Scroll to top

Guia completo de Cape Town


terramundi - 25 de agosto de 2023 - 0 comments

Cape Town, ou Cidade do Cabo, é a capital legislativa da África do Sul e uma de suas principais cidades. Pela diversidade de atividades culturais, de paisagens e pela história presente ali, Cape Town é uma parada obrigatória para qualquer viajante que vai ao país. Dali, é possível partir para os safáris mais clássicos do Kruger ou então para as melhores vinícolas do país, em Stellenbosch.

Neste guia, a gente te leva pelos caminhos que a Terramundi costuma seguir por lá. Vamos explorar todos os aspectos da cidade, desde como chegar até onde ficar, comer e o que fazer, além de sugerir alguns roteiros para você já planejar sua viagem.

Como é Cape Town?

Cape Town é uma cidade de contrastes. De um lado, a natureza abraça a cidade, que é cheia de cores, ritmos e sabores. De outro, as marcas de uma história densa. Localizada na ponta sudoeste da África do Sul, a cidade é banhada pelo mar em uma costa deslumbrante, onde o Oceano Atlântico encontra o Oceano Índico. Em volta, a paisagem é preenchida por diversas montanhas, incluindo o marco da cidade: a Table Mountain. De lá, bondinhos descem e sobem oferecendo uma vista panorâmica da cidade.

A cidade também é famosa por sua rica herança colonial, com influências arquitetônicas holandesas e britânicas que remontam aos séculos XVII e XVIII. Um dos aspectos mais notáveis da história da cidade é o legado do apartheid, que pode ser explorado em museus como o Museu do Apartheid e o Distrito Seis.

No aspecto cultural, Cape Town é vibrante. Ela tem uma influência significativa das culturas africana, europeia e asiática, o que se reflete em sua culinária diversificada e na vida cultural. Existem diversas galerias de arte, casas de jazz e música de rua espalhadas na cidade. 

O clima em Cape Town é considerado mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves e chuvosos. Isso significa que a cidade é um destino de férias durante todo o ano, com atividades para todos os gostos.

Como chegar até Cape Town?

Recentemente, o Brasil voltou a ter voos diretos até a África do Sul. A South African Airways voltou a operar no Brasil com seu tradicional voo direto entre Guarulhos e Joanesburgo. Mas agora tem um bônus maravilhoso: eles começaram a fazer também um novo voo direto para a Cidade do Cabo. Assim fica mais rápido e confortável chegar até lá.

Além dos voos diretos internacionais, Cape Town também é bem conectada a outras cidades da África do Sul, como Joanesburgo e Durban, através de voos domésticos frequentes. Isso facilita a criação de itinerários que incluam várias cidades sul-africanas em uma única viagem.

Onde ficar em Cape Town? 

Cape Town oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem, desde hotéis de luxo a pousadas aconchegantes. Abaixo, listamos algumas das opções favoritas da Terramundi na cidade.

Ellerman House – é um refúgio de luxo situado nas encostas da Table Mountain. O hotel boutique oferece vistas deslumbrantes do oceano e é conhecido por seu serviço impecável e instalações de primeira classe. Com apenas 13 quartos, o Ellerman House oferece uma experiência íntima e exclusiva para seus hóspedes. A propriedade também abriga uma impressionante coleção de arte sul-africana, tornando-a um destino ideal para amantes da arte.

Belmond Mount Nelson – também conhecido como “O Nellie”, é um dos hotéis mais icônicos de Cape Town. Localizado em um jardim exuberante no coração da cidade, este hotel de luxo é famoso por sua elegância e história. Com uma piscina em estilo resort e um spa de classe mundial, o Mount Nelson é um oásis de tranquilidade no centro da agitação da cidade. Os hóspedes podem desfrutar de chá da tarde tradicional no Lounge, uma experiência que se tornou lendária ao longo dos anos.

The Silo Hotel – localizado no histórico Silo District, o hotel é uma obra-prima de design contemporâneo. Ele oferece vistas panorâmicas da Table Mountain e do Porto de V&A Waterfront. Com sua arquitetura única e coleção de arte impressionante, o Silo Hotel é uma escolha excepcional para viajantes que buscam uma experiência de luxo verdadeiramente memorável. O hotel também abriga um restaurante premiado, o The Granary Café, onde os hóspedes podem desfrutar de pratos gourmet com ingredientes locais.

 

Onde comer em Cape Town?

A cena gastronômica de Cape Town evoluiu muito na última década. Hoje, os restaurantes da cidade oferecem experiências sensoriais que combinam influências culinárias de todo o mundo com ingredientes locais frescos. Abaixo, listamos algumas das opções favoritas da Terramundi na cidade.

O Test Kitchen – é um dos restaurantes mais renomados da África do Sul e tem recebido inúmeros prêmios. O chef Luke Dale-Roberts cria pratos inovadores que exploram os sabores e ingredientes sul-africanos de maneira única. Com sua atmosfera elegante e menu degustação emocionante, o Test Kitchen é uma experiência gastronômica verdadeiramente excepcional. A reserva antecipada é essencial, pois este restaurante é muito procurado.

The Pot Luck Club – localizado no icônico Silo Hotel (que já indicamos acima!), o The Pot Luck Club oferece uma experiência culinária inovadora. O menu é composto por pratos pequenos e compartilháveis, permitindo que os hóspedes experimentem uma variedade de sabores. Além disso, o ambiente moderno e as vistas deslumbrantes da cidade tornam este restaurante uma escolha popular entre os visitantes. O Pot Luck Club também é conhecido por sua seleção de coquetéis artesanais.

Gold Restaurant – para uma experiência autenticamente sul-africana, o Gold Restaurant é uma escolha excelente. Este restaurante oferece não apenas uma refeição deliciosa, mas também um espetáculo cultural que inclui música ao vivo e danças tradicionais. É uma maneira divertida e educativa de mergulhar na cultura local enquanto desfruta de pratos saborosos. Os visitantes também são incentivados a experimentar pratos tradicionais como bobotie e boerewors.

Para mais dicas de restaurantes em Cape Town, confira as sugestões dos criadores que viajaram com a Terramundi para lá durante o projeto Terramundi Creators.

 

O que fazer em Cape Town?

   – Cape Town é conhecida por sua cena musical diversificada. Explore a Long Street, onde você pode encontrar muitos bares e clubes que oferecem música ao vivo, de jazz a música africana contemporânea.

   – A Cidade do Cabo é famosa por suas praias deslumbrantes. Visite a Praia de Clifton para relaxar ao sol e fazer um piquenique.

   – Faça uma visita ao V&A Waterfront para fazer compras, jantar em restaurantes à beira-mar e aproveitar passeios de barco para ver a Ilha Robben, onde Nelson Mandela esteve preso.

   – Se você gosta de esportes aquáticos, pode experimentar surf, stand-up paddle ou até mesmo mergulho com tubarões em locais seguros.

   – A cultura sul-africana é rica e diversificada. Visite o Museu do Distrito Seis para aprender sobre a história do apartheid e as vozes dos que foram afetados por ele.

   – Assista a uma apresentação de dança tradicional africana ou música em um dos muitos locais culturais da cidade.

   – A culinária sul-africana é única. Experimente pratos locais, como o bobotie (um prato de carne moída com especiarias e ovo por cima), boerewors (salsicha sul-africana) e bredie (um guisado tradicional).

   – Visite o mercado de comida no Old Biscuit Mill, onde você pode saborear uma variedade de pratos gourmet e experimentar vinhos locais.

   – Faça um passeio pelas vinícolas da região de Stellenbosch ou Franschhoek, que são conhecidas por seus vinhos de alta qualidade.

Além dessas sugestões, Cape Town oferece uma série de atividades ao ar livre, como trilhas em Table Mountain, passeios de barco para ver baleias (na temporada) e visitas a reservas naturais para ver a vida selvagem africana.

 

Roteiros em Cape Town 

Cape Town é o ponto de partida perfeito para explorar a beleza natural e a vida selvagem da África do Sul. Por isso, selecionamos alguns roteiros que, na Terramundi, consideramos como viagens essenciais para quem quer conhecer o país e a região sem se deixar enganar pelo turismo de massa. 

 

  1. Cape Town e Safari em Madikwe 

Combine a experiência urbana de Cape Town com a emoção de um safári na Reserva de Caça Madikwe. Você poderá ver os Cinco Grandes (leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte) em seu habitat natural, além de explorar a cultura e a gastronomia de Cape Town. Este roteiro oferece uma visão completa da África do Sul, desde a agitação da cidade até a serenidade da savana. Veja o roteiro aqui.

 

  1. Cape Town e Safari na Rota Jardim

A Rota Jardim é uma das viagens de carro mais cênicas da África do Sul, e você pode começar em Cape Town. Explore praias deslumbrantes, florestas exuberantes e cidades encantadoras ao longo deste trajeto, e termine com um emocionante safari em uma reserva próxima. Este roteiro é perfeito para quem deseja experimentar a diversidade natural e cultural da África do Sul. Veja o roteiro aqui.

 

  1. Cape Town e Victoria Falls

Esta é uma jornada épica que combina a beleza de Cape Town com a grandiosidade das Cataratas Vitória, uma das maravilhas naturais do mundo. Você terá a oportunidade de explorar duas das principais atrações do continente africano em uma única viagem inesquecível. Comece com dias relaxantes em Cape Town, explorando suas praias e vinícolas, e depois embarque em uma emocionante aventura até as majestosas Cataratas Vitória.Veja o roteiro aqui.

 

  1. Cataratas, Safári e Cape Town

Este roteiro oferece uma combinação perfeita de aventura e relaxamento. Comece com uma visita às Cataratas Vitória, uma maravilha natural com uma aura de mistério e beleza. Em seguida, faça um emocionante safari em uma reserva próxima, onde você poderá se maravilhar com a vida selvagem africana. Finalmente, termine sua jornada em Cape Town, onde você pode desfrutar das praias, vinícolas e cultura vibrante da cidade. Este roteiro é ideal para quem deseja experimentar o melhor da África em uma única viagem.Veja o roteiro aqui.

 

Posts Relacionados