relacionados