Scroll to top

Os encantos de Puerto Varas, no Chile


terramundi - 25 de outubro de 2021 - 0 comments

Para muitos, a ideia da Patagônia Chilena evoca imagens de paisagens intocadas com picos de neve e lagos congelados. Na maior parte, essa percepção da região é precisa – no entanto, uma comunidade em particular oferece uma riqueza de jantares, bebidas e experiências culturais às margens do segundo maior lago do Chile. Para todos os visitantes que procuram o melhor dos dois mundos, Puerto Varas é o destino ideal.

Diferente das cidades do norte do país –  que se estendem em construções de arquitetura colonial espanhola -, Puerto Varas é desenhada por uma cultura europeia totalmente diferente: a Alemanha. 

 

A história que se faz presente

O Chile era independente há menos de 30 anos quando o chileno Bernhard Eunom Philippi  incitou o governo a abrir a região para a colonização alemã. Em meados de 1850, os colonos alemães foram encorajados a ocupar a área próxima ao Lago Llanquihue. Centenas de famílias alemãs partiram para a região, muitas das quais fugiam de uma violenta revolução que varria o país. Era o início de Puerto Varas, um cartão postal no sul do Chile, rodeado pelos imponentes vulcões Osorno e Calbuco é caracterizado pelo estilo, gastronomia e arquitetura alemães.

 

Entre cultura, história e natureza: porque conhecer Puerto Varas

A uma curta distância do imponente Volcán Osorno e do Parque Nacional Puyehue, Puerto Varas é o destino ideal para quem deseja explorar as maravilhas naturais do Chile. Mas prepare-se: depois de alguns dias de jantares requintados e explorando as ruas pitorescas, pode ser tentador mudar os planos de seguir viagem e passar o resto dos dias relaxando pela cidade. 

 

Foto panarômica de parte da cidade de Puerto Varas: casas coloniais de arquitetura alemã estão localizadas na borda de um rio.

 

Listamos 5 motivos para conhecer a região.

 

Entrada para a Patagônia Chilena

Embora existam muitas opiniões sobre onde começa a Patagônia. No entanto, segundo o Serviço de Turismo do Chile, a região tem início na Região dos Rios, que se encontra logo ao norte da Região dos Lagos – onde está localizado Puerto Varas. Isso significa que Puerto Varas é um ponto de entrada em um dos lugares mais selvagens do mundo: a Patagônia. Mais ao sul, você encontrará Torres del Paine, o parque mais popular da Patagônia.

Cenário cultural

As oportunidades de Puerto Varas que envolvem artes e cultura incluem desde mercados de alimentos orgânicos até novos museus. O Centro de Arte Molino Machmar, antigo moinho restaurado, abriga uma galeria de arte, um café, uma sala para experimentos vulcanológicos e um espaço de co-working.

Outra proposta interessante é o cinema independente -1 cine. Surgiu quando três amigos começaram a projetar seus próprios filmes e produções nacionais em um local underground. Eles agora estão instalados em uma sala da prefeitura, onde exibem filmes três vezes por semana.

Um destino para qualquer época do ano

Uma das melhores coisas de Puerto Varas é sua versatilidade. Apesar de ser um destino popular no verão (especialmente entre os meses de fevereiro a abril) devido à sua proximidade com o Lago Llanquihue e suas opções de atividades ao ar livre, visitar Puerto Varas nos meses de inverno (entre julho e outubro) também tem suas vantagens: esqui, menos trânsito e uma experiência mais genuína do local. Sempre que você decidir visitar esta cidade encantadora, você terá um prazer.

Acomodações de alto nível

Puerto Varas possui muitos hotéis charmosos. A hospedagem é um dos fatores mais importantes no planejamento de uma viagem e as muitas opções de Puerto Varas tornam essa decisão difícil com tantos lugares para escolher, mas também fácil, já que você com certeza vai adorar sua acomodação boutique.

Natureza exuberante

Uma das maiores atrações de Puerto Varas é o vulcão Osorno, um dos mais ativos do Chile. Visível em quase todas as partes da cidade, mas melhor visualizado ao longo do lago, o vulcão está a apenas 30 minutos de carro do centro de Puerto Varas. Além disso, é possível alugar uma bicicleta na cidade e chegar até os Saltos de Petrohué, passando por belas praias no caminho. 

 

Por Santiago, Puerto Varas e Bariloche: grupo de viagem Lagos Andinos

Uma jornada pela cultura, história e natureza dos vizinhos latinoamericanos, Chile e Argentina, com uma passagem especial por Puerto Varas. A viagem em grupo para a região dos Lagos Andinas inclui alguns dias em Santiago que permitem conhecer o lado moderno do país, e seque para experiências que adentram a natureza fria e bela do sul do globo, onde picos nevados e lagos de um azul turquesa parecem intocados. Confira o roteiro.

Posts Relacionados