Scroll to top

O que fazer no Chile: o astro turismo no Deserto do Atacama


terramundi - 3 de outubro de 2019 - 0 comments

Se os dias no Deserto do Atacama tomam a paisagem como uma pintura em aquarela que mistura o laranja do solo e o azul do céu, as noites na região surpreendem com o colorido e as luzes dos astros. E é observando o céu desnudo e tão estrelado que percebe-se a imensidão de possibilidades do que se fazer no Chile.

O céu do Deserto do Atacama

São 300 dias, em média, de céu puro, claro e limpo a cada ano – possíveis por diversas características da região. O Deserto do Atacama vivencia um dos climas mais áridos do mundo, com baixa umidade e pouca incidência de chuvas. Somado a isto existe o fator altitude: na cidade de San Pedro do Atacama, chega-se a 2.300m de altitude; nos Géiseres del Tatio chega-se até 4.300m e nos picos de diversos vulcões a altitude ultrapassa os 6.000m.

O-QUE-FAZER-NO-CHILE-OBSERVATORIO-ASTRONOMICO-DESERTO-DO-ATACAMA

Com isso, o céu do Deserto do Atacama se torna uma tela sem interferências, perfeito para observações e pesquisas. Não à toa, a região norte do Chile conta com cerca de 40% da infraestrutura mundial de observação astronômica, o que estimulou o astro turismo.

São diversos pontos equipados com telescópios e guias – que explicam o posicionamento dos astros, ensinam a busca-los no céu e apresentam o impacto das constelações na cultura dos povos andinos.

Tours astronômicos

Há diferentes observatórios científicos e guias especializados para tornar sua viagem ao Deserto do Atacama ainda mais completa e especial. É possível realizar tours de observação, com palestras explicativas e práticas nos telescópios – e, para isso, você pode fazer um passeio noturno e regressar ao seu hotel ou até mesmo dormir uma noite em meio ao deserto.

Conheça o céu do Deserto do Atacama

A TERRAMUNDI trabalha com parceiros cuidadosamente selecionados, que contribuem para que sua viagem seja única e do seu agrado. Conheça as opções de roteiros TERRAMUNDI ao Deserto do Atacama e veja as possibilidades de tour astronômicos.

Posts Relacionados