1° Dia
- Chegada a Havana
Pernoite: Havana
Chegada ao aeroporto, recepção e traslado a uma Casa Particular para hospedagem.
2° Dia
- Em Havana: passeio pela cidade
Pernoite: Havana
Hoje o dia começa do outro lado da baía.
Da estátua de Cristo, tem-se uma vista panorâmica única do centro histórico de La Habana. Depois de admirar a paisagem, retorne cruzando a baía de lancha Regla.
Após a travessia, saída para realizar um passeio a pé pela cidade histórica.
Você visitará vários terraços que oferecerão algo especial, entre os quais uma visão 360º de Havana, uma aula sobre a arte de preparar coquetéis cubanos e uma breve introdução sobre como dançar salsa cubana.
Parada para almoçar em um “paladar”, termo usado apenas em Cuba para designar os pequenos restaurantes familiares. Para conhecer a autêntica culinária da ilha, os melhores lugares são os paladares da cidade.
À noite, você terá a oportunidade de demonstrar o que aprendeu em um clube de salsa. Dependendo do clima, o local será o famoso "1830" no final do Malecon ao ar livre ou no lendário Hotel Florida.
3° Dia
- Em Havana: Passeio em carro vintage pela cidade
Pernoite: Havana
Manhã dedicada a realizar um passeio panorâmico em carro antigo pelas ruas de Havana e visita a uma oficina de restauração de automóveis clássicos.
Almoço em um “paladar” no bairro moderno de Vedado.
Após a refeição, retorno ao alojamento de coco-taxi, um simpático triciclo em formato de coco.
Restante da tarde livre.
4° Dia
- Ida de Havana para Viñales (terrestre – aprox. 250 km)
Pernoite: Viñales
Saída pela manhã em direção a Pinar del Río, a oeste de Havana. A mais verde de todas as províncias cubanas é conhecida por oferecer o melhor solo para o cultivo de tabaco do mundo.
No caminho, parada em Soroa para visitar o orquidário com mais de 700 espécies e depois desfrutar de um coquetel no Hotel Castillo de las Nubes.
Em Pinar del Río, conheça o Pátio Pelegrín, um projeto comunitário do artista Mario Pelegrín, que estimula e ensina crianças e jovens a desenvolverem sua própria criatividade artística. Enquanto você aprende mais sobre o programa sociocultural, prepare o almoço junto com Pelegrín e sua equipe.
Mais tarde, a viagem segue até Viñales, uma cidadezinha rural onde o tempo parece ter parado. Passeio pelo pitoresco vale, com seus imponentes magotes que dominam o cenário da região. Por último, visita a Casa del Veguero, um pequeno centro de secagem, para descobrir como o tabaco é cultivado de maneira tradicional.
Jantar na Casa Particular.
5° Dia
- Ida de Viñales para Playa Larga (terrestre – aprox. 400 km)
Pernoite: Playa Larga
Partida rumo a Playa Larga, localizada na costa sul da ilha, próxima ao Parque Nacional Ciénaga de Zapata, a maior região pantanosa de Cuba.
Durante o trajeto, visite a Casa el Zunzún, o pátio privado do amante da natureza, Sr. Barnabas. Se você tiver sorte, verá diferentes espécies de pássaros, incluindo o Zunzúncito, o menor pássaro do mundo, e o Tocororo, ave-símbolo do país.
Em seguida, visite La Cueva de los Peces, conhecida como o cenote mais profundo e bonito de Cuba. Opcionalmente, você pode passar o resto do dia na praia ou mergulhar de snorkel.
Parada no caminho para almoço na fazenda Fiesta Campesina.
Jantar na Casa Particular.
6° Dia
- Ida de Playa Larga para Trinidad, passando por Cienfuegos (terrestre – aprox. 220 km)
Pernoite: Trinidad
Este será um dia cheio de aventuras.
Pela manhã, viaje ao longo da costa até à cidade de Cienfuegos, que chama a atenção pela sua arquitetura com influência francesa, diferente de qualquer outra cidade no país. Passeie a pé pelo centro da cidade, passando pela praça principal Parque Martí, onde se destaca o nostálgico Teatro Terry.
Depois, siga para o Parque Natural El Nicho. Após almoçar em um ambiente cercado por árvores, haverá uma caminhada guiada pelo parque até uma cachoeira que cai sobre rochas formando pequenos lagos. Sinta-se livre para dar um mergulho!
A jornada continua ao longo da estrada costeira para Trinidad, cidadezinha que esbanja história, cultura e charme – características que a fizeram levar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela
UNESCO.
Jantar na Casa Particular.
7° Dia
- Em Trinidad: passeio pela cidade e seus arredores
Pernoite: Trinidad
Caminhada pelas ruas de paralelepípedo, onde sentirá a impressão de ter sido transportado de volta ao período colonial.
Além de percorrer a praça principal, cercada de belos edifícios, desfrute de uma visita guiada a um dos muitos museus da cidade e explore a Casa del Alfarero para aprender sobre a rica cultura cerâmica de Trinidad.
Mais tarde, saída para conhecer o antigo engenho de açúcar, a poucos quilômetros de Trinidad, e a histórica torre com mais de 45 metros de altura na Fazenda Iznaga. Foi construída no século XIX para controlar a propriedade e vigiar os escravos; e subindo por escadas estreitas, é possível apreciar a bela vista do alto.
Um almoço típico é servido em uma fazenda próxima.
Tempo livre à tarde.
À noite, opcionalmente você pode sair para curtir a vida noturna de Trinidad, com música ao vivo e dança, na “Casa de La Musica” ou “Casa de La Trova”, por exemplo.
8° Dia
- Saída de Trinidad
Continuação da viagem com destino a Santa Clara, situada na região central de Cuba. A cidade teve papel fundamental no triunfo da Revolução Cubana, graças ao famoso revolucionário Che Guevara.
Visita ao Memorial Ernesto Che Guevara, onde estão o monumento principal com sua estátua, o mausoléu e um pequeno museu. Visita também ao trem blindado, em memória a luta revolucionária.
À tarde, retorno para Havana ou extensão para Varadero, formada por nada menos do que 20km de praias com areia branca e mar azul turquesa.
Nota: O mausoléu e o museu, localizados atrás do monumento, estão fechados às segundas-feiras e outros dias, sem aviso prévio.
RESERVE SUA VIAGEM