Scroll to top

Guia para começar no montanhismo


terramundi - 2 de setembro de 2021 - 0 comments

Durante séculos, o Homem correu para pisar nos picos mais altos do mundo … O que poderia ser mais satisfatório para nossas mentes conquistadoras? Escalar uma altura de 8.000 metros certamente requer uma logística colossal e um perfil físico único, mas o montanhismo é uma prática mais acessível do que parece.

 

O que é o montanhismo?

Subir montanhas com o objetivo de atingir o topo – com o preparo e técnicas necessários para dias de caminhada. O montanhismo é uma prática antiga, que remete ao século XVII, quando a montanha amaldiçoada (que se tornou o Mont Blanc) foi oficialmente explorada por Michel Paccard e Jacques Balmat. Eles pavimentam o caminho para o desenvolvimento do montanhismo como uma prática própria.

No século 20, com o desenvolvimento do turismo, o montanhismo saiu de seus vales originais e se espalhou. Nepal, Tibete, seus quatorze picos e 8.000 metros se tornaram o novo graal e foram escalados sucessivamente nas décadas de 1950 e 1960. Ao lado deles, os Sete Cumes, cuja polêmica lista inclui as montanhas mais altas dos sete continentes. Do Denali ao Everest, via Aconcagua, Elbrouz ou Kilimanjaro, esses picos lendários servem como um novo Grand Tour para corredores de alta altitude. 

No Brasil, o alpinista José Franklin da Silva marcou a história quando subiu o Pico das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, apesar de não completar a altura aproximada de 2.700 metros. E, atualmente, a prática do montanhismo se perpetua graças aos guias de alta montanha e a uma literatura cada vez mais abundante, abrindo caminho para um público cada vez maior.

 

Por onde começar

Garoto pratica montanhismo.

 

É preciso levar em consideração a necessidade de aprender técnicas e desenvolver suas capacidades físicas. Mas, para isso, é bom eleger um objetivo: qual será seu destino inicial? Com base nisso, veja duas dicas importantes.

 

  1. Os efeitos da altitude não devem ser esquecidos. Eles são uma dificuldade adicional de gerenciar durante subidas prolongadas de mais de 3.000 metros e responsáveis ​​por muitos acidentes. Para evitar isso, é aconselhável planejar vários dias de aclimatação em altitude;
  2. O guia é um suporte essencial no início da prática de montanhismo. Ele terá uma verdadeira função de treinador. No entanto, tenha sempre em mente que a montanha reina suprema e que nenhum guia poderá prometer levá-lo “onde seus olhos um dia olharam”. Dependendo do clima, da sua condição física ou da sua técnica, ele pode ter que adaptar o percurso planejado ou cancelar a subida. Confie nele, não hesite em discutir um plano B com ele de antemão, e esteja ciente de que sua segurança e a dele devem estar sempre em primeiro lugar.

 

O equipamento para montanhismo

Como um iniciante, a maioria dos equipamentos listados aqui podem ser alugados. Converse com seu consultor de viagens e seu guia antes de fazer qualquer compra adicional para seus trajes e acessórios de caminhada. E, se for o caso de realmente adquirir seus equipamentos, você pode conferir em lojas especializadas.

Veja alguns equipamentos específicos para o montanhismo:

  • corda;
  • capacete;
  • equipamento básico de escalada (mosquetões, correias, arreios, etc.);
  • machados de gelo;
  • grampos;
  • equipamento de esqui para passeios que o exigem;
  • Transceptor de avalanche revisado (detector de vítima de avalanche), pá e sonda.

Além deste material específico, você precisará estar equipado com roupas adequadas para caminhadas em todos os climas:

  • sapatos de alpinismo (e meias);
  • calça repelente de água;
  • calças impermeáveis ​​e leves;
  • suéter (em merino, inodoro);
  • meia-calça de lã merino se suas calças não aquecem o suficiente;
  • Jaqueta com capuz impermeável;
  • casaco de lã ou casaco de penas (pena em condições secas e sintético para tempo chuvoso);
  • luvas e gorro;
  • boné;
  • óculos de sol com cobertura lateral.

 

A preparação

No montanhismo, a preparação se dá em dois aspectos: físico e mental.

A prática regular de escalada e caminhada irá ajudá-lo, tanto pela forma física como pelos conhecimentos técnicos que requerem. Se você mora longe da montanha, tem as salas de escalada, as longas caminhadas e todos os tipos de treinos que pode encontrar, até em escadas. Você também encontrará na internet programas de treinamento e musculação para escaladas específicas, nos quais pode se inspirar.

Se for necessário para a sua viagem e você tiver a oportunidade, o aprendizado de técnicas específicas – como o uso de machados de gelo, grampos ou cordas – é uma grande vantagem. Alguns clubes de escalada oferecem e não hesite em obter informações e discutir com escaladores experientes.

No que diz respeito à preparação mental e emocional, o autoconhecimento é chave. Por isso as experiências de montanhismo são tão enriquecedoras. Você precisará conhecer suas reações em uma situação estressante para ser capaz de administrá-las da melhor forma possível. Uma boa pesquisa sobre sua rota futura e as dificuldades que você enfrentará o ajudarão a superá-las com mais calma quando chegar a hora. Por fim, também esteja preparado para saber como desistir caso ocorra a situação.

 

Planeje sua viagem de montanhismo com a Terramundi

Os consultores Terramundi conhecem todas as suas possibilidades e estão preparados para oferecer o suporte necessário no planejamento, durante e após a viagem. Entre em contato e conte a Terramundi para viajar.

Posts Relacionados